FOTO/LEITOR
Perigo! Na descida da Major Eustáquio, quase esquina com a rua Manoel Borges, há uma placa de publicidade que, segundo os vizinhos, pode cair a qualquer momento. Essa placa está apoiada em outra, ambas presas por um fio enferrujado a uma platibanda comprometida por trincas e rachaduras. Pedem providências do proprietário e do setor de Fiscalização da PMU
À beira do colapso
É dramática a situação financeira da maioria das prefeituras brasileiras. Na rica Nova Lima, por exemplo, a greve do funcionalismo parou a cidade. Uberlândia, por sua vez, pagou com atraso a maior parte dos servidores municipais. Aliás, a cidade vizinha estuda mudar a data de pagamento do funcionalismo para tentar equilibrar seu caixa. Na região, o estado de penúria é voz geral. Em Uberaba, pelo menos por enquanto, a prefeitura tem mantido em dia o pagamento dos servidores, ainda que fornecedores se queixem do atraso nos acertos. “Estamos segurando tudo o que podemos, diz o prefeito Paulo Piau, mas a marcha continua em frente!”
Vai mal
Para se ter uma ideia do estrangulamento das prefeituras, a lei determina que 15% de tudo o que for arrecadado seja destinado à Saúde Pública e 25% para a Educação. Uberaba cumpre o índice da Educação e até um pouco mais, mas na Saúde a cidade gasta 29%, ou seja, quase o dobro do que determina a lei e mesmo assim o gargalo é grande.
Já era
Segundo consta, muitos desses gastos da Saúde não são de responsabilidade direta das prefeituras. A judicialização da Saúde é uma delas, ou seja, o Judiciário determina e a prefeitura tem de comprar o medicamento ou bancar o tratamento primeiro, para só depois tentar reformar a sentença no Tribunal. Aí o gasto já foi feito. Complicado, porque, na outra ponta, quem está padecendo com a falta do medicamento ou tratamento não tem a quem apelar, senão ao Município, responsável pelo gerenciamento do SUS.
Batendo asas – Sem TAM, sem Gol, e agora também prestes a perder a Passaredo. Essa é a situação do nosso aeroporto. No site da Passaredo já não consta mais opção de voos para Uberaba a partir de 26/10.
Desprestígio – O mais revoltante é ver cidades menores que Uberaba receber mais voos diários com opção variada de horários. Um exemplo é Sinop-MT, com seus 116 mil habitantes. Tem mais: a Gol já solicitou autorização para operar linha aérea para Sinop, a partir de 2016. E nós aqui, a ver navios...
Na web
Presidente da comissão especial que analisa a proposta de revogação do estatuto do desarmamento e criação de novas regras para porte de armas de fogo no Brasil determinou a divulgação, pela internet, do parecer que será discutido e votado depois de amanhã. “Tem gente deturpando o parecer e tentando enganar a população”, lamenta o deputado federal Marcos Montes. Por isso, segundo ele, é importante que a população tenha acesso à íntegra do parecer do deputado federal Laudívio Carvalho.
Papo furado
“Não é verdade que o relatório libera o cidadão para sair armado nas ruas; o texto atualiza o estatuto do desarmamento em vigor, mas com muita responsabilidade e compromisso com a segurança da população”, ressalta Marcos Montes, indignado com as deturpações do texto.
ExpoCigra
Já estão definidas as 23 empresas âncoras da 4ª Rodada de Negócios do Sebrae, que integra a programação da ExpoCigra Fiemg 2015. Serão realizadas reuniões de curta duração com os pequenos empresários, chamados de ofertantes. Ao final, âncoras e ofertantes preencherão avaliações, constando a expectativa de negócios gerados. Presidente da Fiemg Regional, Nagib Facury, espera movimentar R$40 milhões em negócios durante a feira, que começa no dia 1º de outubro.
Fashion Week
Começa a semana de lançamentos de moda, uma espécie de Shopping Uberaba Fashion Week. Todas as lojas do segmento de moda foram convidadas para participar com ações marcantes na hora de apresentar as novas coleções. E muitas delas estão fazendo parcerias para incrementar as apresentações. Fique de olho!
Mais um
Mais um tesoureiro do PT condenado por corrupção. Primeiro foi o Delúbio Soares, no escândalo do mensalão. Agora foi a vez de João Vaccari Neto, condenado a 15 anos de prisão nos desdobramentos judiciais da operação Lava-Jato.
FOTO PAULO LÚCIO
Representantes do Sebrae, que comandam a Rodada de Negócios na ExpoCigra Fiemg, Andrea Lima, Marden Magalhães e Marcius Mendes, com o presidente da Fiemg, Nagib Facury, e o prefeito Paulo Piau