ALTERNATIVA

Palácio do Bispo pode virar centro comercial

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 26/01/2023 às 21:57Atualizado em 27/01/2023 às 21:54
Compartilhar

NOVA DESTINAÇÃO
Palácio do Bispo, na rua São Sebastião, poderá se transformar no centro comercial. Embora sem data para viabilização, o projeto nesse sentido já existe, inclusive com aproveitamento da fachada tombada pelo Patrimônio Histórico.

NO CHÃO
Já a demolição deverá ser a solução para o imóvel conhecido por “palacete do Dr Veloso”, na esquina da rua Tristão de Castro próxima ao Posto Frei Eugênio. Tempos atrás o imóvel foi parcialmente consumido pelo fogo e, segundo consta, a família não teve condições de restaurá-lo. Com risco de desabamento e até de colocar vidas em perigo, o presidente  do Conphau, Luiz Mário Molinar, entende que não haverá alternativa, senão derrubar o que sobrou do palacete. 

SEM CHANCE
A propósito, Luiz Mário Molinar revela que sua equipe deve demorar mais 60 dias para terminar o levantamento de todos os imóveis tombados ou patrimoniados em Uberaba. Um trabalho extremamente criterioso e demorado, porque envolve levantamento de dados sobre cada um dos bens nessas condições. Como o Conphau não pode “destombar” ou “desinventariar”, caberá aos proprietários que discordarem da preservação imposta ao  imóvel recorrer ao Ministério Público para tentar medida judicial nesse sentido.

SEGUNDA ETAPA
Pórtico da entrada de Peirópolis será construído pela Quatro Construções, de Uberaba. A empresa venceu a licitação pelo preço de R$ 311 mil e uns quebrados, e terá 3 meses de prazo para concluir o serviço.

Vale lembrar que o pórtico é a segunda etapa do projeto macro para a revitalização de Peirópolis. Na quinta-feira passada a Prefeitura já havia assinado a ordem de serviço para a construção de uma praça ao lado da Casa do Turista, com playground, deck e bancos de madeira, banheiros, calçamento, área de estacionamento e completa iluminação. Naquela primeira etapa, cuja licitação também foi vencida pela Quatro Construções, a Prefeitura vai investir R$ 1.057.466,69. 

NO PAREDÃO
Licitação para contratação de agência de publicidade pela Prefeitura poderá ser cancelada a qualquer momento. Esse certame tem sido uma fonte inesgotável de problemas desde o princípio e vem se arrastando há meses. Tanto assim que o governo municipal teve de prorrogar o contrato com a atual prestadora de serviço no final do ano passado, porque a licitação não foi concluída a tempo. Mas o problema desta vez é que, segundo consta, a primeira colocada na avaliação técnica teria usado a imagem de um búfalo, como se fosse boi zebu, numa das peças de propaganda avaliadas pela Comissão Julgadora. Pior é que os integrantes da Comissão não perceberam o erro e deram nota máxima para a agência, que é de fora. 

Prefeita Elisa já foi informada sobre esse “cochilo” que poderá lhe tirar o sono futuramente…

MAIS DO MESMO
Gestão compartilhada não será uma “novidade” no gerenciamento das UPAs em Uberaba. Em que pese a prefeita Elisa ter declarado que esse modelo é o que será adotado para a licitação dos serviços, o ex-secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, lembra que a co-gestão já foi adotada no governo passado, quando a Funepu assumiu o gerenciamento das duas unidades de pronto atendimento da cidade. Ele cita, inclusive, que o convênio firmado entre as partes em 21 de junho de 2017, no seu artigo 24.4, fala claramente em compartilhamento “do imóvel, dos equipamentos, dos bens móveis e de consumo,  estoques, instalações e demais bens componentes onde se haja instalada a UPA 24 horas”. 

MODELO PRÓPRIO
Iraci Neto lembra, também, que durante sua gestão frente à Secretaria municipal de Saúde, equipe da Prefeitura de Uberlândia aqui esteve em busca de informações para inspirar o modelo de co-gestão que foi posteriormente implantado no município vizinho. “Hoje somos nós que vamos buscar lá a mesma expertise que exportamos no passado” - destacou o ex-secretário. Ainda segundo ele, o termo de referência apresentado pelo governo municipal na sexta-feira “nada mais é que um plágio do que foi feito em 2017, que, inclusive, essa gestão está questionando por sindicância administrativa aberta em 2021. Nós estudamos esse modelo na época e adaptamos para as UPAs e Hospital Regional”.

PÉ NO ACELERADOR
Equipes de limpeza pública aproveitaram bem os dois dias de sol para alavancar os trabalhos de capina nas praças e avenidas da cidade. Praças que estavam cobertas por mato, como Dom Eduardo, Santa Teresinha e Carlos Gomes, já estão “um brinco” novamente!

ANDAR COMO?
Em compensação, os passeios no entorno do Bosque Jacarandá estão intransitáveis (fotos abaixo). O mato não está respeitando sequer o obstáculo dos muros que cercam o Bosque e já invade a calçada. Impossível caminhar ali. O pior é que as pessoas são obrigadas a usar o asfalto, pois o passeio em frente ao Bosque  está igualmente comprometido por obra… 

BLITZ
Nesta quinta-feira, a prefeita Elisa deu uma blitz nas obras públicas em andamento no Girassóis, Copacabana e Maracanã, onde a Prefeitura está fazendo operação tapa-buracos. Passou pela acanhada UBS do Copacabana e constatou a necessidade de um local mais adequado para atendimento à população daquela região. É muita gente para ser atendida num espaço tão pequeno, até porque os outros bairros não contam com postinho próprio ainda. Elisa prometeu que vai construir uma nova UBS no Jardim Copacabana.

ABRA O OLHO
Companheiro Tony Carlos não deixou barato e criticou duramente a postura do supermercado Villefort em Uberaba. O Villefort orienta seu pessoal do caixa a pedir aos consumidores a doação do troco para entidades de caridade. Mas essas instituições beneficiadas são de Belo Horizonte! Nenhuma de Uberaba. Francamente!

SANGUESSUGA
Essas redes de atacarejo tipo Villefort e outras se instalam aqui, mas não prestigiam a cidade em nada. Não fazem a menor questão de colaborar com asilos, creches, instituições filantrópicas. Ignoram até o apelo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico para prestigiar as indústrias locais. Nas gôndolas, raramente são encontrados produtos fabricados aqui. É um descaso enorme com Uberaba!

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por