ALTERNATIVA

Piau garante que vaidades individuais não vão dissolver grupo de oposição

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 01/11/2023 às 21:09Atualizado em 03/11/2023 às 20:36
Compartilhar

LÍNGUA AFIADA 
Depois de postar nas suas redes sociais a frase “Eu luto por Uberaba”, o ex-prefeito Paulo Piau movimentou os meios políticos locais esta semana ao firmar o pacto com os ex-deputados Francos Cartafina e Tony Carlos para marcharem juntos nas eleições de 2024. Nesta quarta-feira, véspera de feriado, Piau participou do programa O Pingo do Jota e “rasgou o verbo”. E garantiu que as vaidades individuais não vai dissolver o grupo, que conta também com a participação dos vereadores Marcos Jammal, Caio Godoi, Túlio Micheli, Elias Divino, dentre outros. 

PERFIL 
Além de defender que os candidatos precisam ter projeto para governar Uberaba, o ex-prefeito disse que as pesquisas qualitativas vão nortear a definição sobre qual dos três será cabeça de chapa de disputa majoritária. Foi além: admitiu que o grupo tem outros nomes prontos para enfrentar a eleição para a prefeito no ano que vem, ressaltando que há tempo suficiente para construir um nome novo, “desde que tenha perfil”. Esse perfil, no caso, será aquele que as pesquisas apontarem como sendo da preferência do eleitorado uberabense. 

PESO DAS PESQUISAS 
Indagado sobre os erros de pesquisas que apontaram vitória ou derrota de candidatos, que não se confirmaram nas urnas, Piau admitiu que com ele próprio as pesquisas erraram, em 2016. Mas eram pesquisas quantitativas. Agora, os partidos estão se apoiando em pesquisas qualitativas, onde os eleitores são ouvidos sobre diversos temas. São as tais pesquisas em que os entrevistados “abrem seu coração”. E aí o índice de rejeição dos candidatos conta muito na avaliação do seu resultado nas urnas. 

INCÓGNITA        
Aliados e amigos de longa data, Paulo Piau e Marcos Montes ainda não conversaram sobre as eleições municipais do ano que vem. “Não sei que rumo ele tomará” – disse Piau, ressaltando a importância de MM para Uberaba, não apenas em processos eleitorais, mas por sua atuação política em todas as esferas de poder. “Ele fez muito por nossa cidade” – destacou Paulo Piau. 

CUTUCÕES 
Ao contrário de entrevistas anteriores concedidas pelo ex-prefeito, desta vez ele não poupou críticas ao governo Elisa. “Tudo o que é ruim veio do governo passado. Tudo estava errado. O certo é só daqui pra frente. O governo precisa falar a verdade. Tentar apagar o passado não é correto” – disparou Piau, acrescentando: “Estou vendo o governo atual fazer propaganda da iluminação pública, mas a PPP da Iluminação Pública veio do nosso governo. O atual só deu sequência ao que estava pronto.” 

MITOS E VERDADES 
Piau ainda rebateu a fala da prefeita Elisa sobre a cobrança da taxa de lixo na conta de água. Segundo o ex-prefeito, a PPP do lixo regional foi pioneira no Brasil. Pelos cálculos feitos na época, o preço da taxa para o cidadão ficaria bem menor do que era cobrado junto com o IPTU. Por isso foi feita a opção por esse formato. “Haveria redução expressiva nas despesas para o consumidor. Porém, o que está se vendo é um descontrole na conta de água, não por culpa da taxa do lixo. É problema de gestão. O governo atual mais uma vez joga a culpa no governo passado, mas o problema é desta gestão”. 

PREJUÍZO 
Por último, o ex-prefeito criticou a demora na implantação da usina para geração de energia fotovoltaica: “Deixamos a ordem de serviço assinada e a prefeita cancelou a OS. Demorou dois anos para analisar o projeto até dar outra ordem de serviço, com pequenas alterações. Nesse período, a Prefeitura deixou de economizar mais de R$ 25 milhões com energia”. 

Xiiiiiii.... 

NOVO BRAÇO DO BRT 
Próxima etapa de implantação do BRT em Uberaba deve chegar a R$ 50 milhões, contemplando o corredor Norte/Sul. Projeto foi incluído no novo PAC e, segundo o vereador Samuel Pereira, o senador Carlos Viana está empenhado pessoalmente em viabilizar a liberação dos recursos o quanto antes. De acordo com o projeto, um dos novos terminais será construído no bairro Amoroso Costa, enquanto o outro, no Parque das Américas, próximo à Mata do Carrinho. Outro ponto destacado pelo vereador: as novas pistas do BRT  poderão ser compartilhadas por carros e ônibus. 

NOVO ACESSO 
Embora ainda não tenha se transformado em projeto, há possibilidade de viabilização de um novo acesso ao Jardim Maracanã. Vereador Samuel Pereira sugeriu à prefeita a construção de uma passagem por baixo da rodovia BR 050, tipo um túnel, como extensão da avenida Adail Gomes Ferreira, partindo da avenida Marcus Cherém. Segundo o vereador, a prefeita determinou o levantamento de custos dessa obra para iniciar tratativas com a concessionária Eco-050. 

MALA NA MÃO 
Por falar no vereador Samuel Pereira, ele vai deixar o MDB, na janela partidária de 2024. Mas ainda não decidiu em qual partido irá se filiar. Porém, Samuel garante que estará no caminhão da prefeita Elisa, rumo à reeleição.  

OPORTUNIDADE 
Já estão abertas as inscrições para o Vestibular Bolsa 100 da Uniube, para distribuição de 100 bolsas integrais (100%) para cursos presenciais e semipresenciais da Universidade, exceto Medicina. Mas fique atento, o benefício é válido para a primeira graduação de alunos de escolas públicas ou particulares, com renda que não ultrapasse um salário mínimo e meio por pessoa na família. As provas acontecem no dia 25 de novembro, presencialmente, em Uberaba e Uberlândia. As inscrições são online e gratuitas pelo link https://uniube.br/simplifica 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por