ALTERNATIVA

Peritos judiciais trabalham sem receber do TJMG

Com o excesso de demandas amparadas pela (Leia mais...)

Lídia Prata
Publicado em 12/12/2013 às 09:59Atualizado em 19/12/2022 às 09:50
Compartilhar

Pires na mão

Peritos judiciais que atuam nas comarcas de Minas Gerais estão com pires na mão. Com o excesso de demandas amparadas pela gratuidade judicial, os peritos que atuam nesses processos só recebem seus honorários se a parte vencida tiver condições financeiras para pagar. Se for a parte beneficiada pela Justiça gratuita, o perito recebe uma certidão que só serve para executar o Estado de Minas Gerais, através da propositura de uma ação de cobrança, pois não existe outra forma de receber os honorários periciais. Isso porque não existe previsão orçamentária no Tribunal de Justiça de Minas Gerais para essa finalidade, ou seja, pagamento de peritos judiciais, sejam eles de que especialidade forem. Muitos desses peritos acabam trabalhando de graça, porque as ações de cobrança demoram anos para conhecer uma sentença definitiva...

Nova eleição

Nesta quarta-feira, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais derrubou a eleição simultânea das quatro mesas diretoras da Câmara Municipal de Uberaba, que levariam Samir Cecílio Filho, Cléber Ramos e Kaká Carneiro à presidência do Legislativo nos próximos três anos. Decisão foi unânime, ou seja, 26x0.

Como fica

Advogados ouvidos pela coluna acreditam que esta decisão obriga a Câmara a eleger anualmente cada Mesa Diretora, sem a antecipação que houve. O que o TJMG derrubou foi justamente essa eleição de quatro mesas diretoras de uma só vez. Ao que tudo indica, nas próximas horas o presidente Elmar Goulart terá de convocar novas eleições na Casa, válidas apenas para 2014.

E o Samir – Mesmo havendo nova eleição para a Mesa Diretora do Legislativo em 2014 é pouco provável que haja alguma reviravolta capaz de tirar a presidência de Samir Cecílio Filho.

 

Incerteza - A mesma segurança talvez não possa ser dada aos dois outros presidentes eleitos anteriormente, Cléber Cabeludo e Kaká Carneiro. Afinal, muita água ainda vai passar debaixo da ponte política de Uberaba nos próximos três anos...

 

Decolando

Em outubro de 2012 Uberaba ocupava o 14º posto no ranking mineiro de geração de empregos. De lá pra cá deu um salto olímpico, a ponto de chegar em novembro de 2013 na 5ª posição em todo o Estado. Se mantiver esse ritmo, Uberaba pode fechar o ano no melhor índice da década. Para se ter uma ideia, nos últimos cinco anos apenas 20 empresas foram aprovadas pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico, em Uberaba. Em 2013 foram mais de 90, a grande maioria de empresários locais.

De volta - Em compensação, deve explodir a qualquer momento outra “bomba” na Prefeitura. Segundo consta, o Município terá de devolver, corrigidos, os recursos federais obtidos através de parceria com o Ministério do Turismo para o Natal de 2009. Dá algo em torno de R$500 mil. Na época não teria sido feita a prestação de contas do uso desse dinheiro. A cobrança deve chegar à PMU a qualquer momento. Prefeito Paulo Piau, em viagem a Brasília, ainda não foi notificado...

Na pauta - Ex-prefeito Anderson Adauto começou a semana em Uberaba, onde promoveu diversas reuniões com a sociedade organizada. Na noite de terça-feira, ele recebeu os vereadores Samir Cecílio, Cléber Ramos, Kaká Carneiro e Ismar Marão para jantar especialmente preparado por sua mãe, Dona Gasparina, famosa por seu tempero. Um dos assuntos que têm motivado o ex-prefeito é a proposta de realização de um seminário em Uberaba para discutir o gasoduto. Semana que vem AA estará de volta à terrinha.

Expansão

Empreendedores do Shop-ping Uberaba apresentam oficialmente ao prefeito Paulo Piau o projeto da quarta expansão do mall. Encontro está marcado para as 11h, no gabinete. Mas a coluna antecipa aqui algumas das novidades. Por exempl o projeto foi inspirado no modelo de sucesso existente em Dallas (EUA) e deve criar uma área verde de 900 metros quadrados. No entorno dessa área serão criados espaços diferenciados para abrigar apenas lojas de grifes. A nova expansão do Shopping Uberaba deverá gerar cerca de 830 empregos e um total de 84 lojas, além de ampliar a área de estacionamento. Parte dessas novidades estará pronta até abril, data em que o Shopping completará 16 anos.

Dativos

Em reunião no Colégio de Presidentes da OAB estadual, ocorrido no dia 9 em Belo Horizonte, o presidente Vicente Flávio foi comunicado da rescisão do convênio da OAB com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais e Advocacia Geral do Estado. As reclamações dos advogados quanto à burocracia e demora no recebimento administrativo pesou na decisão. “Temos a certeza que os dativos contribuíam sobremaneira com o andamento de processos de partes sem advogados, mas não tivemos esse reconhecimento, dada a dificuldade imposta para o recebimento dos honorários.”, declarou Vicente Flávio.

Top das tops

A convite do bem-sucedido empresário Mauro Rodrigues (10 Mais 2013), anunciantes e parceiros da JM Magazine vão conhecer em primeira mão a El Toro Parrilla. Avant-première será na terça-feira, dia 17, exclusivamente para o lançamento da edição de dezembro da JM Magazine. Mauro está caprichando na El Toro tanto quanto nós na produção da revista mais top de Uberaba. São mais de 240 páginas de puro charme e informação. Imperdível!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por