ALTERNATIVA

Piau confirma participação nas Eleições 2024

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 03/05/2023 às 21:43Atualizado em 04/05/2023 às 21:40
Compartilhar

Em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta quarta-feira, o ex-prefeito Paulo Piau deixou claro que estará presente “de corpo e alma” no processo eleitoral de 2024. Mas não confirmou sua condição de pré-candidato na eleição majoritária. Indagado sobre o assunto, Piau disse que tem se reunido frequentemente com um grupo que “pensa Uberaba para o futuro” e ali discutem “perfil” que desejam para Uberaba. É proibido falar em nomes, por enquanto. Só no ano que vem.

SEM VAIDADE
“Não tenho vaidade de voltar a ser prefeito. Prefiro que apareça uma nova liderança, que seja madura e tenha um mínimo de experiência, pelo menos, em gestão pública” - diz Piau, para quem Uberaba está travada atualmente, carecendo de velocidade para fazer a cidade “andar”.

TRÊS VERTENTES
Na opinião do ex-prefeito Paulo Piau, as eleições municipais do ano que vem deverão ser disputadas por três grupos. Um desses grupos obviamente é o dele. Outro, da prefeita Elisa, que terá a máquina na mão. E o terceiro será o grupo de esquerda, ligado ao presidente Lula. Piau acredita que o PT vai concentrar esforços nas cidades onde perdeu as eleições presidenciais no ano passado, e Uberaba foi uma delas.

PAPO FURADO
Diante da perspectiva de concretização do gasoduto, o ex-prefeito analisa que é necessária a união de todos em torno desse objetivo, independentemente da cor partidária ou preferência política. “Temos de torcer para o gasoduto dar certo. É um projeto complexo, mas será uma grande conquista para Uberaba” - acentuou.

DOR DE COTOVELO
Sistematicamente acusado pelo também ex-prefeito Anderson Adauto de ter sido “o coveiro da planta de amônia”, Paulo Piau rebate dizendo que essa acusação não se sustenta, pois teria de ser o coveiro das plantas de Três Lagoas e Linhares, contemporâneas de Uberaba. “Essa é uma narrativa mentirosa do Anderson. O problema do Anderson é dor de cotovelo. Se colocarmos na balança as realizações do meu governo e as realizações do governo dele, vou ganhar disparado” - disparou Piau.

Xiiiii… vai ter troco…

PROTESTO
Dezenas de familiares e amigos do garoto Marcelinho participaram de manifestação pacífica na tarde desta quarta-feira, empunhando cartazes em que pediam justiça. Da Praça Rui Barbosa, os manifestantes seguiram até o plenário da Câmara Municipal, que ficou literalmente tomado para ouvir o depoimento emocionado de mães  que também perderam filhos. O Presidente Fernando Mendes abriu os microfones para ouvir os manifestantes. Uma das mães, de 23 anos de idade, narrou com voz embargada o calvário do seu bebê de 9 meses, até ele vir a óbito por parada cardiorrespiratória no Hospital da Criança, em fevereiro passado. “A dor que eu carrego não desejo para ninguém. Meu filho morreu 4 dias antes do meu aniversário. Quando eu poderia imaginar na minha vida que eu iria enterrar meu filho?  Por isso estou aqui para implorar que vocês tomem uma posição pelo amor de Deus” - implorou.  “Não sejam omissos. O povo escolheu vocês” - pediu outra mãe.

COMPROMISSO
Diante da plateia numerosa, o presidente Fernando Mendes garantiu que o Poder Legislativo não vai deixar passar em branco essa “tragédia” que vitimou  Marcelinho e outras crianças, em Uberaba.

EXPLICAÇÕES DO HOSPITAL
Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira, a direção do Hospital da Criança contestou as informações da Prefeitura sobre os fatos que envolveram a morte do adolescente Marcelinho. As alegações serão alvo de investigação pela Polícia Civil e Ministério Público, e certamente vão buscar elementos de prova sobre a acusação de que houve demora do SAMU em atender ao chamado para transferência do garoto para o Hospital de Clínicas. Da mesma forma, será investigado se de fato essa transferência do paciente poderia ter sido feita por ambulância simples, a chamada USB (unidade de suporte básico). E mais: se o Hospital de Clínicas recusaria o atendimento ao garoto se não fosse transportado pelo SAMU. Todas essas alegações feitas na coletiva da direção do Hospital da Criança são graves e devem ser devidamente apuradas.

PERFEITAS CONDIÇÕES
Ainda na coletiva, a direção do Hospital da Criança garantiu que os equipamentos estavam funcionando perfeitamente no momento do atendimento à vítima, no sábado. Garantiu também que o respirador artificial encaixotado não faria a diferença no atendimento ao adolescente, porque ele já havia sido atendido com outro similar, em perfeitas condições.

DIVERGÊNCIA DE PROTOCOLOS
De um lado, a direção do Hospital da Criança disse que o SAMU orientava a intubação do paciente. De outro, os médicos da instituição sustentavam que a intubação não era o procedimento adequado, ferindo o protocolo para casos semelhantes. 

Na verdade, nessa “guerra de protocolos”, quem pagou com a vida foi o paciente.

MAIS UMA
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Valdilene Rocha, Uberaba vem reivindicando há tempos mais uma viatura para o SAMU. Mas a resposta é que essa unidade virá quando for implantado o SAMU Regional. Ainda de acordo com a secretária, o contrato para o funcionamento do Serviço regional deverá ser assinado até o final do mês e os projetos da sede estão prontos para licitação. Até lá, o serviço vai funcionar na avenida da Saudade, dividindo área com os Bombeiros. 

MAIS EQUIPES
A propósito, a secretária Valdilene Rocha garantiu que o número de equipes para o programa de Estratégia de Saúde da Família será ampliado, tão logo as unidades básicas estejam em funcionamento. Val admitiu que serão necessários recursos para o treinamento do pessoal, que vai demandar entre 2 e 3 meses, antes de colocar as equipes para trabalhar.

DINHEIRO CONTADO
Embora tenham chegado em 2021, os recursos da Vale ainda não foram totalmente usados para a reforma e construção de unidades básicas de saúde. Aliás, o dinheiro não será suficiente para cobrir todos os custos das obras programadas pelo governo municipal, segundo a secretária Val. Apenas as unidades do Santa Maria, do São Benedito, a do Girassóis e a do Tita Rezende demandaram recursos da Vale, até agora. Há outras 6 unidades na fila de espera, em fase de projeto e/ou licitação. Com a escalada galopante dos preços de materiais de construção, se a Prefeitura não apressar o passo, daqui a pouco o dinheiro da Vale não vai dar para reforma nem a metade do que foi programado…

NOVO EMPREENDIMENTO
Com mais de 160 colaboradores já contratados e outros 90 programados para até o fim do ano, a Callink, de Uberlândia, inaugurou sua sede em Uberaba na terça-feira. Trata-se de um call center, ligado ao fortíssimo grupo Arcom, que tem 16 anos de atuação no mercado e estava concentrada na cidade vizinha, onde conta com quase 5 mil funcionários. Aqui está instalada num prédio de 3 andares. Pois bem, na inauguração da sua sede, a solenidade atrasou cerca de uma hora, porque os empreendedores aguardavam a presença de representante do governo municipal. Quando finalmente ele chegou, justificou o atraso com a falta de veículo para levá-lo ao evento. Foi um constrangimento danado!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por