ALTERNATIVA

Piau manda suspender todas as autorizações de cortes de árvores

Lídia Prata
Publicado em 24/04/2018 às 07:12Atualizado em 16/12/2022 às 04:31
Compartilhar

Festa para a safra

Na véspera da inauguração oficial da ExpoZebu, a Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA) e a Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig) vão reunir as principais lideranças políticas e empresariais mineira para a solenidade de abertura oficial da Safra Mineira de Açúcar e Etanol 2018/19. Esse evento já se tornou uma tradição aqui, mas este ano, de modo especial, deverá ser altamente movimentado por causa das eleições de outubro. Palco do evento será a Fazenda Santa Vitória, do bem-sucedido empresário José Francisco Santos.

Números excepcionais

Pilar importante do agronegócio mineiro, o setor sucroenergético contabiliza hoje 120 municípios produtores de cana-de-açúcar, com 34 usinas em produção, que geram também cerca de 180 mil empregos diretos e indiretos. O grupo CMAA é uma das principais locomotivas da produção de açúcar, etanol e bioeletricidade, com três usinas localizadas em Uberaba, Limeira do Oeste e Canápolis.

Políticos aqui

Se não houver contratempo de última hora, o governado Fernando Pimentel estará em Uberaba nesse fim de semana. Há expectativa de que ele venha na sexta-feira para o evento da Siamig e fique por aqui para inaugurar a ExpoZebu, no sábado pela manhã.

Será?

Nos bastidores comenta-se que Pimentel poderá anunciar algumas medidas em benefício do setor agropecuário, justamente na solenidade da ABCZ. Vir aqui de mãos abanando é que não ficará bem para ele...

Convergência

Senador Antonio Anastasia desembarcará em Uberaba na sexta-feira, ficando aqui no fim de semana. Será hóspede do deputado federal Marcos Montes, do PSD, seu provável companheiro de chapa na disputa pelo governo de Minas este ano. Anastasia tem agenda cheia de compromissos aqui.

Vai mudar

Aleluia! Sabe a melhor notícia do dia? Prefeito Paulo Piau convocou toda a equipe da Secretaria de Meio Ambiente ontem à tarde e determinou a reavaliação de todos os laudos emitidos para supressão de árvores nos últimos 12 meses. Estão suspensas todas as autorizações de corte nos passeios e áreas públicas, até que uma nova normativa seja aprovada no Conselho de Meio Ambiente. E o limite será o risco de acidente com danos materiais ou às pessoas. Tomara que agora os algozes do meio ambiente obedeçam à ordem do prefeito e parem de autorizar a derrubada de árvores em série, como vinham fazendo.

Só poda

Piau garante que daqui pra frente só será permitida a poda, cabendo à Prefeitura realizar esse serviço em áreas públicas, como canteiros centrais e praças, por exemplo. A poda em passeios e terrenos particulares cabe aos proprietários dos respectivos imóveis, que, igualmente, precisarão ter responsabilidade e consciência para não matar as árvores.

Mais rigor

Daqui pra frente, quem quiser derrubar uma árvore terá de cumprir uma série de regras. A autorização da supressão não dependerá apenas da Secretaria de Meio Ambiente, mas terá de ser previamente submetida ao Conselho Municipal do Meio Ambiente. Sem esse parecer a árvore não poderá ir ao chão. Ali será avaliada a possibilidade de tratar espécies “doentes”, quando for possível, de modo a evitar ao máximo a supressão. Essa normativa será apresentada em maio, regulamentando os trâmites para os pedidos de corte de árvores. Até lá, nada de cortes e, depois disso, só em último caso e sob o crivo do Conselho. E mais: derrubou uma, terá de plantar cinco para compensar o meio ambiente. Aleluia! Mil vezes aleluia!

Decisão

Hoje o prefeito Paulo Piau vai receber a diretoria internacional da Mosaic em seu gabinete. A expectativa é grande, diante do impacto que a notícia da escolha de Uberlândia para sediar a gestão da empresa causou na comunidade local. O ocorrido serviu para unir vários segmentos em torno da causa. Piau tem dito que a Mosaic é sempre bem-vinda, mas que quer uma resposta para Uberaba.

Pegou mal

Críticas e mais críticas à solenidade de homenagens do governo de Minas, no sábado, quando entregou a Medalha da Inconfidência a diversas personalidades. Ao contrário de anos anteriores, o governo optou por realizar uma solenidade em local fechado (auditório da Ufop), guardando em sigilo a lista de homenageados, entre os quais estava a mulher da vereadora Marielle Franco, brutalmente assassinada no Rio de Janeiro. Muitos perguntaram o que ela fez por Minas Gerais para merecer a comenda máxima do Estado. Outros questionaram os critérios de escolha dos homenageados, a ponto de deixar de fora a professora Heley de Abreu, a heroína de Janaúba que morreu tentando salvar a vida de seus pequenos e indefesos alunos na creche onde trabalhava.

Adeus!

Perdemos o Professor Hamid Alexandre Cecin, um cientista, um estudioso, um ser humano que sabia ouvir e entender as aflições do corpo e da alma. Um amigo generoso e solidário, que vai fazer enorme falta a todos nós, seus admiradores. Dr. Hamid cumpriu sua missão entre nós, com supremacia, deixando bons exemplos e muita saudade.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por