Marilu Teixeira - redatora interina
Namoro
Depois de estarem em lados opostos na última campanha eleitoral, o prefeito Paulo Piau, do PMDB, e o deputado estadual Antônio Lerin, do PSB, insinuam uma reaproximação. O prefeito visitou o deputado em seu gabinete, em Belo Horizonte, e até posou junto com Lerin para foto. Apesar de aparentar certo desconforto, Piau fez tudo direitinho para selar a paz e usar o prestígio do deputado em favor da população uberabense. Lerin, por sua vez, abriu um sorriso de orelha a orelha e disse que depois vai retribuir a visita no gabinete de Piau, na Prefeitura, e anunciar recursos para Uberaba. Amém!
Elogiado
Aliás, o sempre discreto Paulo Piau ficou vermelho ontem na reunião do Sebrae, em Belo Horizonte, sobre desenvolvimento integrado da região. O presidente da entidade, Olavo Machado, teceu elogios ao prefeito de Uberaba na frente de todos os presentes. Disse que o prefeito Paulo Piau pensa grande e é por isso que lidera a região do Triângulo. “Ele se preocupa com os pequenos municípios porque sabe que a qualidade de vida e o desenvolvimento estão atrelados a isso”. Tá com moral, hein?!
Relax
Já o líder do PSD, deputado federal Marcos Montes, fez questão de marcar presença na sessão solene da Câmara em homenagem ao Dia Nacional da Música e da Viola Caipira - com plenário recheado de gente do ramo. Revelou-se apaixonado pelos dois, música e viola caipira, neste segundo caso, lembrando que representa uma região onde a música caipira tem a preferência popular.
Drama
Logo em seguida, Marcos Montes partiu para o momento mais sério, polêmico e dramático do dia - a votação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Como líder do PSD, ele teve a palavra para orientar os deputados da legenda que integram a comissão. Ou seja, que votassem contra a denúncia da Procuradoria-Geral da República e, portanto, pela não-aceitação da acusação contra o presidente Michel Temer (PMDB). E ganhou...
Bancada
Só para lembrar, no dia anterior, Marcos Montes esteve pessoalmente no Palácio do Planalto para comunicar ao presidente o que havia sido decidido pela bancada do PSD. Os deputados da legenda se reuniram para definir o voto, que foi justamente contrário à denúncia. Que responsabilidade, hein?!
No limite
E aqui, na Câmara Municipal, a situação não anda pra peixe. O presidente Luiz Dutra quer conversar com o prefeito Paulo Piau sobre o repasse do duodécimo, que este ano foi reduzido em 20%. Dutra não está nada satisfeito e, segundo disse, a Câmara está no limite do custeio. Uai, tá na hora de reduzir o número de assessores. Não é?
Vingança maligna
Falando nisso, a página do Acorda Uberaba no Facebook traz diariamente informações sobre o número de assessores de cada vereador e o quanto gastam com os seus salários. A média de cada vereador é 14 assessores, com gastos que giram em torno de R$33 mil mês, fora o tíquete-alimentação e encargos sociais. Fogo cerrado contra os parlamentares que ignoraram o projeto Vereador Solidário, que tinha como foco a segurança pública.
Falta tudo
E segundo a “rádio peão”, se os servidores da Câmara já estão tiririca com Dutra, que não concedeu reajuste nos salários este ano, vão ficar ainda mais. É que o plano de saúde dos servidores terá reajuste de 14%. Isso mesmo, 14 por cento. E tem mais: servidores estão se queixando da falta de material de limpeza na Casa, material de escritório e até material de higiene pessoal. Só na Câmara?
Festança
E não é que a Câmara vai funcionar só até as 14h hoje, para que servidores participem do Café Julino da Prefeitura?! E olha que a Câmara abre às 12h. Aliás, com o recesso parlamentar, muitos gabinetes sequer estão abrindo. Tour... É mentira, gente!
Perdidos
Unidade de Atendimento Integrado, a UAI do Estado, vai sair da avenida Santa Beatriz para se instalar no Praça Shopping. Segundo informações, outra empresa terceirizada vai assumir o serviço e os funcionários estariam sem chão. Não sabem que rumo tomar.
Enxurrada
Representação do vereador Kaká Carneiro contra a Triunfo Concebra está repercutindo em todas as cidades mineiras cortadas pela BR-262 - trechos não-duplicados. Recentemente houve o aumento da tarifa sem que houvesse nenhum tipo de melhoria no serviço. Prefeitos e vereadores estão sensíveis à causa e acionando a assessoria jurídica, em apoio à iniciativa.
Resgate histórico
Prefeito comemora a entrega hoje do Centro de Treinamento do USC. O CT começou a tomar forma a partir da primeira emenda parlamentar do então deputado federal Paulo Piau. A inauguração acontece hoje, às 9h, e marca uma nova etapa na história do USC.