ALTERNATIVA

Paciente apresenta sintomas de gripe suína

O caso suspeito aparece num momento em que o tempo (Leia mais...)

Lídia Prata
Publicado em 19/03/2014 às 11:45Atualizado em 19/12/2022 às 08:34
Compartilhar

Caso suspeito de gripe suína em Uberaba

Um paciente internado no Hospital São Marcos apresenta sintomas muito parecidos com os da “gripe suína”. O caso suspeito aparece num momento em que o tempo nem mudou e serve de alerta à população. No entanto, o secretário Fahim Sawan garante que não há motivo para pânico, pois ainda não houve confirmação da gripe H1N1. Ele considera que essas suspeitas são até certo ponto corriqueiras e como prevenção os pacientes são tratados com Tamiflu, o que também descartaria eventual epidemia na cidade. Vale lembrar que a vacinação contra a Influenza só vai começar no dia 14 de abril na rede pública.

Números da dengue

Se por um lado o risco de epidemia de dengue em Uberaba ainda não pode ser descartado, por outro lado não procede a boataria de que os hospitais da cidade estão lotados de pacientes com essa doença. “Existem notificações de suspeita de dengue nos hospitais. Uma notificação não significa necessariamente que a pessoa tem dengue, e sim que ela tem algum sintoma que possa dar um diagnóstico prévio de dengue”, explica o secretário Fahim Sawan. Números oficiais da Secretaria Municipal da Saúde revelam apenas 27 casos confirmados este ano, contra 1.355 no mesmo período do ano passado. Também não há registro de morte por dengue hemorrágica, ao contrário do ocorrido em 2013, com registro de oito óbitos em Uberaba. Mas todo cuidado é pouco. A dengue não está sob controle nem aqui, nem em lugar nenhum do país. Se estivesse, os novos casos não estariam pipocando a todo instante.

 

Redução na “tribo”

Embora o ritmo do prefeito Paulo Piau seja o da prudência, engana-se quem pensa que ele desistiu de promover uma reforma administrativa profunda no seu governo. Aliás, um dos pontos já definidos pelo prefeito refere-se à extinção de uma série de cargos de confiança. Ocorre que diagnóstico apresentado pela Fundação Getulio Vargas apontou que a Prefeitura de Uberaba tem “caciques” demais.

Limpando gavetas

Ainda não se sabe quando terá início a fase do “limpa gaveta” nas secretarias municipais. Mas é bom que os “subs” também se preparem, porque vão entrar nessa “faxina”.

 

Limpeza

Um dos prováveis critérios que Piau usará para colocar a guilhotina em funcionamento é a existência de “fortes denúncias” ou “fundadas suspeitas” contra ocupantes de cargos de confiança. Aí nem precisa ser problema grave relacionado ao exercício do cargo público. A vida privada também vai pesar nas decisões.

 

Deu bolo

Julio Abdalla “Gabarito” faltou à coletiva na Aciu marcada justamente para apresentá-lo à imprensa, na tarde passada. Apesar da ausência constrangedora, o presidente Manoel Rodrigues Neto não perdeu o rebolado e explicou que a parceria com o Gabarito vai dar ânimo novo à Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro, conforme antecipou o Jornal da Manhã nesta terça-feira. A escola vinha acumulando déficit quase a ponto de inviabilizar suas atividades. Com a chegada do novo parceiro, a Aciu espera equilibrar as contas.

Novo foco

Com o Gabarito assumindo a gestão da FCETM, a Aciu poderá alçar novos voos na área de ensino, incluindo a oferta de cursos técnicos. Pode aproveitar esse filão do gasoduto e fábrica de amônia para preparar mão de obra para os novos empreendimentos, suprindo, assim, a demanda do mercado. É uma opção.

Mudar pra quê? Nem o governo municipal chama o BRT de “Vetor”, conforme nomenclatura oficial adotada recentemente em Uberaba. Releases distribuídos segunda-feira pela Prefeitura sobre os novos recursos conseguidos para viabilizar mais duas linhas dos ônibus rápidos referem-se a eles como “BRT”. Melhor deixar BRT e pronto. Vox populi, Vox Dei.

Correndo contra o tempo

Os novos recursos obtidos pelo governo Paulo Piau para implantação das linhas sudeste e sudoeste do BRT ultrapassam a marca de R$22 milhões. Financiamento será pela Caixa, com pouco mais de R$1 milhão de contrapartida do município. Mas, a julgar pelo tempo consumido para colocar as duas primeiras linhas em funcionamento - quase três anos - e ainda que esse dinheiro seja liberado de imediato, dificilmente as linhas sudeste e sudoeste ficarão prontas antes do término do mandato de Piau.

Agenda lotada

Deputado Aelton Freitas apressou-se em esclarecer que faltou à inauguração do Mário Palmério Hospital Universitário em razão de compromisso na Câmara Federal. Na mesma data o Grupo Algar recebeu homenagem por seus 60 anos de atuação, através de proposição apresentada por Aelton.

Bye-bye

Uberabenses que frequentam os aeroportos do Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, vão notar a diferença de voz no alto-falante. A locutora Íris Lettieri, de 73 anos, teve o seu contrato rescindido pela Infraero, depois de 37 anos anunciando partidas e chegadas. Desde o mês passado sua voz não é mais ouvida nos aeroportos.

 

Providência

A propósito de denúncia publicada nesta coluna, ontem, o controller Paulo Leonardo Vilela Cardoso informa que a Ouvidoria do Município está tomando as medidas cabíveis para acabar com a “burrocracia” administrativa que tem trazido transtornos e dificuldades a servidores para recebimento de seus salários.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por