Tô fora!
Ex-prefeito Anderson Adauto está na cidade desde ontem e ficará aqui até sábado. Mas não quer falar sobre eleições municipais de 2016. Resume que o seu grupo político vai participar do processo eleitoral, claro, mas quer esperar para ver como as coisas se desenvolvem este ano para depois se posicionar. Por enquanto Anderson está focado na iniciativa privada. Acaba de fechar contrato de prestação de serviços de assessoria a empresa ligada ao Grupo JBS, com atuação na área ambiental.
Cartas na mesa
Considerando precipitada a atitude do governo (passado) de cancelar a licitação do projeto técnico do gasoduto mineiro, Anderson acredita que dificilmente essa estrada do gás entre Betim e Uberaba voltará à tona. Embora seja um projeto com ingredientes fortes para promover o desenvolvimento das regiões por onde passar, o gasoduto mineiro é mais caro e difícil de ser viabilizado. Por um lado, dependeria de aporte grande de recursos, seja via parceiro internacional ou financiamento. Por outro, teria o entrave geográfic o traçado do gasoduto passaria por área acidentada, incluindo a Serra da Canastra. Por essa razão, o ex-prefeito conclui que o gasoduto da TGBC, entre São Carlos, Ribeirão e Uberaba, será o mais viável economicamente.
Tudo ou nada
Ainda sobre essa novela gasoduto-fábrica de amônia, o ex-prefeito está convencido de que esse projeto não tem volta. Argumenta que o país não pode continuar na dependência externa do adubo para se manter como líder mundial na produção de grãos. Por isso, precisa buscar a autossuficiência para se livrar das importações e ela passa necessariamente pela fábrica de amônia em Uberaba. O certo é que até março vamos continuar assistindo aos capítulos dessa novela. No final daquele mês, Petrobras e Cemig terão de colocar as cartas na mesa para definir uma solução para essa estrada do gás. Ou vai, ou racha!
Trunfo – Anderson Adauto vê a presença do uberabense Altamir Roso no comando da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, um grande trunfo para concretizar as negociações sobre o gasoduto. Altamir tem conhecimento técnico suficiente sobre o assunto.
Por que não? - Ao contrário de vários setores mais à esquerda, Anderson Adauto avalia como acertada a escolha de Kátia Abreu para o Ministério da Agricultura. Além da experiência política, a nova ministra tem o respaldo da CNA, hoje uma das mais organizadas representações classistas do país. Além disso, o ex-prefeito analisa que a presidente Dilma precisa governar não apenas com o PT ou partidos à esquerda. Tem de governar para todos, o que inclui setores mais à direita também.
Bem dividido
Se a presidente Dilma teve de acomodar “gregos e troianos” no seu time, o governador Pimentel teve mais sorte na divisão dos cargos de primeiro escalão. O que se percebe é que PT e PMDB foram contemplados numa partilha de cargos equilibrada, de forma que ao partido do governador couberam as pastas administrativas, financeiras e sociais. Ao PMDB, do vice-governador Antônio Andrade, foram confiadas as secretarias da área produtiva, como Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano.
Tentáculos na região
O Frigorífico Mata Boi, que abate mais de mil cabeças por dia na vizinha Araguari, acaba de ser comprado pelo Grupo JBS. Consta que o negócio envolveu cifras superiores a R$ 400 milhões. Mas o que realmente chamou a atenção dos araguarinos foi a presença do Lulinha, na terça-feira. Ele teria descido de helicóptero na cidade junto a executivos do JBS para fechar o negócio.
Mais um
A propósito, consta que o JBS teria feito proposta irrecusável para adquirir outro frigorífico por aqui. A conferir.
Fumacê
Socorro! Uberaba foi invadida pelos pernilongos. E nem sinal do Fumacê. Aliás, com a mudança de comando no governo do Estado, a Regional de Saúde continua acéfala, oficialmente. E nós, à mercê dos pernilongos, já que o Fumacê é responsabilidade do Estado.
Morosidade
Por falar em morosidade, consta que o comandante da GM nunca apareceu com o uniforme da instituição. Até hoje não teria providenciado seu próprio uniforme...
Estreia
A partir de amanhã, o prefeito Paulo Piau participará do programa Linha Aberta, a cada 15 dias, sempre às sextas-feiras, entre 8h30 e 9h30. Piau fez um compromisso com a Rádio JM de participar do programa ao vivo, respondendo diretamente às perguntas dos ouvintes. Se você quiser participar, basta ligar 3331-7999. Trânsito, BRT, UPAs, remédios, sujeira nas ruas, uniformes escolares, restaurante popular, buracos e tudo mais que você quiser saber, ele garante que vai responder. Sintonize AM 730 e acompanhe!