ALTERNATIVA

Onda roxa no Estado não fecha barbearias, nem impõe Lei Seca em Uberaba

Barbearias e salões de cabeleireiros poderão continuar atendendo sua clientela, normalmente, apesar da onda roxa decretada em todo o Estado a partir desta quarta-feira

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 16/03/2021 às 17:51Atualizado em 18/12/2022 às 12:55
Compartilhar

Barbearias e salões de cabeleireiros poderão continuar atendendo sua clientela, normalmente, apesar da onda roxa decretada em todo o Estado a partir desta quarta-feira. Segundo a assessoria da prefeita Elisa Araújo, o Decreto 378 continua valendo e, portanto, é permitido que esses prestadores de serviço funcionem com agendamento de clientes, hora marcada, sendo um cliente por vez, e sem sala de espera (exceto para acompanhantes de menores de idade). Claro que seguir os protocolos de higiene é fundamental.

FAKE NEWS

Áudio que circulou nas redes sociais nesta terça-feira, “tocando o terror” nas pessoas sobre um novo decreto impondo a lei seca em Uberaba não passa de fake news. No áudio, a voz sugere aos ouvintes que corram para comprar e estocar cerveja, para enfrentar os próximos 15 dias. Eita povo sem serviço, credo!  A Prefeita Elisa não vai proibir a venda de bebidas alcoólicas, nem fechar supermercados ou distribuidoras de bebidas por 15 dias. 

LOTADO

Com pacientes internados em  todos os seus 40 leitos de UTI Covid, o Hospital Regional mais uma vez bateu a marca de 100% de ocupação nesta terça-feira. Na rede particular, a taxa ainda está alta, mas não esgotada. São 30 pacientes internados nas UTI, representando 88% de ocupação. No total, o quadro desta terça-feira revela 70 pacientes em UTI e outros 166 em enfermaria.

MAIS ÓBITOS

Uberaba registrou mais 6 óbitos hoje, elevando para 420 as vidas perdidas para a Covid. Chama a atenção no boletim epidemiológico divulgado agora há pouco o fato de foram 5 vítimas do sexo feminino e apenas 1 homem.  Todos eles estavam hospitalizados e tinham idades que variavam entre 59 e 90 anos. 

O número de infectados caiu um pouco em relação a ontem, mas ainda está alto. Foram confirmados 79 novos casos nas últimas 24 horas. 

EM ALTA

Segundo a matemática Michelli Maldonado, as projeções indicam que ainda perderemos muitas vidas para a Covid, nos próximos dias. Os números de novos contaminados também mostram tendência de alta, e nosso R da última semana estava em 1,17.

VACINA PARA SETENTÕES

Esta quarta-feira será dia de vacinação para idosos a partir de 79 anos. Finalmente Uberaba chegou à faixa dos setentões. Aleluia! 

AÇÃO DO BEM

Em vez de desestabilizar profissionais de saúde  que atuam nas UPAs, através de vídeos intimidatórios, o vereador Baltazar da Farmácia partiu para uma ação digna de elogios. Ele doou seu primeiro salário de vereador em insumos para o Hospital Hélio Angotti (foto acima). Quem sabe seus pares sigam seu exemplo, fazendo algo verdadeiramente útil para quem mais precisa de ajuda? E a saúde em Uberaba precisa muito de apoio, especialmente nesse momento de pandemia.

BELO  EXEMPLO

A propósito, é digna de aplausos a atitude dos vereadores de Frutal, que doaram R$ 518 mil do duodécimo da Câmara em 2021 para ajudar a colocar em funcionamento os leitos de UTI no Hospital Municipal Frei Gabriel. Com isso, os pacientes de Frutal e cidades vizinhas poderão ser tratados mais perto de casa, deixando de sobrecarregar a estrutura do Hospital Regional de Uberaba. Será que nossos vereadores terão a iniciativa de abrir mão de parte do duodécimo para ajudar o município a comprar capacetes Elmo para o Hospital Regional? Ou medicamentos para garantir tratamento digno aos pacientes de Covid? Que o belo exemplo de Frutal inspire os nossos legisladores.

