ALTERNATIVA

Pesquisa aponta que 75% já esqueceram em quem votou para deputado

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 20/12/2021 às 21:04Atualizado em 19/12/2022 às 00:44
Compartilhar

COMO PODE?

Em 2019, o ex-governador Geraldo Alckmin, um dos fundadores do PSDB, publicou em suas redes sociais o seguinte: “Não existe a menor chance de aliança com o PT. Vou disputar e vencer o segundo turno, para recuperar os empregos que eles destruíram, saqueando o Brasil. Jamais terão meu apoio para voltar à cena do crime. Seus apoiadores são aqueles que acampam em frente a uma penitenciária”. Pois é. O caso é para lustra-móveis ou Memoriol?

MEMÓRIA CURTA

Certamente, o ex-tucano Alckmin confia na memória curta do eleitor. E, de certa forma, tem razão. Pesquisa realizada pelo instituto Didática.com em Uberaba mostra que 75% dos uberabenses não se lembram mais em quem votaram para deputado federal nas eleições de 2018. Para deputado estadual a situação é um pouco melhor: 33% se lembram em quem votaram, mas 67%, não.

VOTO ANTECIPADO

A pesquisa Didática.com mostra ainda que, se a eleição fosse hoje, Heli Grilo teria 12% das intenções de voto, contra 6% de Tony Carlos. É bem verdade que Heli tem um mandato em curso, mas Tony comanda um dos programas de rádio de maior audiência na cidade. Os dois se enfrentaram na eleição do ano passado para prefeito. E, ao que tudo indica, voltarão a disputar os votos dos eleitores uberabenses no ano que vem. Na pesquisa espontânea, 70% dos entrevistados disseram que ainda estão indecisos, sendo que 9% manifestaram intenção de anular o voto, enquanto 3% disseram outros nomes diversos.

LIDERANÇA

Para deputado federal, Franco Cartafina teria 11% dos votos válidos, se a eleição fosse hoje. Considerando o colégio eleitoral de Uberaba, com as perdas de votos tradicionais, sobrariam 180 mil votos para os candidatos dividirem em 2022. Franco poderia sair daqui com cerca de 20 mil votos. Porém, daqui até outubro do ano que vem tem muito tempo para campanha, o que significa que Franco poderá conquistar mais votos, como poderá dividir os atuais com outros candidatos que vierem a se apresentar. É o caso de Paulo Piau, por exemplo. E de Ismar Marão, idem. 

PÉ NA ESTRADA

Enquanto alguns pré-candidatos a deputado estão “cozinhando o galo”, a vereadora Rochelle Bazaga tem sido vista em várias cidades da região, pavimentando sua pré-candidatura a estadual. Já deram notícia de Rochelle em Conquista, Sacramento, Perdizes, Delta, Santa Juliana... Nova Ponte e Iraí de Minas idem. 

NÃO É NÃO

No almoço de domingo (19) que reuniu os participantes do grupo de WhatsApp Política Uberaba 2022, perguntaram ao vice-prefeito Moacyr Lopes se ele vai ou não ser candidato a deputado estadual no ano que vem. Como das outras vezes em que foi indagado sobre o assunto, Moacyr disse que não. E fim de papo.

NÃO TAMBÉM

Embora também  esteja sendo cogitada para disputa de cadeira na Assembleia Legislativa de Minas, a secretária municipal de Assuntos Regionais, Miria Rezende, descarta totalmente a possibilidade de sair candidata em 2022.

TODOS COM MARÃO

Papo vai, papo vem, no almoço do Política 2022, o vereador pastor Eloisio comentou que todos os vereadores fecharam apoio à pré-candidatura do presidente Ismar Marão a deputado federal ano que vem. Na verdade, há um certo exagero nessa colocação, sobretudo considerando que alguns vereadores terão de honrar o compromisso com o próprio partido e apoiar os candidatos da sigla. O “todos” pode até representar a torcida dos colegas pelo sucesso eleitoral de Marão, mas alguns terão dificuldade em honrar o compromisso.

 

LUZ AMARELA

Pode bater a marca de 30% o índice de alunos da rede particular que estão prestes a migrar para a escola pública em 2022, em razão da queda brutal no poder aquisitivo dos pais. Expectativa neste sentido tem sido comentada à boca pequena nos bastidores, entre diretores de escolas particulares. 

NOVAS VIATURAS

Vereador Cabo Diego participou nessa segunda-feira da solenidade de entrega de 333 viaturas pelo Governo Zema para 200 municípios mineiros. Uberaba recebeu três veículos, sendo um para a PM e outros dois para o Corpo de Bombeiros. Cabo Diego destaca a importância de se equipar as forças de segurança para que a população possa ter mais tranquilidade. 

Prefeita Elisa prestigiou o primeiro evento social de peso da nova diretoria do Jockey e foi recebida pelo presidente, Renato Costa, e esposa, Alexandra. O “Mingau” fez o maior sucesso, criando expectativa nos joqueanos para os próximos eventos. Que 2022 traga de volta à programação as festas que marcaram época no calendário social do clube!

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por