Paralisação de obra
É grande o risco de paralisação da obra do VLi, na BR-050. Nesta quarta-feira, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário, José Lacerda Sobrinho, confirmou disposição dos operários em cruzar os braços, caso não sejam atendidas as reivindicações apresentadas à construtora do Rio Grande do Sul, encarregada da obra. O Terminal do VLi foi considerado a obra mais importante para a economia uberabense nos últimos tempos e agora se vê na iminência de atrasar...
Desprestígio para Uberaba
Igualmente desconcertante é saber que a empreiteira contratada pela obra do VLi não tem prestigiado o comércio local em nada. Segundo consta, até o alojamento dos trabalhadores foi montado em Uberlândia. Sem contar os caminhões contratados, nenhum deles com placa daqui. Francamente. Uberaba não pode continuar aceitando passivamente esse tipo de situação. Ainda que o VLi traga desenvolvimento para o município, o pacote de negociação prévia precisava ter sido completo, envolvendo uma cláusula de preferência ao comércio e à indústria locais, já que a Vale Logística está sendo contemplada com uma série de benefícios tributários concedidos pelo Município.
Só problema
Quase todas as vezes que empreiteiras de fora são contratadas para obras grandes em Uberaba o problema é certo. Basta verificar o caso do Hospital Regional, até hoje nesse passo de tartaruga; a construção do novo Fórum estadual (que ficou parado um tempão, por culpa da má gestão da empreiteira, que embolsou o dinheiro e não executou o serviço totalmente) e agora a obra do VLi. Sem contar outras tantas que passaram por aqui, deixando passivo trabalhista, calote no comércio etc. Se Uberaba não tivesse construtoras capazes de executar essas obras, seria até compreensível que forasteiras viessem disputar o mercado. Mas o que não dá para aceitar são as razões pelas quais as nossas empresas não vencem as licitações públicas, nem são convidadas para obras privadas de grande vulto...
Voz dissonante
Vereador Franco Cartafina foi o único a votar contra o projeto de criação do “Dia da Armênia” (para encurtar). Em sua opinião, “o sofrimento dos armênios é uma mancha na história mundial e é justo que se reconheça isso, mas não tem relevância municipal para merecer uma lei dessa natureza”, justificou, coberto de razão.
Folga
Nas repartições municipais, será considerado ponto facultativo o dia 30 de outubro, para comemorações do Dia do Servidor Público. Como por lei o número de feriados é limitado, o enforcamento do dia se dá via “ponto facultativo”.
Escândalo novo
Jornal “Hoje em Dia”, de BH, publicou notícia na sua edição de ontem dando conta de denúncia do Ministério Público contra a Fundação Israel Pinheiro envolvendo vários municípios brasileiros, dentre os quais Uberaba. Segundo o jornal, essa Fundação Israel Pinheiro (FIP) teria sido usada como ponte para fraudes. No caso específico de Uberaba, a denúncia refere-se à contratação da FIP para desenvolver um software para a Saúde no governo passado, por valor superior a R$ 4 milhões divididos em 24 parcelas. O Município teria pago cerca de R$ 2 milhões e, depois de 11 meses, o contrato foi rescindido amigavelmente, sem ressarcimento dos valores aos cofres públicos.
Buzinaço
Três representantes do movimento Fora Dilma estenderam uma faixa na esquina da avenida Santos Dumont com rua São Sebastião, com os seguintes dizeres: “Se você é a favor do impeachment da Presidente Dilma, buzine”. Por volta das 18h desta terça-feira, o buzinaço foi intenso!
ExpoCigra
Embalado pelos resultados medidos em números tanto pelo Sebrae quanto pela Fiemg, o presidente da Fiemg/Regional, Nagib Facury, já planeja a próxima edição da ExpoCigra para 2016. Segundo ele, a intenção é ampliar a área para abrigar mais segmentos industriais, assim como os encontros de negócios, que foram um sucesso este ano.
Prêmio
O projeto de cálculo estrutural do Praça Uberaba Shopping Center, desenvolvido pelo escritório paulista Eduardo Penteado Engenharia, recebeu menção honrosa do Prêmio Talento Engenharia Estrutural 2015, uma iniciativa da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece) e empresa Gerdau. Os cálculos foram feitos para a estrutura pré-fabricada dos cinco pavimentos do shopping e o escritório dos talentosos irmãos Eduardo e Fernando Penteado participou concorrendo com outros 400 inscritos e conquistando o 2º lugar em nível nacional.
Vestibular
Divulgada nesta semana a campanha promocional do Vestibular Fazu Novembro 2015. Supermoderna, a campanha enfatiza que a melhor sala de aula do mundo é onde você aprende de verdade e mostra que, na prática, a Fazu é a melhor opção. Inscrições para o Vestibular já podem ser feitas através no www.fazu.br ou na secretaria do campus. Provas no dia 22 de novembro. Serão ofertadas vagas para os cursos de graduação em Agronomia, Zootecnia, Sistemas de Informação, Sistemas para Internet, Agronegócios e Secretariado Executivo.