DEUS AJUDA…

Dizem que “Deus ajuda quem cedo madruga”. Pois Deus precisará ajudar muito o governador Romeu Zema, que madrugou nesta terça-feira para detalhar à imprensa como vai funcionar a onda roxa em todo o Estado a partir desta quarta-feira. Zema lembrou que já não há mais leitos hospitalares para transferência de pacientes com Covid, ressaltando que neste um ano de pandemia Minas dobrou o número de vagas nos hospitais. Descartou montar novos hospitais de campanha, argumentando que essa medida não é razoável neste momento e se queixou da falta de profissionais para atuar na área de saúde pública. Por fim, Zema foi direto ao pont “Na minha opinião, quem não usa máscara é assassino, porque está colocando em risco a vida de outra pessoa”.

VACINA PARA TODOS

Durante a coletiva de imprensa, que começou às 7h30 desta terça-feira, o governador anunciou a negociação para a compra de 20 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. As tratativas estão sendo feitas com cinco diferentes laboratórios e, segundo ele, as doses serão suficientes para imunizar toda a população mineira maior de 15 anos.

POR VIA DAS DÚVIDAS...

Pelo sim, pelo não, prefeitos do Triângulo e Alto Paranaíba já articulam a formação de consórcio regional para a compra conjunta de vacinas contra Covid-19. Cerca de 30 prefeitos, dentre os quais a prefeita Elisa e o prefeito Baguá, de Sacramento, além de secretários municipais de Saúde, participaram da reunião virtual capitaneada pelo deputado estadual Heli Grilo com representante do laboratório TMT Global Pharma para tratar desse assunto. De acordo com o representante da empresa búlgara, André Luiz Oliveira, a TMT Global Pharma comprou cerca de 15 milhões de vacinas para realizar essa comercialização aos municípios interessados, a um preço unitário um pouco mais baixo do que o comprado pelo Ministério da Saúde. Mas o volume mínimo tem de corresponder a 100 mil doses.

OPORTUNIDADE RARA

O deputado Heli Grilo pondera que nenhuma empresa vai querer vender apenas 3 mil ou 5 mil unidades, para um ou para outro município. Por essa razão, ele defende a criação de um grupo para a aquisição em conjunto pelos municípios, e por menor preço. Pois é. para quem não tinha nada, nem acreditava na possibilidade de compra direta de vacinas, agora existe uma oportunidade concreta para os municípios adquirirem essas doses que são a única esperança de salvação da população.

ENQUANTO ISSO…

O Ministério da Saúde vai começar a vacinação contra a Influenza no dia 12 de abril, em todo o país. Vão coincidir as vacinas contra a gripe e contra Covid. Vai ser um Deus-nos-acuda!

TUDO IGUAL

Não haverá alteração em Uberaba, face à extensão da roxa para todo o Estado. Segundo informação da Secretaria de Comunicação da PMU, “as regras previstas no decreto 378 estão adequadas ao que prevê a Onda Roxa imposta pelo Estado. Por isso, o Governo Municipal entende que não há necessidade de mudanças. Caso o Estado venha a apresentar novas medidas dentro da Onda Roxa, o município irá se adequar”

POLÊMICA DOS TESTES

Chiadeira em torno da falta de testes para Covid-19 nos postinhos continua forte. Mas, a Diretora de Atenção à Saúde, Sandra Pimenta, explica que os testes são feitos após solicitação médica. Primeiro o paciente com síndrome gripal precisa passar pelo exame clínico feito pelo profissional da unidade. Dependendo do quadro clínico e período de sintomas, o médico já faz o diagnóstico e prescreve a medicação. Importante destacar que, conforme a diretora, há o planejamento para que ocorra uma descentralização dos testes entre as unidades, facilitando o acesso e liberando o fluxo do CeCovid, que é a unidade referência para Covid-19. No estoque da Secretaria de Saúde há mais 16 mil testes e esta semana devem chegar mais duas mil unidades de teste de antígeno, que oferece o resultado em 15 a 30 minutos, com material colhido via swab nasal.

