Foto/Leitor
Mais duas árvores frondosas e absolutamente saudáveis foram impiedosamente derrubadas no sábado, na rua Barão da Ponte Alta, em frente ao número 713. E assim nosso verde vai desaparecendo de cena, sem que nenhuma autoridade tome qualquer providência para impedir novas supressões desnecessárias. Francamente! Além do mandante, deveriam ser punidos também os executores do crime (dono do caminhão e aqueles que passaram a motosserra nas árvores)
Cara nova
Mudar o visual da cidade vai ser prioridade da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos. Além da já anunciada operação “sujeira zero” que será desencadeada para limpeza de áreas públicas e cerca de 60 terrenos particulares “abandonados” pelos proprietários, o secretário Toninho Oliveira deve intensificar as operações tapa-buracos logo após a Semana Santa. Segundo ele, todos os bairros da cidade serão contemplados com esses dois serviços, de limpeza e tapa-buracos. Aleluia!
Recuperação total
Essa operação tapa-buracos anunciada pelo secretário Toninho Oliveira vai anteceder o programa de recuperação de vias urbanas, que nada mais é que o recapeamento. Ele promete cuidar para desta vez as bocas de lobo e as tampas de bueiro não fiquem mais desniveladas com a pista de rolamento.
Nova dinâmica
Para agilizar esses serviços e aproveitar o período de estiagem, a Prefeitura dividiu a cidade em cinco regiões para o planejamento estratégico das ações. Com isso, vai licitar cada lote individualmente. Segundo o secretário Toninho Oliveira, as empresas poderão participar das cinco licitações, mas só poderão ganhar dois lotes, no máximo, para não emperrar o cronograma dos trabalhos. Ele acredita que até no final de maio as empresas já estejam contratadas e prontas para iniciar os serviços. Oremos!
Belezura, já!
Muitos poderão achar bobagem, mas seria conveniente aproveitar essas iniciativas visando mudar a cara da cidade e cuidar também do embelezamento do nosso centro urbano, que continua horroroso, sujo, desleixado. Não pode! Embora o prefeito tenha prometido pelo menos o plantio de árvores nas avenidas centrais, até agora não se viu movimentação alguma nesse sentido.
Por que não?
Horário de funcionamento dos ecopontos pode ser estendido até as 18h de sábado, e aos domingos, até o meio-dia. É o que está propondo o vereador Rubério Santos, defendendo que muita gente só tem tempo no fim de semana para realizar limpeza em casa.
Politicagem?
Diante da proposta de emenda parlamentar para alterar dos 8,8% de reajuste salarial proposto pelo Executivo para os servidores, o procurador-geral do Município, Paulo Salge, entende que a medida implica em aumento de despesa para o Município e, especialmente sem a previsão da respectiva fonte de custeio, padece de constitucionalidade formal. Segundo Salge, essa emenda também implica uma interferência indevida do Legislativo na administração das contas municipais, que são privativas do Executivo por força de lei.
Cada um na sua
“Não ignoramos que o Poder Legislativo pode apresentar emendas, mas desde que não impliquem aumento de despesas, nem destoem do contexto do projeto de lei, pois, caso contrário, estar-se-ia ferindo de morte a autonomia e independência dos Poderes, nas matérias de sua exclusiva competência constitucional”, destaca o procurador-geral, afirmando ainda, “que essa situação de inconstitucionalidade já é pacificada no Tribunal da Justiça de Minas Gerais, e no próprio Supremo Tribunal Federal, e de que eventual alteração de percentual poderá ocasionar prejuízo irreparável para o trabalhador, pois, em tais condições, nem mesmo o percentual de 8.8% proposto adequadamente pela Administração poderia ser contemplado, por perda de objeto”.
Remanejamento
Não foram nomeações de novos comissionados. Apenas remanejamento dentro da estrutura da fundação. Foi o que garantiu o presidente da Funel, Luiz Alberto Medina, a propósito das nomeações publicadas no Porta-Voz na semana passada.
Privilégio
Semana Santa começará mais cedo para o Judiciário brasileiro. A partir de amanhã estarão fechados os fóruns estaduais e federais, incluindo Justiça do Trabalho.
Uberaba em todas!
Ficou sensacional a reportagem do jornalista José Hamilton Ribeiro sobre o projeto Produtor de Águas, do empreendedor Marco Túlio Paolinelli, levada ao ar domingo, no programa Globo Rural, da TV Globo. Além de mostrar o trabalho valoroso e inovador de Paolinelli, a reportagem colocou Uberaba na ordem do dia em nível nacional. Bom demais, sob todos os aspectos.