ALTERNATIVA

Onde vai parar a irresponsabilidade de quem provoca queimadas?

Lídia Prata
Publicado em 23/08/2024 às 20:48Atualizado em 30/08/2024 às 20:19
Compartilhar

Interina: Adriana Afonso

A fumaça tomou conta do céu nessa sexta-feira. E pra cada canto da cidade, havia um foco de queimada. Foram pelo menos oito as ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros. Em entrevista à Rádio JM, o Cel. Anderson Passos foi categórico ao dizer que as queimadas são quase que 100% “provocadas por ação humana”. E não dá para entender o que uma pessoa como essa tem na cabeça. Afinal de contas, não há uma vantagem sequer em atear fogo em vegetação.

EVACUAÇÃO POR SEGURANÇA
Numa dessas ocorrências, foi preciso evacuar todos os funcionários da unidade da Mosaic Fertilizantes, no DI-3, tamanha a proporção das chamas. O incêndio em questão teria começado em área fora da empresa, mas a proporção das chamas, levou a empresa a retirar todos que estavam na unidade para um local seguro. O Corpo de Bombeiros esteve no local para atuar juntamente com a Brigada de Incêndio da companhia, no controle do fogo.

INACREDITÁVEL E INADMISSÍVEL
Quem é mãe sabe que quando a gente recebe ligação da escola dos nossos filhos, dá aquele frio na barriga e milhões de coisas passam pela cabeça numa fração de segundos. Mas, com certeza, nada parecido ao registrado em Uberaba, numa das unidades escolares do município, nesta sexta-feira. Uma mãe teria sido chamada na escola porque a criança teria machucado a mão, mas ao chegar no local, ela teria recebido parte do dedo do filho dentro de um copo plástico com gelo.

E SÓ PIORA
A criança teria ficado ferida depois que outro aluno teria batido a porta no dedo dela. Mas, todo mundo se pergunta: por que não foi chamada uma ambulância, o Samu? Por que esperar a mãe chegar para levar essa criança para um atendimento, diante da gravidade dessa situação? Será que ninguém percebeu a gravidade do caso?

SEMED LAMENTA
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) lamentou o ocorrido e informou que, tão logo tomou conhecimento do incidente ocorrido, adotou medidas imediatas para garantir o bem-estar da criança envolvida e de toda a família, incluindo acompanhamento psicológico e social. Só que já era tarde. A criança foi atendida no Hospital Regional e depois encaminhada ao Hospital de Clínicas mas, infelizmente, perdeu parte do dedo.

QUE PROTOCOLO É ESSE?
Ainda de acordo com a nota da Semed, com o objetivo de esclarecer os fatos e garantir que medidas efetivas sejam adotadas, a secretaria iniciou apuração do caso com todos os envolvidos no incidente. Paralelamente, monitora as ações e acompanha diretamente a unidade escolar, com as equipes do Departamento de Educação Infantil e da Seção de Assistência ao Educando. E termina informando ainda que todas as unidades escolares do município têm um protocolo a seguir para casos como esse. Mas, que protocolo é esse que deixa uma criança sangrando a espera da mãe e um pedaço do dedo decepado dentro de um copo ao invés de ela ser levada, com a urgência que o caso requeria, para um pronto atendimento?

CAPINA SEM MATO
Novamente flagrei equipe da limpeza urbana com máquina em punho retirando mato de calçada que não tinha mato. Foi na Rua Marquês do Paraná. Ao menos seis funcionários estavam no local. Onde está a lógica disso?

AGORA É PRA VALER
O clima de campanha política agora invadiu Uberaba de verdade. Comitês coloridos sendo inaugurados, bandeiras tremulando nos principais cruzamentos, veículos adesivados e muita sola de sapato sendo gasta. Há pouco mais de 40 dias para as eleições, haja fôlego para estar no máximo de lugares e para “encantar” o máximo de pessoas possível.

NOS BASTIDORES
Mas a boa política é feita nos bastidores, como muitos sabem. E aí, cada campanha se articula para tentar, além de ser mais notada, “embaçar” o concorrente. Fechando a semana, tentativa de barrar pesquisa eleitoral não teve desfecho esperado para quem entrou com o pedido na justiça eleitoral.

É PRECISO LER AS ENTRELINHAS
Em entrevista ao JM News 1ª edição, o economista Marco Antônio Nogueira fez uma ótima análise do Ranking de Competitividade dos Municípios divulgado nessa semana. E deixou muito explícito o fato de que não basta apenas analisar a queda acentuada verificada por Uberaba neste levantamento. É preciso aprofundar a análise e extrair, nas entrelinhas, onde não estamos bem.

5ª RPM SOB NOVO COMANDO
O Cel Ralfe Veiga de Oliveira deixa o comando da 5ª Região de Policia Militar, em Uberaba e vai para a capital, onde assume a Diretoria de Operações (DOP). Por aqui, quem passa a comandar os 30 municípios da 5ª RPM, o Cel Rodrigo Wolf Luz, que comandava o 53º Batalhão de Araguari.

FEMEU
Boa pedida para este sábado, é acompanhar a grande final do Festival de Música Espírita de Uberaba. Será a partir das 19h, no anfiteatro Turmalina da UFTM, no prédio da reitoria, com entrada franca. Serão apresentadas 15 músicas espíritas selecionadas dos estados de MG, SP, RJ, DF e ES. E ainda haverá a apresentação de Carolina Medeiros, da Paraíba, com o show “Cantos do meu sertão”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por