ALTERNATIVA

Oposição na Câmara já tem 15 vereadores

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 12/11/2024 às 21:33Atualizado em 13/11/2024 às 21:53
Compartilhar


Faltando pouco mais de um mês para a eleição que definirá o comando da Câmara na próxima legislatura, o grupo de oposição à atual gestão já está formado. Tendo como candidato a presidente o vereador Ismar Marão (PSD), o grupo posou para foto nesta terça-feira, oficializando a posição assumida. A simples disposição para o registro fotográfico mostra, por si só, que os apoiadores da candidatura de Ismar estão decididos e unidos. E mais: ainda que venham a mudar de lado daqui pra frente, terão de enfrentar a opinião pública ao serem acusados de “traidores” ou “maria vai com as outras”, o que não é bom para a biografia de político algum. Confira a foto abaixo, e reconheça ali os vereadores China, Rochelle, Lu Faquineli, Denise Max sentados ao lado de Ismar. Em pé, atrás, estão Mariscal, Ripposati, Anderson 2 Irmãos, Cleber Junior, Caio Godoi, Túlio Micheli, Almir Silva, Luiz da Farmácia e Diego Rodrigues.

(Foto/Divulgação)

  
CADÊ ELE?
De acordo com fonte da coluna, o vereador Marcos Jammal está fechado com Ismar. Só não participou da foto por estar viajando.

 
SITUAÇÃO
Dos 21 vereadores que vão compor a próxima legislatura, 15 externaram apoio abertamente à candidatura de Ismar. Com isso, restam apenas cinco ao lado do atual presidente Fernando Mendes, candidato à reeleição: Cabo Diego (que até tentou um acordo entre os dois presidenciáveis, sem sucesso), Baltazar da Farmácia, Varciel e Samuel Pereira. Já a novata Ellen Miziara ainda não externou seu voto. Mas a essa altura da disputa, o voto da vereadora eleita não será decisivo, nem para um lado, nem para outro.
 
TCHAUZINHO!!!
A propósito, no grupo da “situação”, é dada como certa a mudança de lado por um dos apoiadores de Fernando Mendes, a qualquer momento. Nos bastidores comenta-se que o desistente não resistirá à pressão do seu partido. Uma coisa é certa: quem foi na frente certamente bebeu água mais limpa. Se é que você me entende...
 
COMPROMISSO
Prefeita Elisa Araújo só retomará o expediente na Prefeitura de Uberaba na semana que vem. Em viagem com a família desde quarta-feira passada, a prefeita irá primeiro a Belo Horizonte, para se reunir com o vice-governador Mateus Simões. Na pauta do encontro marcado para esta quinta-feira estará o decreto de emergência por causa das chuvas.
 
VENHA, MATEUS!
Acompanhada pelo Promotor de Justiça José Carlos Fernandes, a prefeita  vai aproveitar o encontro com Mateus Simões para entregar convite ao vice-governador para o evento de combate à corrupção, que será realizado em Uberaba, dia 09 de dezembro.
 
PASSO A PASSO       
Diagnóstico apresentado pela consultoria PlanMob para a Prefeitura de Uberaba sobre o quadro da mobilidade urbana na cidade apontou uma série de questões a serem discutidas e atacadas. Segundo a gestora do plano de mobilidade urbana, Ana Luiza Bilharinho, o próximo passo será escrever o conjunto de diretrizes e discuti-las na próxima audiência pública, que deverá ser marcada para final de janeiro. Só depois de vencida essa próxima etapa é que o município irá formatar o projeto de lei com as diretrizes definidas em acordo com a comunidade.
 
NOTA 10!
Em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta terça-feira, Ana Luiza Bilharinho ressaltou que a pesquisa de satisfação junto aos uberabenses mostrou avaliação positiva do sistema BRT. Segundo ela, o município buscará meios de incentivar o uso do transporte público, tornando-o mais abrangente.
 
FAZER O QUÊ?
Dentre os problemas detectados pela PlanMob chamam a atenção dois pontos: o que fazer com a rotatória em frente à ABCZ e qual a melhor solução para a acessibilidade nas principais vias de acesso das rodovias à cidade. No primeiro caso, Ana Luiza acredita que a opção poderá recair sobre a instalação de semáforos e ressalta que custaria muito caro a construção de um viaduto no local, nos moldes defendidos por Tony Carlos durante a campanha eleitoral. E talvez esse viaduto nem resolvesse o problema do trânsito naquele local.
 
VAI OU VEM
Já em relação às entradas da cidade, Ana Luiza Bilharinho não descarta  estudar a proposta de introdução de mão única nas avenidas Tonico dos Santos e Marcus Cherém, por exemplo. No governo passado a Prefeitura chegou a ventilar essa possibilidade, mas desistiu diante da resistência dos comerciantes instalados nessas vias. Ana Luiza, no entanto, ressalta que não há  nada decidido sobre essa questão e muitos estudos ainda terão de ser feitos para determinar se a mudança será viável ou não. Uma coisa é certa: o tráfego de veículos nessas vias, em especial a Tonico dos Santos e Marcus Cherém, desafia uma providência séria por parte do Poder Público.
 
QUE EXAGERO!
Como era previsto, a consultoria encarregada do diagnóstico do plano de mobilidade urbana considerou exagerada a quantidade de lombadas físicas nas ruas da cidade. Obviamente que apontou o problema e apresentou sugestões, incluindo a substituição das “tartarugas” por lobadas eletrônicas, dentre outras medidas capazes de disciplinar a velocidade no trânsito urbano. Como disse Ana Luiza, os vereadores vão ter de entender que “tartaruga” não é a única solução para atender pedido de seus eleitores...
 
NOVOS TRAJETOS
Tanto na cidade, quanto no futuro complexo turístico do Rio Grande as pessoas vão precisar aprender a usar rotas alternativas. É bem verdade que a Prefeitura terá de abrir alguns acessos, como no caso dos ranchos da região da Serraria. Ana Luiza contou que essas opções já estão em estudo. Aliás, nesta quarta-feira tem audiência pública para discutir a proposta de flexibilização da lei de uso e ocupação do solo na região do Rio Grande, para tornar aquela área mais atraente aos olhos dos investidores. A proposta terá uma pegada mais ecológica, segundo Ana Luiza.
 
TELE ATENDIMENTO
Das 35 unidades do setor sucroenergético existentes em Minas Gerais, 21 ganharão estações de telesaúde, graças a uma parceria firmada pelo a Siamig e o Hospital Hélio Angotti, arquitetada pelo ex-deputado Narcio Rodrigues. A implementação do serviço, segundo Nárcio, contará com recursos da ordem de R$ 6 milhões, provenientes de emenda parlamentar do deputado Zé Vitor.
 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por