Repercussão positiva
Notas desta coluna criticando a exploração de cavalos para transporte de cargas pesadas repercutiu ontem em Uberaba. Recebi dezenas de e-mails e telefonemas de leitores aplaudindo a sugestão de proibir o uso de carroças ou, pelo menos, limitar o peso das carroças puxadas por animais em Uberaba. Segundo informações obtidas pela coluna, em Uberlândia já existe um projeto de lei em tramitação, visando proibir o Município de licenciar novas carroças movidas a animais, embora tolerando as licenciadas pelos próximos 10 anos. É também uma ideia a considerar.
Perigo
Não bastassem os maus tratos aos animais, o leitor Rodrigo Barcelos lembra que as carroças representam grande perigo ao trânsito urbano. Muitas vezes, os carroceiros ignoram a contramão ao transitar pelas ruas com as carroças carregadas de “quinquilharias”. E vão chicoteando os cavalos, à medida que precisam dar espaço aos veículos motorizados. Pura maldade.
Código Florestal
Deputado Paulo Piau tem se destacado nas audiências que promove pelo país visando a finalização do novo texto do Código Florestal. Com data para apreciação na Câmara Federal agendada para dia 7 de março, o relator Paulo Piau faz agora uma verdadeira triagem de uma centena de sugestões colhidas nos últimos dois meses nos 27 estados da federação. Nesta terça-feira, Piau liderou reunião na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, envolvendo políticos e dirigentes classistas para discutirem o assunto. Em seguida voou para Brasília, onde coordenou os debates sobre a redação final do Código com ministros e Casa Civil, que teve como palco o gabinete da Ministra das Relações Internacionais, Ideli Salvatti.
Quem se habilita?
Leitor Juarez Camargos lança o desafi “Tente sair do Grande Horizonte para entrar no bairro Tutunas e depois voltar ao local de origem, sem dar a volta no cemitério. Acho que se o Prefeito morasse por ali não aceitaria o que foi feito no trânsito nessa região”.
De Tartaruga
A julgar pelo ritmo do serviço de capina das margens da BR-050, entre Uberaba e Delta, o trabalho só vai ser concluído no Natal. E olhe lá!
De joelhos
“Imploro porque já cansei de pedir. Quem sabe agora a prefeitura ouve o meu pedido como porta-voz da população”, disse ontem em plenário o vereador Samuel Pereira (PR). Os alvos do apelo veemente do edil são a abertura da rua Lambari até a Passaquatro e a canalização do Córrego Barro Preto. Segundo Samuel, o mato perto do córrego é tão grande que não dá para enxergar as casas do outro lado.
Ação integrada
OAB Uberaba está entre as instituições que participarão da Ação no Bairro, projeto social da TV Integração, na manhã do dia 2 de março, na praça Nossa Senhora da Abadia. Evento marcará o aniversário da cidade, com estande para oferecer atendimento gratuito nas áreas de Direito de Família, Previdenciário, Trabalhista e Criminal. Advogados poderão entrar em contato com a secretaria da OAB (3321-9006), para fazer parte da equipe de voluntários.
Futura P
Este é o nome da agência que resultou da parceria entre a premiada agência de propaganda uberlandense Fórmula P e a uberabense FuturaCom. União deve resultar em novos conceitos e perspectivas para o mercado publicitário de Uberaba e região. A Fórmula P continuará atuando em Uberaba, juntamente com a Futura P, num mesmo endereço no Jardim Alexandre Campos. Na manhã de ontem, a equipe da Fórmula P (leia-se Paulo Fernando, Amanda Martins e Karine Facury) visitou o Grupo JM para anunciar a boa nova.
Custo dos feriados
Federação das Indústrias do Rio de Janeiro estima que os feriados este ano vão gerar perdas de R$ 45 bilhões ao Brasil, 21% a mais do que em 2011. O crescimento está relacionado ao maior número de feriados na terça e na quinta-feira, que abrem espaço para pontos facultativos e para que as pessoas emendem o feriado “enforcando” os dias úteis que ficam espremidos com os finais de semana.
Equipe da Fórmula P, capitaneada pelo publicitário Paulo Fernando, o Paulinho, visitou ontem o JM. Na foto, ele, Amanda Martins e Karine Facury com o diretor Luiz Ciabotti Neto e o editor Márcio Gennari