ALTERNATIVA

Para Anderson Adauto, a campanha eleitoral de 2016 será espartana

Lídia Prata
Publicado em 12/04/2016 às 08:54Atualizado em 16/12/2022 às 02:58
Compartilhar

Prorrogado o IPTU

Embora os Correios tenham garantido ao prefeito Paulo Piau que todos os carnês de IPTU foram entregues antes do vencimento, no final da tarde de ontem ficou decidida a prorrogação do prazo de pagamento para o dia 20, véspera do feriado. Segundo Piau, pesou a favor dessa decisão o fato de que muitos uberabenses estão com salários atrasados, inclusive os servidores municipais. Além disso, os carnês de IPTU podem ter sido entregues “em cima da hora”, sem prazo suficiente para os contribuintes se programarem. Mas dia 20 será o fim do prazo, de verdade. Pena que a confirmação da prorrogação saiu depois que os bancos encerraram o expediente e muita gente já havia pago o IPTU, até mesmo com sacrifício...

Frente de oposição

PSB, PP, PSL, PV e DEM estão unidos na “coalizão de oposição” que vai marchar junto nas eleições majoritárias de outubro. O grupo visitou ontem o Jornal da Manhã, para apresentar oficialmente suas metas e afirmar a intenção de formar uma frente de oposição ao governo municipal. Anderson Adauto (PP), Irizon Amaral e o deputado Lerin (PSB), José Luiz Alves e Antônio Carlos Silva, o Carlão (PSL), Públio Rocha (PV) e Antônio Marques de Oliveira Neto (DEM) estiveram aqui pela manhã, com discurso já bem afinado. Nos próximos dias o grupo deverá realizar uma pesquisa de opinião junto aos eleitores de Uberaba para começar a definir qual (ou quais) deles deverá liderar uma chapa majoritária com apoio dos demais.

Dízimo eleitoral

Ex-prefeito Anderson Adauto avalia que a campanha eleitoral de 2016 será espartana. As dificuldades financeiras e as limitações impostas pela legislação eleitoral para as doações financeiras deverão tornar paupérrimas as campanhas. Além disso, ainda terá o medo dos candidatos em relação a denúncias de uso de caixa 2 nas campanhas e consequentes delações premiadas. “Vai ser a campanha do dízimo eleitoral”, aposta Anderson.

Moros em série – Se o juiz federal Sérgio Moro aterroriza os políticos de Brasília com as investigações da Lava Jato, o que se percebe no interior são pré-candidatos temendo o surgimento de “Moros” em série. Só doido para correr o risco de tentar burlar a lei este ano...

Blitze instantâneas – Na análise do presidente municipal do Partido Verde, Públio Rocha, o mais chocante na legislação vigente é a possibilidade de arbitramento de gastos dos candidatos pelo Ministério Público. Isso é um risco tremendo para os candidatos, que, mais do que nunca, terão de seguir à risca a planilha de custos. Afinal, o MP pode fazer blitz instantânea, parando por exemplo um carro de som para saber quanto o motorista está recebendo do candidato para executar o serviço e comparar com o valor informado pelo prefeitável. Não haverá mais prestação de contas no final da campanha. Já pensou que sufoco?

Ambiente deteriorado

Dentre os pontos de união do grupo para formar a frente de oposição à atual administração municipal, três são os mais relevantes, segundo eles próprios: o interesse do grupo em criar um programa de governo para Uberaba que esteja acima dos interesses individuais e dos partidos; a proibição do chamado fatiamento do governo, de modo que nenhum indicado por partido da coalizão poderá estar acima do programa ou ignorá-lo, e a estrita obediência ao Orçamento do Município. “Somos todos desenvolvimentistas. E chegamos à conclusão de que o ambiente de negócios em Uberaba está deteriorado. Queremos reverter esse quadro”, destacou o Democrata Antônio Neto.

Chapa completa

À exceção do Democrata, todos os outros quatro partidos que compõem a frente de oposição terão chapa completa nas eleições de outubro. Mas a divulgação dos prováveis nomes só será feita depois do dia 14, data em que termina o prazo para as filiações e trocas de partido. O PSL, por exemplo, terá apenas nomes relativamente novos na disputa proporcional, segundo José Luiz Alves, que comanda a sigla em Uberaba.

Vaia sonora

A exemplo do que vem acontecendo com deputados e senadores que se manifestam contra o “impeachment” da presidente Dilma, ignorando a voz dos eleitores nas ruas, o deputado federal Aelton Freitas (PR) deixou pizzaria de Uberaba debaixo de sonora vaia na noite de domingo. Acompanhado pela esposa, mãe e filhos, o parlamentar ainda foi chamado de “traidor”.

Fiel da balança

Para onde vai pender Ricardo Saud e seu grupo político? Consta que ele conseguiu o controle de mais dois partidos nesta segunda-feira, o PSDC (até então comandado pelo advogado Lawrence), e o PTN, do mesmo grupo do empresário J.Júnior. Agora Saud tem 13 partidos na mão. Para onde ele levará todos eles, com seus respectivos candidatos a vereador e tempo de TV??? Essa é a pergunta que não quer calar...

Vacina

Ao encerrar a coluna desta terça-feira, deixo aqui registrados nossos agradecimentos à Clínica Amo Vacinar, que atendeu ao pedido do Grupo JM de Comunicação, mais uma vez, e disponibilizou de imediato as doses da vacina contra a gripe H1N1 para toda a nossa equipe e familiares. É um pessoal nota 10 esse da AMO.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por