ALTERNATIVA

Pesquisa feita pelo Instituto MDA revela que mais da metade dos mineiros aprovam o governo de Romeu Zema

Lídia Prata
Publicado em 16/10/2019 às 19:41Atualizado em 18/12/2022 às 01:07
Compartilhar

Bem na fita

Acredite, se quiser: pesquisa feita pelo Instituto MDA, em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM), revela que mais da metade dos mineiros aprovam o governo de Romeu Zema. Isso mesm o governo é aprovado por 54,5% das 1.500 pessoas entrevistadas pelo instituto, por telefone, em 227 municípios mineiros. A pesquisa foi feita entre os dias 23 e 27 de setembro e divulgada à tarde passada, em BH. O resultado é, no mínimo, espantoso, sobretudo considerando que o governo Zema até agora não conseguiu sair do “ponto morto”. Se pegarmos Uberaba como exemplo, o que podemos apontar como resultado positivo da atuação do Estado neste ano? Nem um superintendente de Ensino foi nomeado em definitivo, até agora, embora o ano letivo já esteja caminhando para o fim. Recursos para o Hospital Regional, zero. E, para piorar, o governo anuncia uma ligação de Campo Florido a Uberlândia que vai isolar ainda mais Uberaba na região. Pois é.

Vai mal

Menos estranho é o resultado da avaliação do governo federal feita pelos mineiros. O levantamento do MDA/AMM revela que há um equilíbrio entre aprovação (39,5%) e reprovação (33%) do governo do presidente Jair Bolsonaro. Apenas 14,2% dos pesquisados consideraram o governo Bolsonaro “ótimo” e outros 25,4%, bom. Para outros 25,4% o governo é regular, enquanto 9,5% o consideram ruim e 23,5%, péssimo. Faz sentido. O governo patina há 10 meses na aprovação da reforma da Previdência e até agora tem chamado mais a atenção pela verborragia do presidente da República do que por medidas capazes de tirar o país do atoleiro. É preciso destacar que a margem de erro da pesquisa é de 2,9 pontos percentuais, com 95% de confiança.

Vai bem

Embora o presidente Bolsonaro venha trombando com Deus, Raimundo e todo mundo, por conta da sua incontinência verbal e do estilo estabanado de se posicionar politicamente, os mineiros o avaliam bem. Pessoalmente, Bolsonaro é melhor avaliado do que o seu governo. No levantamento do MDA/AMM, 49,5% aprovam esse estilo bateu-levou do Presidente, contra 42,5% que o reprovam.

Surpresa!

Se a pesquisa tiver alguma influência na decisão sobre a privatização ou não da Cemig, certamente a companhia continuará como está. Contra a privatização foram 47,7% dos entrevistados; 36,2% a favor e 16,1% não souberam ou não responderam.

Em dia

Pagar o funcionalismo em dia deve ser prioridade para o governo Zema, na opinião de 30,5% dos entrevistados. Passados nove meses, o Estado continua escalonando os salários dos servidores. Outras prioridades apontadas foram a realização de obras em escolas e postos de saúde (29,5%), atração de novas indústrias (21,2%), repasses em dia de recursos para os municípios (13,2%), controle das atividades das mineradoras (3,6%). A entrevista foi estimulada, com possibilidade de resposta única.

É hoje

Começa hoje a ExpoCigra 2019, na sua 7ª edição. Bem maior que nos anos anteriores, a feira da indústria vem cheia de novidades. O Grupo JM de Comunicação estará presente na ExpoCigra, com estande recheado de brindes para os visitantes que passarem por lá de hoje até sábado, quando será sorteado um belíssimo relógio de ouro, grifado pela Joalheria Cardoso. Vale a pena visitar o estande do JM na ExpoCigra.

Por dentro

Um dos pontos altos da ExpoCigra 2019 é a programação de palestras. Hoje à noite tem Bráulio Bessa, o pensador contemporâneo do Nordeste que faz sucesso no programa da Fátima Bernardes. Amanhã, Léo Chaves, que encontrou um novo caminho para sua carreira de cantor-palestrante e vem se dando bem. No sábado, finalmente, a cestinha do basquete, Hortência, que se reinventou depois de abandonar as quadras, mantendo o mesmo sucesso. Hoje e amanhã as palestras serão às 19h. No sábado, às 16h.

Novo comando

Primeira entidade de pecuária a adotar um processo de votação online, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando realizou nessa quarta-feira a eleição para a escolha da sua nova diretoria. O pecuarista e engenheiro agrônomo Odilon de Rezende Barbosa Filho foi eleito com 230 votos. Ele vai suceder Luiz Carlos Rodrigues, atual presidente da Girolando.

Alalaôôôô

Saguão do aeroporto de Uberaba virou sauna nesses dias de calor. Nem aparelhos de ar condicionado, nem ventiladores, nem ventilação natural suficiente para abrandar o calor, passageiros e funcionários das companhias aéreas padecem à espera dos voos. Socorro!

Hora da verdade

Será no dia 31 deste mês a audiência pública para tratar das modificações na lei que disciplina o tombamento e o inventário de bens patrimoniais em Uberaba. A quantidade excessiva de imóveis particulares inventariados nos últimos anos tem trazido grandes prejuízos aos proprietários e enorme preocupação com os empecilhos ao fortalecimento do comércio na área central da cidade. Aciu vem defendendo corajosamente a bandeira da reforma da lei, capitaneada pelo presidente José Peixoto.

11 - Piau na Rádio JM hoje

Prefeito Paulo Piau é o entrevistado de hoje na Rádio JM, das 8h às 9h. Você pode participar, mandando sua pergunta, crítica ou sugestão pelo whatsApp 99777-7900.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por