Novo desdobramento da Operação Brahman roubou as atenções nesta quinta-feira, com a revelação de que pelo menos três servidores da Vigilância Sanitária podem estar envolvidos no esquema de furto de gado, abate clandestino de animais, receptação e venda ilegal de carne bovina. Os servidores supostamente envolvidos no esquema não foram presos, mas estão afastados de suas funções por 30 dias. Na manhã desta quinta-feira, a Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão de documentos e aparelhos de telefone celular dos servidores. Segundo o delegado Felipe Colombari, eles são suspeitos de vazamento de informações sobre fiscalização nos estabelecimentos que estariam comprando e vendendo a carne produto de furto e abate clandestino.
TEMPO QUENTE
Pela manhã, o tempo esquentou na Secretaria municipal de Saúde, onde estavam lotados os três servidores suspeitos de envolvimento com a quadrilha. Segundo consta, são servidores de carreira, concursados portanto. Nenhum deles exercia cargo de chefia. Mas, de acordo com informações de bastidores, há uma grande preocupação do governo municipal com a possibilidade de haver mais envolvidos neste esquema, porque poderá comprometer o trabalho da Vigilância. E o Delegado Felipe Colombari não descarta essa hipótese. Isso significa que muita água ainda poderá rolar debaixo dessa ponte!
SINAIS DE RIQUEZA
Em outros tempos, a Saúde chegou a ser alvo de muita desconfiança, diante dos sinais exteriores de riqueza de alguns servidores. Não raro, passeavam pela cidade a bordo de carrões importados, ostentando joias e relógios caros, itens incompatíveis com os salários que percebiam. No entanto, nenhum dos suspeitos foi investigado na época, quer pelo Ministério Público, quer pela Polícia, ou mesmo no âmbito interno da administração municipal.
SOB SIGILO
Embora as investigações da Operação Brahman estejam cercadas de sigilo (para não atrapalhar o andamento dos trabalhos), já se sabe, por exemplo, que dois comerciantes estão identificados pela Polícia Civil como mandantes dos crimes, sendo que um deles está preso. Tem mais: dos 14 estabelecimentos fiscalizados neste ano na operação conjunta da Polícia Civil, Receita Estadual, Vigilância Sanitária e Ministério Público, apenas 1 estava com toda a documentação em dia e a carne tinha procedência coberta por Nota fiscal. Os outros 13 comercializavam carne sem origem legal. Pois é. A carne que consumimos pode estar nessa “roubada”.
DIA DE FESTA
Acredite, se quiser: os uniformes dos alunos da rede municipal começaram a chegar em Uberaba. Aleluia!!! Do total de 98.400 peças, foram entregues 41.640 peças, entre camisetas, shorts saia, bermudas femininas e masculinas. O restante da encomenda está prevista para chegar até o dia 29, sexta-feira que vem.
APOIO NECESSÁRIO
CDL está preparando um software para ajudar os lojistas a aderir ao e-commerce. Revelação é do presidente Fernando Xavier. Na avaliação do líder classista, a tendência é conciliar as vendas presenciais com o e-commerce, mas muitos lojistas ainda não estão preparados para esse processo híbrido.
PARA IDOSOS
Preparar a cidade para uma população que está envelhecendo. Essa preocupação vem consumindo horas de trabalho das equipes da Secretaria municipal de Planejamento, segundo a titular Isabela Nascimento. Calçadas largas, boa iluminação, segurança estão no foco dos projetos de revitalização de áreas centrais e praças nos bairros também. Por outro lado, com o encarecimento dos combustíveis, a seplan já estuda a possibilidade de instalar parkletes adaptados com bicicletários e estacionamentos para patinetes.
SEBO NAS CANELAS
Projeto do novo Plano Diretor deve estar concluído dentro de 8 meses a um ano, se for seguido o cronograma estabelecido pela Seplan. No entanto, o empresário Pedro Humberto Carneiro alerta para a necessidade de abreviar esse prazo. Se o projeto de reforma do Plano Diretor for deixado para discussão e votação na Câmara somente no último ano do governo Elisa, vai correr o risco de ficar engavetado à espera do próximo governo. E mais: se a oposição vencer as eleições de 2024, pode querer fazer um Plano Diretor novo e começar tudo do zero…
CAMINHO ECOLÓGICO
Há um projeto na Prefeitura para aproveitamento do caminho até o Rio Grande, pela Avenida Filomena Cartafina, criando ali um complexo turístico diferenciado. Os detalhes ainda não foram revelados.
JUBILEU DE OURO
Marcou, chegou! Pois é verdade. Faltam poucas horas para a grande comemoração do Jubileu de Ouro do Jornal da Manhã. Será neste sábado, a partir das 20h30min, no Centro de Eventos da ABCZ. Às 21h, pontualmente, terá início a solenidade de premiação aos homenageados com o Troféu Edson Prata, seguindo show com Latino e, por último, a Banda Conexão Brasil com seu repertório de Disco Music dançante. participação especial do DJ J.Edu, com sua playlist sensacional, que sempre agrada a todos. Esperamos vocês lá para o brinde aos 50 anos do JM!