Agora sim: Marcos Montes está empossado como ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Pela manhã houve a cerimônia para troca de ministros e, à tarde, para transmissão de cargo no MAPA. Logo depois das solenidades, o novo ministro falou com a colega Gê Alves, com exclusividade para a Rádio JM. Marcos Montes ressaltou que teve a honra de ser nomeado pelo Presidente Bolsonaro como ministro da Agricultura. “É uma responsabilidade muito grande estar à frente do setor econômico mais importante da atualidade, que é o agro, e também de substituir a ministra Tereza Cristina, uma pessoa altamente reconhecida no setor brasileiro e também mundial. Substituí-la não é tarefa fácil”, avaliou Marcos Montes.
RESPONSABILIDADE ENORME
Ainda na entrevista à jornalista Gê Alves, Marcos Montes ressaltou que a ministra Tereza Cristina “revolucionou” o agro brasileiro, na medida que conquistou o respeito do setor em nível mundial e mudou a visão que outros países tinham sobre o Brasil. “A ministra abriu mais de 200 mercados para o agro e hoje o Brasil exporta alimentos para inúmeros países. No ano passado, o agro exportou mais de US$ 120 milhões e é responsável pelo equilíbrio da balança comercial brasileira. Graças ao trabalho dela o Brasil passou a ser visto como uma potência agro ambiental, porque preserva 66% das nossas florestas. Nunca um ministério da Agricultura teve tanto apoio, quanto no governo Bolsonaro. Deu à ministra carta branca e ela montou uma equipe de primeira para trabalhar e os resultados estão aí”.
DESAFIOS
No contexto global, Marcos Montes vê com preocupação a guerra entre Rússia e Ucrânia, porque o Brasil depende frontalmente do fertilizante importado principalmente daqueles países. Outras alternativas estão sendo buscadas para suprir a demanda interna a partir do segundo semestre, segundo o novo ministro. Paralelamente, ele analisa que estamos vivendo internamente um momento desafiador, com as taxas de juros altos. Em maio será lançado o Plano Safra. MM garante que o pequeno agricultor estará no foco das preocupações do governo. Também em maio, o ministro fará sua estreia como titular do MAPA em negociações no exterior. Vai ao Marrocos e Egito, para discutir a abertura de novos mercados para o agro brasileiro.
PRESTÍGIO EM ALTA
Quinta-feira de comemoração pela posse do ex-prefeito Marcos Montes como titular do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A família esteve em peso para prestigiar a posse: a esposa, Marília, a filha Gabriela e o genro Marcelo, os irmãos Itagyba e Frederico, e sobrinhos. A prefeita Elisa e o presidente da Câmara, Ismar Marão, prestigiaram a cerimônia (foto abaixo). Também estiveram lá os secretários municipais José Geraldo Celani (Agronegócio) e Indiara Ferreira (Governo). A ABCZ esteve representada pelo vice-presidente Fabiano Mendonça. Amigos do novo ministro acompanharam a solenidade pelo YouTube, com a transmissão da cerimônia de despedida dos ministros que se desincompatibilizaram para disputar as eleições, e consequente assinatura do termo de posse dos novos ministros. O mais aplaudido foi, sem dúvida, Marcos Montes.
PRATA DA CASA
Com a ascensão de Marcos Montes ao posto de ministro, ele levou para a secretaria executiva do MAPA um colaborador que o acompanha há décadas, o também uberabense Márcio Eli Almeida Leandro.
MAIS UBERABENSE NO GOVERNO BOLSONARO
Outro uberabense foi guindado a cargo de projeção no governo Bolsonaro. Trata-se do advogado Luiz Felipe Custódio, que assumiu a Secretaria Nacional da Juventude. A mãe de Luiz Felipe mora em Uberaba e atualmente trabalha no setor de Recursos Humanos da Funel, a Fundação Municipal de Esportes e Lazer.
NOVO NINHO
Ex-vereador Luiz Dutra assinou nesta quinta-feira a ficha de filiação no PSDB, confirmando as expectativas (FOTO ABAIXO). É pré-candidato a deputado estadual e deverá formar dobradinha com o deputado federal Aécio Neves em Uberaba e região.
TCHAU E BÊNÇÃO
Dutra deixou o MDB com uma mensagem na qual disse que foi leal e fiel ao partido nos 5 anos em que lá esteve filiado. Agradeceu ao ex-prefeito Paulo Piau, que o guindou ao cargo de secretário de governo no seu segundo mandato. Terminou pedindo licença para se retirar do grupo “por questões éticas”. E bateu asas para o novo ninho.
DEFINIÇÕES
Presidente da Regional Fiemg Vale do Rio Grande, o empresário José Arlênio Veneziano está com os pés no DC, Democrata Cristão. Segundo cálculos de especialistas, serão necessários de 25 mil a 30 mil para o DC eleger um deputado estadual. Para conquistar a cadeira, no entanto, José Arlênio precisará ser um dos mais votados do partido no Estado. Caso contrário irá apenas ajudar a eleger outros companheiros.
AVANTE EM AÇÃO
O Republicanos de Uberaba filiou nesta quinta-feira o ex-presidente do Sindicato Rural, Romeu Borges, e Renato Tiveron, com aval do deputado federal e presidente estadual do partido, Gilberto Abramo. A dupla RR deve disputar as eleições, com Romeu tentando novamente cadeira na Câmara Federal, e Renato, na Assembleia Legislativa.
FICO!
Vice-prefeito Moacyr Lopes vai continuar no Podemos. Foi o que ele garantiu à colunista, nesta quinta-feira, depois das notícias envolvendo o ex-juiz Sérgio Moro, que era o pré-candidato do partido a Presidente da República. Moro desistiu da disputa majoritária e deixou o Podemos, filiando-se no União Brasil.
“Podemos ainda tem um reduto de retidão e dignidade”, disse Moacyr. “Está todo mundo indo para uma terceira via: Dória, Eduardo Leite, Moro, Simone (Tebet). Eleições 2022 foram descartadas; adiaram o projeto para 2026 e 2022 será polarização de novo. Preparem-se para mais 4 anos de sofrimento” - desabafou o vice-prefeito, que descartou filiar-se no União Brasil.
E O DÓRIA, HEIN?
Pois é. Depois de muita “fusquinha”, o governador João Dória acabou ficando no PSDB e confirmando sua pré-candidatura a Presidente da República…
COMENDO POEIRA
Enquanto não conseguimos sequer colocar um pórtico na entrada de Peirópolis, a pequena cidade de Miguel Pereira, no estado do Rio, está anunciando a construção do maior parque dos dinossauros do mundo. Localizado em uma reserva ecológica de 1,4 milhão de metros quadrados de mata atlântica, o parque deverá oferecer cerca de 40 réplicas em “escala fidedigna às dimensões de fósseis” já encontrados de dinossauros que habitaram o planeta. Os fósseis terão tamanho natural, com som e movimento. O Parque terá o maior dinossauro da América Latina, com mais de 30 metros. Além dele, o parque contará com esculturas de fósseis, parque de aventuras, laboratório para atendimento educacional, área kids, restaurante e loja temática. Será possível imaginar como era no passado ao caminhar pelas trilhas no meio da floresta e ser surpreendido por um Tiranossauro Rex de 14 metros de altura. Outras atrações compõem o projeto, como tirolesa, trilha suspensa e restaurante temático.