ALTERNATIVA

Onda Roxa começa a valer neste domingo, já com toque de recolher às 20h

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 06/03/2021 às 20:01Atualizado em 18/12/2022 às 12:39
Compartilhar

Com a rede hospitalar prestes a entrar em colapso, Uberaba vai enfrentar 15 dias de restrições rigorosas impostas pelo Governo do Estado, que enquadrou a região do Triângulo Sul na abominável onda roxa. O anúncio da medida foi feito neste sábado pela prefeita Elisa Araújo, quase ao mesmo tempo em que o governador Romeu Zema também falava a respeito através das suas redes sociais. A decisão vale a  partir das 6h deste domingo, não apenas para Uberaba, como para outros 26 municípios da macrorregião do Triângulo Sul, incluindo Araxá, Conceição das Alagoas, Campo Florido, Delta, Frutal, dentre outras.

POR QUE ROXA???

Em live com jornalistas na tarde deste sábado, a prefeita Elisa explicou que a adesão à fase roxa não é uma escolha do município, mas uma imposição do Estado. Visivelmente abatida e emocionada, ela lamentou que a cidade esteja nessa situação e desabafou: “este é o momento mais difícil que já vivi na administração pública. Essa decisão é avassaladora, principalmente para quem vem da iniciativa privada, como eu, e conhece a necessidade de trabalhar para ganhar o seu dinheiro.”  No entanto, a onda roxa não impõe um lockdown generalizado como se pensa. Vários setores poderão continuar funcionando, e outros poderão atender à clientela pelo delivery. É ruim? Sim, muito. Horrível. Mas temos de encarar e seguir adiante.

MAIS RESTRIÇÕES

A medida mais restritiva dessa onda roxa talvez seja o toque de recolher, que vai prevalecer entre as 20h até as 5h do dia seguinte. Isso significa que ninguém poderá sair à rua depois das 8h da noite, nem antes das 5 da madrugada. Até mesmo as entregas em domicílio estarão restritas a esse horário e limitadas até às 20h. O problema é que esta restrição específica gerou muita dúvida durante o sábado, sobretudo porque alimentação é considerada atividade essencial. Com isso, o toque de recolher das 20h vale para delivery de pizzas, lanches e similares? E o pessoal dos varejões, que tem de madrugar às 4h nas Ceasas para comprar frutas, verduras e legumes por bom preço? Como ficam as pessoas que trabalham em caixa de supermercado, que têm de esperar fechar o estabelecimento para ir pra casa? segundo a prefeita, delivery só até 20h e não tem conversa. Já os trabalhadores, se passarem um pouquinho (pouquinho não quer dizer uma hora, duas horas…) terão alguma tolerância no trajeto entre o emprego e a residência. Os demais terão de se adaptar ao toque de recolher. Exceções só para médicos, enfermeiros, bombeiros, PMs e afins, em serviço. 

NÚMEROS ASSUSTADORES

A gravidade da situação em Uberaba já não era novidade para ninguém. Por mais que as autoridades tentassem evitar essa medida extrema, o esgotamento dos leitos de enfermaria no Hospital Regional neste sábado foi determinante para a inserção do município na onda roxa. Paralelamente, nos últimos 7 dias Uberaba registrou 620 casos novos de Covid e 21 óbitos, o que dá média de 3 óbitos por dia. Hoje foram mais 102 casos novos confirmados e dois óbitos. Sem contar que dados levantados pelo Observatório Covid revelam alarmante crescimento de 140% no número de casos de infecção em crianças com idade entre 1 ano e 19 anos, em relação a janeiro. Isso mostra que o perfil dos infectados está mudando e atingindo um público mais jovem, e, portanto, que demanda mais tempo de internação hospitalar. Consequentemente, a rotatividade dos leitos hospitalares vem caindo dia a dia.

PROIBIÇÕES

Pelos próximos 15 dias estarão proibidos todos os eventos públicos e privados, assim como reuniões presenciais de qualquer natureza, inclusive as familiares, exceto se os parentes residirem na mesma casa. Essa restrição certamente terá impacto também na realização das sessões legislativas, que passariam para a noite na próxima semana.

SUSPENSÃO

Academias e escolas terão aulas presenciais suspensas pelos próximos 15 dias. Da mesma forma, os templos religiosos terão de aderir às celebrações online, podendo, entretanto, fazer atendimento individualizado. Mas cultos presenciais, a princípio, estão proibidos. Prefeita Elisa trabalha para reverter essa proibição junto ao Estado, embora seja bastante difícil. Afinal, as celebrações reúnem dezenas de pessoas, o que configura aglomeração.