PRA ONTEM

“Não podemos deixar que mais pessoas percam os seus empregos, diante do avanço da pandemia no país. O Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda possibilita a redução proporcional da jornada de trabalho e de salário, além da suspensão temporária do contrato, para evitar demissões. A Medida Provisória que instituiu o programa encerrou a sua vigência em 31 de dezembro, por isso é urgente a sua reedição”. Solicitação foi feita pelo deputado federal Franco Cartafina ao ministro Paulo Guedes, nesta terça-feira, atendendo aos apelos dos empresários mineiros que estão enfrentando lockdown da onda roxa.

PELA MÉDIA

Dos 16 leituristas da Codau, 10 pegaram Covid-19. Desse total, 7 enfrentaram a doença no mês passado, mas estão bem. Outros 3 estão afastados este mês. Com o desfalque na equipe, a Codau lançou as faturas deste mês pela média dos meses anteriores. No mês que vem será feito o acerto dos valores. Se a média tiver sido superior ao consumo do mês, a Codau fará o abatimento proporcional na próxima conta. Ou o inverso, se a média tiver ficado menor.

CANETA NA MÃO

De quinta-feira até domingo, a Guarda Municipal lavrou 76 autuações, sendo 46 delas por falta do uso de máscara. Além dessas, foram autuados 13 proprietários de imóveis onde se realizavam festas, com duas prisões registradas, uma delas por desacato. Na outra ocorrência no Bairro Tutunas, um cidadão bastante alterado chegou a jogar mesa e cadeira em cima dos guardas, que o recolheram ao xadrez para esfriar a cabeça. Segundo o comandante da GM, Marcelo Neves, ainda foram flagrados 4 estabelecimentos comerciais que funcionavam clandestinamente e dois cidadãos bebendo em via pública. Se não bastasse, um personal foi autuado por prática coletiva de atividades físicas.

FILA INDIANA

Por falar em atividade física, casais e amigos que costumam fazer caminhadas juntos, agora terão de tomar cuidado. A fiscalização estará de olho no distanciamento de 3 metros entre as pessoas. O ideal, segundo o comandante da Guarda Municipal, é caminhada em fila indiana (um atrás do outro), com distanciamento.

HAJA DENÚNCIA!

Das 2.327 denúncias registradas pelo 153 da Guarda Municipal, de janeiro até esta terça-feira, 1.628 foram atendidas. A maioria das denúncias acontece entre as 18h de sexta-feira e as 21h de domingo. Aliás, é nesse período que a central telefônica da Guarda fica congestionada. O comandante Neves espera que em breve esse problema seja solucionado, uma vez que a Codiub já está desenvolvendo sistema para dar mais agilidade e eficiência aos atendimentos e evitar a sobrecarga. Oremos!

SEM PRIVILÉGIO

Caiu do cavalo o cidadão abordado pela GM às 4h porque promovia festa barulhenta com amigos e tentou dar carteirada, dizendo que nada iria acontecer com ele porque o pai é segurança da prefeita. Foi multado por descumprimento das normas sanitárias e vai ter de desembolsar R$ 586. Foi o que garantiu o comandante da GM. Certíssimo!

LOCKDOWN DE VERDADE

Enquanto em Minas o lockdown é mais brando, na vizinha Ribeirão Preto o prefeito Duarte Nogueira radicalizou. Decretou o fechamento de atividades essenciais e a restrição na circulação de pessoas na cidade por ao menos cinco dias, a partir desta quarta-feira. As medidas visam conter o avanço da pandemia da Covid-19 e uma situação classificada como de pré-colapso no sistema de saúde. Até os supermercados, padarias e oficinas mecânicas foram atingidos e somente poderão operar por delivery.

FIQUE EM CASA

Em São José do Rio Preto (SP) a situação é pior. Além de fechar supermercados, mercearias, padarias e tudo mais, o prefeito suspendeu a circulação de ônibus na cidade, a partir desta quarta-feira até domingo. Deus permita que essas medidas não cheguem aqui...

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por