Paradeiro preocupante
Um levantamento feito durante reunião de corretores de imóveis na cidade chegou ao alarmante número de 8 mil imóveis fechados em Uberaba. Desse total, cerca de 10% são apartamentos, entre recém-construídos e outros mais antigos. Casas maiores viraram um “mico” para os proprietários, pois são mais difíceis de alugar e complicadíssimas para venda. São caras e de manutenção dispendiosa. Já em relação aos apartamentos, o grande problema atende pelo nome de “taxa de condomínio”. Quanto mais cara, mais espanta inquilino. Por essas e outras, convém aos síndicos de edifícios residenciais rever as despesas e tentar reduzir as taxas de condomínio, nesses tempos bicudos atuais.
Em massa
Usinas de açúcar e álcool da região estão dispensando colaboradores em massa. Uma delas, considerada sólida e pontual no cumprimento de suas obrigações, dispensou mais de mil colaboradores nos últimos três meses. A situação não é diferente nas outras instaladas nos municípios próximos a Uberaba.
Vai mal
Há cerca de duas semanas perdemos os voos da Passaredo entre Uberaba e Guarulhos, onde muitos viajantes faziam conexões com TAM para outros destinos. Agora a Azul reduziu os voos diários que partem do nosso aeroporto, mantendo apenas o das 5h40 (de segunda a sábado) e o das 14h (de segunda a sexta). No domingo ainda sobrevive o voo das 10h22. Mas tem os dias contados. Entre 20 de dezembro e 31 de janeiro do ano que vem, os voos das 5h40 serão suspensos, assim como os voos aos sábados e domingos. Socorro! Em vez de andarmos pra frente, estamos retrocedendo. Se não tivesse demanda em Uberaba, calava a boca. Mas tem passageiro. E, pior: os uberabenses estão sendo forçados a embarcar em Uberlândia!
Preço absurdo – Dependendo da data, o trecho entre Uberaba e Campinas chega a custar mais de R$800 pela Azul. Como é que pode?
Bate-boca – Secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Lima, bateu boca com o ex-colaborador da pasta José Sidney, dias atrás. Tudo por causa do IPTU verde. Foi uma baixaria “daquelas”! Prefeito Paulo Piau precisa se “benzer”. Todo dia tem um secretário arrumando encrenca com terceiros e desgastando seu governo...
Puxão de orelhas
Primeiro os moradores instalaram uma placa pedindo socorro ao secretário de Infraestrutura, para tapar um buraco antigo e de grandes proporções no início da avenida Nossa Senhora do Desterro, imediações do Terminal de BRT do Manoel Mendes. Não adiantou. O buraco foi crescendo e agora tem outra placa no local, cobrando providências ao prefeito Paulo Piau. Enquanto isso, o buraco continua lá.
Concurso
Deve sair a qualquer momento o edital completo para o curso de formação de oficiais e soldados bombeiros em Minas Gerais. O aviso do edital foi publicado no Minas Gerais dessa quarta-feira. Serão oferecidas 30 vagas para oficiais, 500 para combatentes e 30 para especialistas. Será exigido nível médio de escolaridade.
Made in Uberaba
Saiu o resultado da licitação para os novos corredores do BRT. Trata-se do Consórcio BRT Uberaba, que apresentou proposta nos valores de R$15.778.543,50 para o Corredor Sudeste e de R$ 21.811.092,72 para o Corredor Sudoeste, ambos abaixo do estimado para as duas obras. Segundo consta, o Consórcio BRT Uberaba é formado por construtoras locais, o que, se confirmado, deverá manter na cidade os recursos da obra. Vale ressaltar que o dinheiro para a viabilização desses dois corredores já está depositado na conta da Prefeitura e chega a R$ 40 milhões.
Tudo diferente
Os novos corredores do BRT serão completamente diferentes daqueles instalados na avenida Leopoldino de Oliveira e alvo de tantas críticas e polêmica. O projeto, nesse caso, foi desenvolvido pelo governo atual e prevê estações retangulares (em vez daqueles tubos desconfortáveis do centro da cidade) com ar condicionado, cobertura sanduíche, sistema de reaproveitamento de água de chuva, rampas de acessibilidade, catracas e câmeras.
Trajeto
Nessa nova etapa, o BRT Sudeste vai contemplar as avenidas Guilherme Ferreira, Nelson Freire, Abílio Borges e Bandeirantes, onde ficará o terminal de embarque e desembarque de passageiros, nos moldes dos terminais Leste e Oeste. Já o eixo Sudoeste passará pela rua Bento Ferreira (onde se espera sejam preservadas as centenárias Flamboyants dos canteiros centrais), avenidas da Saudade, Dona Maria de Santana Borges, João Dallacqua e Juca Pato, onde será instalado outro terminal.
Feiura sem fim
Enquanto correm as obras dos dois novos eixos do BRT, bem que a Prefeitura poderia dar uma atenção maior ao centro da cidade. Por que não melhorar o aspecto dessas grades centrais? Há opções de baixo custo, como a instalação de floreiras com mudas que podem vir do Horto municipal para embelezar e colorir a principal avenida da cidade. Ou painéis com pinturas de artistas locais. Ou até mesmo painéis antigos, como fez a Fiemg no seu complexo da praça Frei Eugênio. Por que não?