ALTERNATIVA

Penalizando os mineiros

Governo do Estado vai na contramão ao tentar aumentar alíquotas

Lídia Prata
Publicado em 08/10/2016 às 10:22Atualizado em 16/12/2022 às 17:04
Compartilhar

Foi uma tietagem só quando Toninho Horta surgiu na Rádio JM, na tarde de ontem. Ele participou ao vivo do programa A Tarde é Nossa, sob o comando de Clésio Honorato. À noite Toninho se apresentou para o público uberabense. Bom demais

Assim não dá!

Enquanto o governo federal procura alternativas para evitar a cobrança de novos impostos e o reajuste de alíquotas dos existentes, o governo de Minas só quer saber de aumentar a arrecadação via impostos. A penalização aos mineiros virá agora através do aumento da alíquota do ICMS sobre os combustíveis. No caso do etanol, a proposta é de reajuste de 6%, passando de 14% para 20%. No caso da gasolina, de 29% para 30%. Verdadeiro absurdo. Com isso, o preço do etanol mineiro deverá ser o mais caro do país, embora grande parte da produção do combustível esteja no nosso Estado.

Carga pesada

Aciu acionou os deputados estaduais com base em Uberaba, nesta sexta-feira, solicitando a Antônio Lerin (PSB) e Tony Carlos (PMDB) que votem contra a proposta do governo Pimentel de aumento na alíquota do ICMS dos combustíveis em Minas. No ofício enviado aos parlamentares, o presidente José Peixoto repudia a medida pretendida pelo governo petista e ressalta que “essa atitude pesará mais uma vez sobre o setor produtivo. Aumentar a carga tributária, em meio a esse momento de tentativa de recuperação das indústrias e do comércio, é penalizar o empresariado que, a duras penas, tenta se reerguer de uma crise que parece não ter fim. Está faltando bom senso do governo, que ao invés de buscar alternativas para alavancar a economia como um todo, prefere repassar mais uma vez aos mineiros a conta que o Estado não consegue fechar”.

Haja paciência!

O presidente da Associação Comercial alerta, ainda, que o governo Pimentel não restringe sua voracidade tributarista aos combustíveis. Propõe o reajuste na alíquota do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), para veículos de carga de pequeno porte. “Essa é outra medida cruel com o empresariado que utiliza, em sua maioria, esse tipo de veículo para transporte de pequenas mercadorias, principalmente os micro e pequenos empresários. O governo precisa encontrar outras alternativas, criando meios de atrair mais investimentos para o estado e consequentemente, aumento da receita, dando mais condições para que o setor empresarial e da indústria consigam continuar de pé, contratando, investindo, competindo e crescendo”, desabafou José Peixoto.

Confraternização - Foi às margens da represa de Jaguara que a equipe de produção da campanha de Paulo Piau se confraternizou na tarde de quinta-feira. O anfitrião foi o presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto, uma das principais “cabeças pensantes” do marketing político vitorioso.

Cobrança – Pelas redes sociais, pessoas que dizem ter sido contratadas para trabalhar na campanha de Wagner Júnior andam “rasgando o verbo” contra o atraso no acerto de contas. Até então a demora vinha sendo atribuída à greve dos bancos, que acabou ontem.

Articulações

Já são intensas as articulações para a formação da próxima Mesa Diretora da Câmara Municipal. Dentre os cogitados para a presidência estão Franco Cartafina, o mais votado este ano, Luiz Dutra, atual presidente, e Almir Silva, vice-prefeito que volta ao Legislativo em 2017. Corre por fora o novato Aguinaldo Silva, do PSD de Marcos Montes.

Beabá

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acaba de divulgar uma cartilha para esclarecer critérios de correção das redações no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além de explicar o que é cobrado em cada um dos cinco critérios, a cartilha mostra exemplos negativos para esclarecer o que é esperado dos textos dentro do respeito aos direitos humanos. A divulgação do documento atende finalmente a um pedido do Ministério Público Federal para os avaliadores explicitarem os critérios utilizados para avaliação.

Preparativos

Entra na fase de finalização a próxima edição da JM Magazine, com circulação prevista para a segunda quinzena deste mês. Vida saudável será o carro-chefe dessa edição, que traz, inclusive, dicas importantes para quem quer passar o verão em boa forma e com saúde. Fique atento.

Tudo novo

Último dia de funcionamento das agências bancárias com a logomarca HSBC foi ontem. A partir de segunda-feira elas reabrem com a logo do Bradesco.

Sofrimento

Com 31 dias de greve, não era de se esperar que a volta do expediente bancário ao público fosse tranquilo, nesta sexta-feira. Não foi. Aliás, foi um enorme tumulto, principalmente porque coincidiu com a data de recebimento de salários. Quem não tem acesso à tecnologia padece mesmo na fila para pôr as mãos no suado dinheirinho.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por