Tempos bicudos
Reunião de secretariado, ontem, foi marcada pela tensão e deu o tom de como serão os próximos dias, semanas e meses. Com medidas rigorosas de contenção de gastos, a Prefeitura de Uberaba vai afiar ainda mais a tesoura. Segundo consta, os cortes vão atingir todos os setores da administração pública. Vem até demissão por aí. Vale lembrar que, desde agosto, com a publicação do decreto que impôs regras de conduta financeira e disciplina rígida nos gastos públicos, as ações de economia já vinham acontecendo na Prefeitura, mas agora o prefeito Paulo Piau frisou que será necessário avançar e chegar à fase final do decreto. Leia-se: arrocho.
Ou vai, ou racha!
Justamente para falar sobre a dívida praticamente impagável do governo de Minas com os municípios, Uberaba receberá prefeitos de toda a região e o presidente da AMM, Julvan Lacerda, no dia 23. Prefeituras têm que se unir e fazer cobranças conjuntas. Isoladamente, ninguém vai conseguir nada. AMM fala em intervenção federal em Minas Gerais, medida que já deveria ter sido tomada há meses. A associação esperou a crise agudizar para decidir por medida mais drástica contra o governo Pimentel, que está no fim.
Preto no branco
Observando as redes sociais é possível ver que servidores e a comunidade ainda não estão percebendo a gravidade da situação enfrentada pela falta de repasses financeiros do Estado ao município. Alguns, inclusive, desconhecem o vínculo financeiro que os municípios têm com os governos estadual e federal. Não sabem que impostos pagos na cidade vão para o Estado para, depois, retornar parcialmente em forma de repasse. E é justamente esta parte que não está chegando a Uberaba, nem aos demais municípios mineiros. Pior: se falta dinheiro na Prefeitura, o comércio vende menos, as pessoas começam a atrasar o aluguel, deixam de abastecer o carro, compram menos nos supermercados, e vira uma bola de neve...
Que confusão!
Nem todas as repartições públicas fecharão as portas na terça-feira, feriado municipal da Consciência Negra. Prefeitura e Câmara não vão funcionar, mas o Fórum Melo Viana terá expediente normal, assim como a Justiça Federal e Delegacia da Receita Federal. Justiça do Trabalho, Junta Comercial, Superintendência de Ensino, Regional de Saúde e demais repartições estaduais, por sua vez, não abrirão as portas.
Primeira reforma
Inaugurada em 24 de novembro do ano passado, a Estação de Tratamento de Esgoto Hugo Rodrigues da Cunha (ETE Conquistinha) passará por reforma, para ampliação do setor administrativo. Pregão para contratação da obra está marcado para o dia 3 de dezembro.
Cobrança
A Caixa Econômica Federal já fez as medições e tem o recurso para pagar à construtora responsável pela obra da avenida Interbairros. A empreiteira mostrou por meio de planilha e medições e o banco entendeu que ela tem direito a aditivo para finalizar a obra. Mesmo sendo recurso de financiamento, ou seja, específico para a obra da avenida Interbairros, a Prefeitura ainda não publicou o aditivo no Porta-Voz. Com este recurso, que já se encontra liberado na Caixa, a construtora terá de finalizar o serviço. Tomara que essa publicação aconteça nos próximos dias, pois todos queremos ver esta obra concluída. Já passou da hora.
Quem se habilita?
Não deu ibope a licitação para credenciamento de interessados em fornecer abrigo para animais apreendidos, incluindo suínos, caprinos, ovinos, bovinos, bubalinos, asininos, muares e equivalentes. O interessado, além de guardar os animais por prazo indeterminado, ainda teria de bancar do bolso os custos com médico veterinário responsável pela prevenção de controle de zoonoses e pela saúde dos animais sob sua responsabilidade. Tudo isso sem qualquer ônus para o município. Difícil aparecer alma tão generosa nesses tempos de crise aguda...
Convênio
Servidores do Legislativo municipal poderão se beneficiar de convênio firmado com o Jockey Club, para descontar em folha as parcelas de mensalidade como sócios.
Consignação
Por falar em benefícios, a Prefeitura firmou convênio com o Banco Santander para concessão de crédito consignado aos servidores municipais, também mediante desconto em folha salarial.
Vida segue
Apesar da pindaíba dos cofres municipais, as licitações para obras continuam sendo publicadas no jornal oficial do município. Na edição do “Porta-Voz” do dia 14, por exemplo, foi publicado edital para contratação de empresa visando implantação de academias de ginástica ao ar livre no bairro Fabrício.
Boa ideia
Foi do jovem Guilherme Roso, filho do estimado casal Ale e Altamir Roso, a ideia de o IEATM (Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro) promover um coffee break para o Hospital Dr. Hélio Angotti apresentar sua nova administração, durante a ExpoCigra. O evento foi muito prestigiado e a nova fase do hospital ganhou mais visibilidade. Guilherme é um dos voluntários atuantes do HHA.