Daniela Brito - redatora interina
daniela.brito@jmonline.com.br
Apoio
O apoio da presidente Dilma Rousseff parece dividir opiniões quanto ser decisivo para um candidato ganhar as eleições. E, por isso, Paulo Piau e Antônio Lerin vêm brigando em relação a este apoio. Enquete realizada no site do Jornal da Manhã fez este questionamento e, até a tarde de ontem, 51% dos internautas disseram que o apoio é decisivo, enquanto 49% colocaram que não.
Garantido
Se Paulo Piau for eleito, o democrata Itamar Ribeiro, que não conseguiu se reeleger vereador, terá lugar garantido na administração municipal. É o que garantiu o candidato, na noite de anteontem, durante o comício na praça da Abadia.
Suplência
Está explicado o empenho do ex-ministro Nilmário Miranda, do PT, em cumprir agenda eleitoral na cidade em prol da candidatura de Paulo Piau. Caso o peemedebista vença o segundo turno, ele assume uma cadeira na Câmara dos Deputados. Ele é o segundo suplente da coligação PMDB/PT/PRB/PCdoB. A primeira, Margarida Salomão, já garantiu sua vaga com a eleição de Gilmar Machado, em Uberlândia. Mas, Nilmário Miranda pode chegar ao cargo sem depender de Paulo Piau. Margarida disputa o segundo turno em Juiz de Fora. E, se vencer, a vaga é dele, de qualquer jeito. Não é à toa que o ex-ministro também está fazendo campanha lá...
Votação paralela
Uma urna eleitoral será sorteada hoje, no município, para servir da votação paralela do TRE-MG. O equipamento sorteado seguirá de avião para a capital mineira. O procedimento está sendo feito nos quatro municípios que realizam o segundo turno em Minas Gerais.
Apagão
Moradores do Jardim São Bento/Vila Olímpica não suportam mais os constantes apagões de energia elétrica. Pelos depoimentos, os episódios ocorrem quase todos os dias, pela manhã e à noite. E quando vão ligar para a concessionária, são maltratados pelos atendentes.
Contas a pagar
Candidatos a prefeito que não conseguiram passar para o segundo turno já estão sendo cobrados por dívidas de campanha. Um deles já teve até cheque devolvido.
Transição
O prefeito eleito em Uberlândia, Gilmar Machado, definiu nesta sexta-feira a equipe de transição. Ao todo serão 25 pessoas. Aqui, o prefeito eleito terá de começar a trabalhar este procedimento a partir da próxima segunda-feira, 29.
De olho
OAB/Uberaba, que prega eleições limpas e éticas, levará ao Ministério Público Eleitoral toda denúncia de crime eleitoral que chegar ao conhecimento da entidade. O juiz aposentado Bartolomeu Silva é o ouvidor eleitoral. A OAB reitera que voto não é moeda de troca, é um instrumento democrático, um direito que, se bem aplicado, pode render um futuro de qualidade para quem vota e para a comunidade.
Repercussão
O posicionamento do prefeito AA, após ser absolvido na ação penal do mensalão, foi destaque ontem em todos os jornais de projeção nacional do país. A maioria deu destaque às críticas feitas pelo prefeito em relação ao procurador-geral da República – autor da denúncia. Antes tivesse ficado calado.
Concorrência
Publicado ontem edital de concorrência para cessão onerosa da Companhia Administradora da Zona de Processamento de Exportação. A vencedora terá de investir R$10 milhões com obras de infraestrutura, em área de 200 hectares. E ainda buscar a licença alfandegária na Receita Federal. A licitação segue os moldes da realizada para a exploração do pré-sal pela Petrobras.
Sucesso
Há 38 anos o Laboratório Jairo Ramos vem oferecendo qualidade nos serviços e excelência no atendimento. Desde que surgiu, em 1974, a empresa conquistou seu espaço no mercado, sendo considerado o laboratório preferido pelos uberabenses!
Denúncias
Na reta final da campanha eleitoral, ganham força as especulações de que estaria havendo distribuição de cestas básicas e outros benefícios em troca de voto. Até agora o crime eleitoral não foi confirmado, mas é lamentável que isso esteja realmente sendo praticado aqui em Uberaba. Espero que tudo não passe de boatos e, caso contrário, que a Justiça Eleitoral tome providências!
Eleições
E que o eleitor uberabense possa, neste domingo, ir às urnas bem consciente da responsabilidade de escolher o próximo prefeito de Uberaba. Ele estará à frente de nossa cidade pelos próximos quatro anos. Depois, não adianta reclamar!