Foi uma tietagem só quando Toninho Horta surgiu na Rádio JM, na tarde de ontem. Ele participou ao vivo do programa A Tarde é Nossa, sob o comando de Clésio Honorato. À noite Toninho se apresentou para o público uberabense. Bom demais
Assim não dá!
Enquanto o governo federal procura alternativas para evitar a cobrança de novos impostos e o reajuste de alíquotas dos existentes, o governo de Minas só quer saber de aumentar a arrecadação via impostos. A penalização aos mineiros virá agora através do aumento da alíquota do ICMS sobre os combustíveis. No caso do etanol, a proposta é de reajuste de 6%, passando de 14% para 20%. No caso da gasolina, de 29% para 30%. Verdadeiro absurdo. Com isso, o preço do etanol mineiro deverá ser o mais caro do país, embora grande parte da produção do combustível esteja no nosso Estado.
Carga pesada
Aciu acionou os deputados estaduais com base em Uberaba, nesta sexta-feira, solicitando a Antônio Lerin (PSB) e Tony Carlos (PMDB) que votem contra a proposta do governo Pimentel de aumento na alíquota do ICMS dos combustíveis em Minas. No ofício enviado aos parlamentares, o presidente José Peixoto repudia a medida pretendida pelo governo petista e ressalta que “essa atitude pesará mais uma vez sobre o setor produtivo. Aumentar a carga tributária, em meio a esse momento de tentativa de recuperação das indústrias e do comércio, é penalizar o empresariado que, a duras penas, tenta se reerguer de uma crise que parece não ter fim. Está faltando bom senso do governo, que ao invés de buscar alternativas para alavancar a economia como um todo, prefere repassar mais uma vez aos mineiros a conta que o Estado não consegue fechar”.
Haja paciência!
O presidente da Associação Comercial alerta, ainda, que o governo Pimentel não restringe sua voracidade tributarista aos combustíveis. Propõe o reajuste na alíquota do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), para veículos de carga de pequeno porte. “Essa é outra medida cruel com o empresariado que utiliza, em sua maioria, esse tipo de veículo para transporte de pequenas mercadorias, principalmente os micro e pequenos empresários. O governo precisa encontrar outras alternativas, criando meios de atrair mais investimentos para o estado e consequentemente, aumento da receita, dando mais condições para que o setor empresarial e da indústria consigam continuar de pé, contratando, investindo, competindo e crescendo”, desabafou José Peixoto.
Confraternização - Foi às margens da represa de Jaguara que a equipe de produção da campanha de Paulo Piau se confraternizou na tarde de quinta-feira. O anfitrião foi o presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto, uma das principais “cabeças pensantes” do marketing político vitorioso.
Cobrança – Pelas redes sociais, pessoas que dizem ter sido contratadas para trabalhar na campanha de Wagner Júnior andam “rasgando o verbo” contra o atraso no acerto de contas. Até então a demora vinha sendo atribuída à greve dos bancos, que acabou ontem.
Articulações
Já são intensas as articulações para a formação da próxima Mesa Diretora da Câmara Municipal. Dentre os cogitados para a presidência estão Franco Cartafina, o mais votado este ano, Luiz Dutra, atual presidente, e Almir Silva, vice-prefeito que volta ao Legislativo em 2017. Corre por fora o novato Aguinaldo Silva, do PSD de Marcos Montes.
Beabá
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acaba de divulgar uma cartilha para esclarecer critérios de correção das redações no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além de explicar o que é cobrado em cada um dos cinco critérios, a cartilha mostra exemplos negativos para esclarecer o que é esperado dos textos dentro do respeito aos direitos humanos. A divulgação do documento atende finalmente a um pedido do Ministério Público Federal para os avaliadores explicitarem os critérios utilizados para avaliação.
Preparativos
Entra na fase de finalização a próxima edição da JM Magazine, com circulação prevista para a segunda quinzena deste mês. Vida saudável será o carro-chefe dessa edição, que traz, inclusive, dicas importantes para quem quer passar o verão em boa forma e com saúde. Fique atento.
Tudo novo
Último dia de funcionamento das agências bancárias com a logomarca HSBC foi ontem. A partir de segunda-feira elas reabrem com a logo do Bradesco.
Sofrimento
Com 31 dias de greve, não era de se esperar que a volta do expediente bancário ao público fosse tranquilo, nesta sexta-feira. Não foi. Aliás, foi um enorme tumulto, principalmente porque coincidiu com a data de recebimento de salários. Quem não tem acesso à tecnologia padece mesmo na fila para pôr as mãos no suado dinheirinho.