Foto/Leitora
Depois de uma lenga-lenga danada, a rua Terezinha Campos Waack finalmente ficou pronta e devidamente sinalizada. No entanto, a mão dupla de direção foi mantida, embora seja uma rua estreita e com vagas de estacionamento dos dois lados. Trânsito no local está uma loucura, especialmente perto da avenida Santos Dumont. Risco certo de acidentes a qualquer momento
Chance zero
Pedido de cassação do mandato do vereador Thiago Mariscal pelo prefeito Paulo Piau não deve dar em absolutamente nada. Nos bastidores da Câmara Municipal, fala-se à boca pequena que o processo não terá êxito, mesmo que muitos vereadores reconheçam os excessos praticados pelo vereador no episódio específico da “blitz” no Centro de Zoonoses, que resultaram na “descoberta” de insumos e medicamentos vencidos.
Enfrentamento desnecessário
Dentre os vereadores ouvidos pela coluna – e, claro, ninguém quer se manifestar publicamente neste momento – é voz geral que o prefeito Paulo Piau “mordeu a isca” de Mariscal e deu a ele o “palanque” desejado. Dentre os ouvidos, a maioria condenou a iniciativa do prefeito, argumentando que se tratou de uma ação movida pelo “fígado”, quando deveria ter prevalecido a “razão”. Piau pode sair chamuscado desse episódio, mesmo que tenha inúmeros motivos devidamente fundamentados para o pedido de cassação do mandato do vereador.
Passo quilométrico
Codiub acaba de fechar parceria comercial com empresa chinesa para o desenvolvimento do projeto de Cidade Inteligente. O acordo prevê o desenvolvimento de produtos em conjunto, especialmente na área de segurança, saúde, educação e telegestão de iluminação pública. Especificamente no caso do projeto de telegestão, o presidente Denis Silva adianta que poderão ser criadas lixeiras inteligentes, zonas de Wi-Fi em praças, carregadores de carros elétricos em locais específicos, dentre outros itens. A Codiub poderá desenvolver essas soluções em tecnologia tanto para Uberaba quanto para outras cidades brasileiras.
Desafio
O primeiro desafio da Codiub para desenvolver essas soluções tecnológicas já tem data marcada: será agora em novembro, quando fará uma demonstração para que os uberabenses possam compreender o alcance dessas propostas, que nascem sob inspiração no que já existe em cidades da China.
A caminho
Presidente Denis Silva levou vídeos diversos para “vender” Uberaba aos chineses, nessa viagem ao Oriente. Segundo ele, vai trazer na bagagem de volta uma série de novidades e manifestações de interesse de grupos empresariais chineses em investir aqui. Oremos!
Poder, pode!
De acordo com Renê Inácio de Freitas, chefe do Departamento de Posturas da Secretaria de Defesa Social, a banca Rio Negro está regularizada e localizada no recuo do prédio homônimo, e não em espaço público, como aparenta ser. Por isso, segundo Freitas, ali é tratado como comércio normal, e não comércio na calçada/via pública. Pode vender as bugigangas que quiser...
De volta
Ambulantes com bancas de frutas e tapetes comercializavam seus produtos livremente na tarde passada no Calçadão da Artur Machado. Mudaram apenas o ponto, optando agora pelo trecho em frente às Casas Pernambucanas...
Encontro
UFTM realiza hoje o 4º Encontro de Ex-Residentes em Cirurgia Plástica, sob a coordenação do professor Marco Túlio Rodrigues da Cunha. Dentre os palestrantes convidados está Cecin Daoud Yacoub, um dos maiores expoentes da área e cirurgião plástico de grande projeção em São Paulo. Sua palestra abordará o tema “Transtorno Dismórfico Corporal” e está marcada para as 19 horas.
Mãos dadas
O Grupo Petrópolis foi um dos primeiros grupos empresariais a declarar apoio com doações para o 7º Leilão Beneficente do Instituto Boa Fé de Apoio ao Combate ao Câncer, que será promovido no dia 7 de dezembro, a partir das 13h, no Tatersal Rubico de Carvalho. A arrecadação será revertida integralmente para a compra de medicamentos oncológicos para pacientes em tratamento no Hospital do Câncer de Uberaba.
Bazares
Temporada de bazares para o Natal das entidades filantrópicas começou com o Ricamo, na terça-feira, que em menos de uma hora vendeu todas as 800 peças de artesanato produzidas por voluntárias da Vencer. No dia 12, a partir de 15h, será a vez das voluntárias do Instituto dos Cegos mostrarem sua arte, no salão de festas do Edifício Di Cavalcanti, para ajudar nas despesas de fim de ano da instituição.
Foto/Leitor
Embora a Prefeitura tenha pago um dinheirão pela reforma da Praça Rui Barbosa, os reparos no serviço mal feito pela empreiteira estão sendo feitos pela equipe da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, como no caso das caixas de passagens da calçada que mostramos aqui esta semana. Ontem os buracos foram tapados. Resta saber se a PMU vai cobrar ressarcimento do prejuízo à empreiteira...