Na bronca
Prefeito Paulo Piau reagiu às declarações do ex-prefeito Anderson Adauto sobre a demora na implantação do sistema de ônibus rápidos, o BRT. Em entrevista à Rádio JM, quarta-feira, 25, Anderson criticou o tempo gasto pelo seu sucessor para resolver essa questão, lembrando que deixou estações tubulares já instaladas e ônibus comprados pelas concessionárias. Na avaliação de Anderson, seis meses seriam suficientes para concluir o BRT, a partir da posse do sucessor, em janeiro de 2013. Piau não gostou nadinha dessas declarações e disparou: “Cidades que implantaram o sistema BRT sem projetos completos de trânsito, como queria a administração anterior, tiveram altos índices de acidentes e mortes de pessoas. Não é isso o que queremos. É preciso lembrar que o sistema BRT foi deixado pela administração passada sem um único projeto pronto”.
Debaixo d’água
Ainda sobre o BRT, Piau destacou que não havia recursos para a conclusão do Terminal Leste, no Manoel Mendes, cujo custo deve bater os R$ 4 milhões. E o Terminal Oeste, na Univerdecidade, exigiu que o Município fizesse intervenção no sistema de galerias pluviais para evitar inundações ali durante a época de chuvas. “Esse atraso se deve exclusivamente à falta de planejamento adequado, que deveria ter sido feito pela administração passada e não o foi”, disse o prefeito.
Burocracia em xeque
Diante das críticas publicadas nesta coluna sobre o excesso de exigências feitas pela Secretaria Municipal de Planejamento para protocolo de fichas de consulta prévia sobre obras no Município, o secretário Cláudio Junqueira explicou que a medida foi tomada depois que um contribuinte rodou a baiana na Prefeitura porque teve um imóvel colocado em ficha de consulta prévia sem seu consentimento. Esse cidadão ameaçou processar o Município por prestar informações sobre o terreno. O problema é que foi um caso isolado e a partir dele a Seplan adotou medidas tão rigorosas quanto exageradas para a pluralidade de consultas prévias.
Complicando – Secretário Cláudio Junqueira admite que essa burocracia toda para liberar a consulta prévia está complicando a vida de quem pretende construir em Uberaba. O excesso de zelo emperra a construção civil, atrasa projetos e obras, irrita o contribuinte e desgasta desnecessariamente o governo municipal.
Palavra final – As diretrizes para liberação de consulta prévia serão dadas pelo prefeito Paulo Piau, a quem o secretário Cláudio Junqueira prometeu levar o assunto para discussão o mais breve possível. Detalhe: prestigiado arquiteto de Uberaba já havia mandado uma reclamação por escrito ao prefeito sobre esse assunto, mas foi preciso essa coluna botar a boca no trombone para as providências serem tomadas. Isso significa que o Fala Cidadão também não anda cumprindo sua função...
Falta de controle
Não é só a burocracia excessiva na Prefeitura que anda aborrecendo o uberabense que recorre ao Poder Público em busca de soluções para problemas simples de ser resolvidos. Veja o caso do proprietário de chácaras no Vale do Sol, lá no fim do loteamento, onde a luz nem chegou ainda. No ano passado ele recebeu a cobrança da Cosip, a contribuição sobre serviço de iluminação pública. Recorreu, provando que o imóvel não é beneficiado com iluminação nem tem poste de luz ali. Foi dispensado do pagamento. No entanto, este ano ele recebeu de novo a cobrança da Cosip e vai ter de protocolar novamente recurso pedindo dispensa do pagamento.
Via crucis
Até saber que terá de fazer tudo novamente, o contribuinte perdeu um tempão na Prefeitura. No balcão de atendimento, explicou o caso e recebeu uma senha para ser atendido na Secretaria de Fazenda. Esperou até ser chamado e, lá, explicou tudo de novo, sendo então informado que deveria pegar outra senha e se dirigir à Secretaria de Administração. Entrou na fila outra vez, pegou a segunda senha, esperou ser atendido na Administração, mas lá o atendente (um rapaz novinho, com pouca experiência no serviço público) o encaminhou para o Cadastro. Lá foi o cidadão para o terceiro balcão da PMU, onde explicou tudo de novo e ouviu a seguinte explicaçã “A Cemig pode ter colocado poste no imóvel, do ano passado para cá. O senhor vai ter de recorrer novamente”. Já irritado, pediu para tirar cópia do recurso protocolado e deferido em 2013. Foi então orientado a ir ao Arquivo Público, na praça da Mojiana, para tirar o xerox, porque o processo estava lá. E, por pouco, não o mandaram tirar cópias em outro local, já que o Arquivo não faz xerox para terceiros. Que tal? Não seria mais razoável a Prefeitura consultar o Google para ver se colocou poste ou não, antes de sair emitindo carnês de cobrança da Cosip?
Vestibular Agendado
Após o grande sucesso do Vestibular Junho/2014, cujo número de inscritos superou a quantidade do mesmo período do ano passado, já estão abertas as inscrições para o Vestibular Agendado da Fazu. Os interessados podem se inscrever pelo site da faculdade ou pelo 0800 343033. As vagas disponíveis neste processo seletivo são para os cursos de Zootecnia, Secretariado Executivo Bilíngue, Agronegócio e Sistemas para Internet.
Com candidatura a deputado federal já homologada pelo PSDB, Caio Narcio Rodrigues visitou ontem o JM, em companhia do pré-candidato a estadual Wagner Júnior e aliados. Caio Narcio é o herdeiro biológico e político do deputado Narcio Rodrigues, que construiu uma das carreiras mais sólidas na política mineira e no Congresso Nacional, além de ser aliado de primeira hora do presidenciável Aécio Neves. Com o entusiasmo próprio da juventude, Caio Narcio está animadíssimo com a campanha e com a boa receptividade ao seu nome.