ALTERNATIVA

Pedidos de aposentadoria de professores surpreende Semed e desfalca salas de aula

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 11/03/2024 às 21:31Atualizado em 12/03/2024 às 21:15
Compartilhar

(Foto/Getty Images)

Embora o ano letivo tenha começado com 94% do quadro de docentes completo na rede municipal, uma série de problemas levou à falta de professores em algumas escolas. Segundo o secretário Celso Neto, 85 profissionais aprovados no concurso público que foram convocados na primeira chamada não tomaram posse. Outros, mesmo aprovados, não tinham concluído o curso superior e entraram com requerimento pedindo para ir para o final da fila. Sem contar que a própria Semed foi surpreendida com o volume de pedidos de aposentadoria, por causa das vantagens oferecidas pelo Plano de Carreira. Foram mais de 100 pedidos de aposentadoria, o que superou todas as projeções feitas. O certo é que a Semed já completou a terceira chamada de concursados, num total de 629 até agora. A previsão inicial era aproveitar 875 profissionais. Falta pouco para atingir o teto.

CONTEÚDO GARANTIDO
Em entrevista à Rádio JM nesta segunda-feira, Celso Neto garantiu que os alunos não ficarão sem o conteúdo específico da matéria, nas escolas em que faltaram professores. Em algumas delas a falta foi de professor de Matemática. Em outras, de História. Daqui pra frente esse problema não deve mais acontecer, porque a Semed vai colocar professores adjuntos em sala de aula, para substituir os titulares em caso de falta por algum motivo.

ADESÃO
A propósito, o Plano de Carreira do Magistério teve 97,5% de adesão dos professores da rede municipal, segundo o secretário Celso Neto.

VAI DEMORAR
Ainda não está pronto o edital de licitação para contratação do transporte escolar em Uberaba. A tentativa anterior restou frustrada e desde então a Prefeitura vem pagando os vanzeiros por indenização.

DE OLHO NOS CEMEIS
Em que pese o registro de casos de crianças acidentadas no CEMEI do Jardim Califórnia, o secretário Celso Neto descarta que tenha ocorrido algum tipo de negligência da equipe nos cuidados dispensados aos pequenos. Ao contrário: diz que a equipe é muito boa. Mas os registros de casos não endossam propriamente as afirmações do secretário, infelizmente. Uma das crianças, com apenas 1 ano e 3 meses, precisou ser levada até a UPA Mirante para receber dois pontos na orelha, após ser recebida pelos familiares com o membro ensanguentado e explicações confusas sobre o motivo. Outra foi entregue ao pai após ser mordida cinco vezes por outra criança nas dependências do mesmo CEMEI. Ambos os casos foram relatados pelo Jornal da Manhã. Diante dessa informação, Celso Neto promete redobrar a vigilância naquele estabelecimento.

MAIS CINCO
Embora a Prefeitura já tenha aberto mais 1.080 vagas nos CEMEIS nos últimos anos, Celso Neto admite um déficit grande para receber crianças com até 3 anos de idade. Além disso, há uma dificuldade enorme em transportar os alunos do Isabel Nascimento e Girassóis, demandando cerca de 20 diários para o leva-e-traz atualmente.

QUASE
Para maio está prevista a entrega dos CEMEIs do Jardim Copacabana e Alfredo Freire. Em junho devem ser entregues os CEMEIs do Girassóis 4 e do Rio de Janeiro. Se tudo correr bem e não houver prorrogação de contratos com as empreiteiras, esses centros de educação poderão entrar em funcionamento no segundo semestre. Oremos!

DINHEIRO DO PAC
A propósito, o secretário confirmou que os R$ 22 milhões de recursos assegurados pelo PAC – Programa de Aceleração do Crescimento – serão destinados à construção de uma escola no residencial Isabel Nascimento e outra no Girassóis. Ambas de tempo integral. A primeira vai consumir R$ 13 milhões, para a construção de 13 salas de aula e contemplar 455  estudantes. A do Girassóis será menor e deverá atender cerca de 175 alunos.

NA AGENDA
Presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Mendes, deverá assinar ficha de filiação no Republicanos com toda pompa e circunstância. O ato está programado para o dia 19, semana que vem, no auditório da CDL.

VENTO EM POPA
Tratativas com os argentinos para a compra do gás de Vaca Muerta fluíram muitíssimo bem, na avaliação do ex-prefeito Anderson Adauto, que lidera esse projeto para trazer o gás até o Triângulo Mineiro. Na avaliação de Anderson, hoje há 90% de chances de fechar esse projeto com sucesso. Isso significa mais investimentos para Uberaba, viabilizando o projeto de uma fábrica de fertilizante4s (a tal planta de amônia/ureia), uma fábrica de metanol, uma termelétrica e uma fábrica para produção de QAV, que é o combustível destinado à aviação.

NO COMANDO
Maior fabricante mundial de fertilizantes, a multinacional Yara deve ser a grande âncora desse projeto que envolve o gás em Uberaba. Além dela, participa ativamente a CMAA, outra potência na economia nacional, mais conhecida por aqui graças à produção de açúcar e álcool. Com pesos pesados como esses, Anderson acredita que até junho esse projeto estará sacramentado, com as bênçãos do governo federal,q eu faz de Uberaba um piloto do seu mega projeto “Gás para empregar”.

NOVO ESPAÇO
Feira Gastronômica vai mudar sua localização durante a Expozebu 2024. Ganhará espaço nobre, no primeiro quarteirão da avenida principal do Parque Fernando Costa. Além disso, vai ampliar sua atuação: em vez de 3 dias, estará presente nos durante toda a Expô.

EM MÃOS
Presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, estará em Goiânia nesta terça-feira, para convidar pessoalmente o governador Ronaldo Caiado para a abertura oficial da Expozebu 2024. 

TALVEZ NÃO
Governador Romeu Zema poderá não vir para a abertura da ExpoZebu, no dia 27 de abril. Neste caso, poderá ser representado pelo vice-governador Mateus Simões.

SUCESSO
Mais uma grande empresa do agro integra o portfólio da agência Solis: AG Croppers. A empresa atua na área de culturas de cobertura e plantio direto, fornecendo aos produtores de todo o Brasil, sementes de cobertura, manejo de solo e acompanhamento de especialistas. A Solis já atende outra gigante do setor, a Ubyfol, além de ser a realizadora da Megacana Tech Show, a maior feira do setor sucroenergético de Minas Gerais e uma das maiores do Brasil. A Agência Solis comemora seus 20 anos de existência em 2024 e segue abrindo novas frentes importantes de atuação para enriquecer seu portfólio. O Grupo JM integra esse seleto grupo de clientes fieis da Solis desde o início.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por