PROIBIDOS

Dentre as atividades que não são consideradas essenciais estão também academias estéticas, transporte de passageiros por aplicativos, floriculturas, hotéis, motéis, cinemas, shoppings, feiras livres, serviços da cadeia do turismo, salões de cabeleireiros, barbearias, bibliotecas, museus, distribuidoras de bebidas, bares (exceto delivery),  boates, clubes sociais, decoração e design de interiores, etc. Já os velórios não foram enquadrados dentre as atividades proibidas, mas constam como não recomendados.

LEI SECA

Pelo menos por enquanto não há previsão para a Lei Seca em Uberaba. As bebidas continuarão sendo vendidas normalmente, sendo que a única restrição é o horário máximo para a comercializaçã 20h.

O QUE PODE FUNCIONAR?

Supermercados, varejões, açougues, padarias, farmácias, postos de combustíveis são algumas das atividades consideradas essenciais que poderão funcionar quase normalmente pelos próximos 15 dias. A única alteração será o horário de fechamento dos estabelecimentos, antecipado para 20h. Portanto, não há necessidade alguma de corrida aos supermercados para abastecimento de despensas. É até contraindicada essa correria por temor de lockdown e desabastecimento.

EXCEÇÕES DA ONDA ROXA

Serviços na área de saúde, inclusive para animais, estão liberados, obviamente seguindo as regras de segurança sanitária. Agências bancárias também poderão funcionar, assim como o transporte público e por aplicativo, táxis, postos de combustíveis, oficinas mecânicas, lavanderias, serviços de tecnologia da informação, imprensa e demais meios de comunicação, serviços de água e esgoto, serviços funerários e correios, além da construção civil. Todas essas atividades são enquadradas como essenciais.

IMPASSE

Vários supermercados não vão conseguir as portas neste domingo, embora possam fazê-lo até 20h. Ocorre que já estavam com tudo organizado para não funcionarem no domingo, em razão do decreto municipal, que agora cai por terra para prevalecer o estadual. Difícil organizar equipes de trabalho de última hora, já que o anúncio da onda roxa só foi feito por volta de 13h deste sábado. Em compensação, outros supermercados, como o Mart Minas (foto abaixo), ficaram superlotados, com filas enormes durante todo o dia, e gente se acotovelando o tempo todo. Pois é. Desse jeito nem onda roxa vai dar jeito nos uberabenses…

MINAS CONSCIENTE

Na entrevista online deste sábado, a prefeita Elisa admitiu que não restará alternativa a Uberaba senão aderir ao Minas Consciente, programa contra o qual seu antecessor lutou com unhas e dentes em 2020, por entender que as normas locais eram mais eficientes e adequadas à realidade do município.

DE OLHO NA ATA

Elisa também revelou sua intranquilidade com a burocracia do serviço público, retardando a compra de insumos para a saúde, especialmente os kit para testes rápidos. No entanto, ela poderá recorrer às atas de registro de preços existentes na PMU para agilizar a aquisição de medicamentos e outros itens urgentes neste momento. Por outro lado, entidades da sociedade civil organizada já estão se mobilizando para levantar recursos para a compra de mais kits de testes rápidos.

TRATAMENTO PRECOCE

Em live do deputado estadual Bruno Engler, a prefeita também informou que vai disponibilizar medicamentos para tratamento precoce para aqueles médicos e pacientes que os queiram. Esses medicamentos dividem opiniões. Há os que defendem radicalmente o seu uso, e há os que afirmam categoricamente que são inúteis. Mas, como diz Elisa, nesta guerra contra o coronavírus, vale tudo. Cada um que escolha as suas armas. Para quem não sabe, Bruno Engler é filiado ao Partido Renovador Trabalhista e coordenador das redes sociais do Movimento Direita Minas, dedicado à retomada cultural e à promoção dos valores conservadores em Minas Gerais.

QUESTÃO DE OPÇÃO

Em tempos de pandemia e onda roxa anunciada para toda a macrorregião do Triângulo Sul, incluindo Frutal, a secretária de Saúde daquele município foi alvo de críticas por ter postado vídeos em suas redes sociais, em que aparece como uma espécie de garota-propaganda de loja de grife em Uberaba, sua terra natal. Se não tivesse postado, sua presença não teria despertado tantos comentários negativos. As tais redes sociais são um veneno!

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por