ALTERNATIVA

Opus aponta Franco Cartafina em 1º lugar para deputado federal

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 26/12/2025 às 19:22Atualizado em 27/12/2025 às 21:31
Compartilhar

FRANCO NA FRENTE
Franco Cartafina é o 1º colocado na pesquisa de intenção de votos realizada pela Opus, que acaba de sair do forno e o Jornal da Manhã publica com exclusividade nesta edição. Franco aparece com 20% das intenções de voto para deputado federal, o que corresponde ao mesmo número de votos que ele obteve em 2022, nas urnas de Uberaba. Isso significa que Franco manteve seu eleitorado fiel, mesmo não tendo sido reeleito para exercer mais um mandato parlamentar nos últimos quatro anos. Além disso, saindo na frente, Franco tem grandes chances de trabalhar o aumento da sua votação, principalmente considerando que há um clamor popular pela eleição de candidatos de Uberaba.

BOM COMEÇO
Apesar da indefinição das candidaturas até agora, o nome de Franco Cartafina está sedimentado na memória dos eleitores de Uberaba. Isso é fato. Tanto assim que ele lidera o ranking da Opus Consultoria & Pesquisa tanto na modalidade estimulada (em que o entrevistador apresenta um disco com nomes ao entrevistado), quanto na espontânea (em que o entrevistado fala o nome que bem entender). Esse quadro, por si só, mas igualmente somado ao trabalho regional que Franco vem fazendo, mostra a viabilidade eleitoral dele. 

COLADINHO
Ainda na pesquisa estimulada feita pela Opus, o nome de Anderson Adauto aparece em segundo lugar, com 19% das citações, coladinho em Nikolas Ferreira, do PL, que nem sabe onde Uberaba fica, mas sempre tem uma votação arrebatadora na cidade.

TONY CONSOLIDADO
A pesquisa Opus mostra que Tony Carlos está disparado na liderança da pesquisa de intenção de votos para deputado estadual. Se a eleição fosse hoje, Tony estaria eleito apenas com os votos de Uberaba. Mas é bom ressaltar que daqui até a eleição ainda tem muito “chão” pela frente. Outras candidaturas irão se apresentar para disputar os votos dos eleitores uberabenses e também na região. Portanto, não é hora de “salto alto”, muito menos de contaminação pelo “já ganhou”.

CAUTELA
A pesquisa Opus precisa ser lida com cautela, como o próprio instituto acentua. “Os nomes apresentados são uma simplificação da disputa, não contemplando os candidatos”. Aliás, nem seria possível colocar todos os nomes porque ainda não há candidaturas definidas. Mas os principais cogitados estão nesse “teste” de conhecimento pelo eleitor, no quadro que reflete o momento atual.

DEMORA
“Já estamos atrasados”. Avaliação é do publicitário José Maria Barra Filho, homem de marketing com experiência consolidada em eleições. Ele avalia que as lideranças da cidade não podem esperar mais para definir os candidatos que irão abraçar para o pleito de 2026, sob pena de Uberaba continuar sem deputado para chamar de seu. Pois é...

HORA DE DEFINIÇÃO
Na avaliação de Barrinha, o grupo da prefeita Elisa precisa definir logo quais serão seus candidatos, tanto a federal quanto estadual. Se bem que o nome de Ismar Marão já está colocado como candidato a estadual pelo PSD. Mas a indefinição do apoio para federal pode custar caro ao governo. O raciocínio é o seguinte: se Elisa optar por um nome novo, correrá o risco do insucesso do seu (ou sua) apoiado (a) nas urnas. Se Franco Cartafina e Anderson Adauto se elegerem, por exemplo, Elisa vai passar seus últimos dois anos de mandato tendo de trabalhar com deputados federais de “oposição” ao governo. Sem contar a provável eleição de Tony Carlos para deputado estadual. Pois é. Não é uma situação fácil. Pelo contrário: a prefeita vai precisar de muita sabedoria para fazer suas escolhas.

PULVERIZAÇÃO PERIGOSA
Endossando a opinião do ex-ministro Marcos Montes, Barrinha condena a pulverização do apoio da prefeita Elisa. Segundo ele, se Elisa apoiar mais de um candidato a estadual e a federal poderá causar a dispersão dos votos do eleitorado. “Uberaba tem condição de eleger mais de um deputado estadual e um federal? Tem. Mas a situação poderá conseguir eleger um federal e um estadual. E a oposição poderá emplacar um estadual e um federal. A situação não vai conseguir eleger dois para federal e dois para estadual. Esse apoio a mais de um candidato é o caminho para a derrota”.

PERFIL
Em entrevista ao Pingo do Jota desta sexta-feira, Barrinha analisou as composições políticas que vêm sendo desenhadas em Uberaba com vistas às eleições de 2026, algumas das quais com mudanças de posicionamento político. Para ele, se não for uma mudança muito radical, é possível trabalhar a composição com sucesso, embora seja delicada essa situação. No caso específico de Uberaba, em que há uma especulação em torno de apoio de Elisa a uma provável candidatura da vereadora Rochelle, por exemplo, ele analisa da seguinte forma: “Dos postulantes à vaga de deputado com apoio de Elisa você tem Caio e Franco, Marão e Rochelle, Cabo Diego e Ellen. Lá atrás, Cabo Diego foi veemente opositor da prefeita no início do mandato dele como vereador e hoje é o líder do governo na Câmara. Essa mudança de posição não é incomum. O próprio Celso Neto tinha uma postura muito rígida no início do mandato parlamentar e depois mudou de opinião e hoje faz parte do governo. Tem posicionamentos de Caio, Rochelle, Ellen que podem estar guardados para uso durante a campanha, porque mudaram de lado. Não estou demonizando a prefeita, pelo contrário. Está no direito dela e é legítimo dialogar.”

PODE DAR MATCH?
Nesse mesmo sentido, Barrinha avalia que não seria impensável um trabalho de reaproximação entre Franco e Elisa, porque os dois têm um alinhamento ideológico e eleitoral. “Pode soar estranho porque os dois estiveram em lados opostos na eleição de 2024. Franco foi um cara combativo. Mas ficou claro que não deu liga a dobradinha entre ele e Tony.” 

PRA FRENTE
Diante de tantos nomes colocados a deputado, a prefeita ainda tem de pensar na sua sucessão. “Como prefeita e líder que ela é, a prefeita tem o poder de colocar todo mundo sentado à mesa e abrir o jogo, deixando claro que só dois poderão ir para o embate agora.  A quem não for para a disputa em 2026 ela pode assegurar um espaço na majoritária daqui a dois anos. Elisa tem essa possibilidade de negociar espaço e protagonismo para que alguns abrirem mão agora, visando a eleição de deputado, mas assumindo o compromisso para 2028” – arrematou Barrinha.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por