Daniela Brito - redatora interina
daniela.brito@jmonline.com.br
UPA
Ida do prefeito Paulo Piau na UPA São Benedito pegou muita gente de surpresa. O secretário Fahim Sawan, por exemplo, só foi avisado da “visita surpresa” meia hora antes. E lá, Paulo Piau ouviu as pessoas e embora tenha ouvido cobranças, ficou satisfeito com o feedback dos usuários. Uma das questões que não passaram em branco foi a situação indefinida do prédio que acaba se tornando um empecilho para as reformas na estrutura.
Desapropriação
O imóvel que abriga a UPA é alugado e estava em processo de desapropriação por parte da Prefeitura. Porém, em dezembro do ano passado, a administração passada, sem maiores explicações desistiu de desapropriar o prédio. E pior: o mesmo procedimento hoje ficaria muito mais caro. Enquanto não se resolve o imbróglio, o aluguel continua sendo pago aos proprietários pelo município. Dinheiro público que poderia estar investido de outras formas em prol da população.
Terminal
Embora tenha avançado nas discussões acerca das adequações do Aeroporto de Uberaba, prefeito Paulo Piau não descartou a proposta defendida durante a campanha eleitoral, quanto o Aeroporto Internacional de Cargas e Passageiros, entre Uberaba e Uberlândia. A ideia corre paralelamente.
Proposta - E analistas avaliam que este empreendimento ficaria quase dez vezes mais caro do que a adequação do Aeroporto de Uberaba. Porém, há quem defenda a proposta ao invés em detrimento da adequação do aeroporto local.
E vão além - Aeroporto de Uberlândia também passará por adequações. Entre aqueles que defendem a proposta, a ideia seria juntar os recursos que serão gastos em adequação nos dois aeroportos, para a construção do Aeroporto Internacional de Cargas e Passageiros. O valor, segundo consta, estaria próximo ao que será investido. E o empreendimento poderá atender não só as duas maiores cidades da região, mas praticamente todo o Triângulo e Alto Paranaíba.
Na rua
Após o “sumiço” da chave da sede do PT, a executiva municipal teve que realizar a reunião na rua.
Resposta
Em nota enviada à coluna, a Cemig esclareceu que a falta de energia ocorrida na tarde de quarta-feira, na rua Segismundo Mendes, entre avenida Leopoldino de Oliveira e rua Vigário Silva foi acidental e provocou a queima de um transformador. A empresa informa ainda que assim que identificou o problema, mobilizou uma equipe composta por nove profissionais e um veículo caminhão para substituir o transformador no menor tempo possível.
Justificativa
Nova comissão do PMN, presidida pelo empresário J. Júnior, não foi sido validada por falta de reconhecimento da firma dos novos componentes.
Consolidação - A ExpoCigra 2013 consolida o Shopping Uberaba como o local de maior visibilidade para realização de eventos, além de reforçar a sua filosofia de apoiar as causas da cidade. O Shopping é o portal natural de entrada de Uberaba e receberá os milhares de visitantes de 18 a 22 para conhecerem as novidades nos mais de 50 estandes.
Mandato - Está praticamente certa a possibilidade de Tony Carlos assumir o mandato na Assembleia Legislativa. As articulações junto ao suplente Getúlio Neiva, atual prefeito de Teófilo Otoni, estariam avançando de forma bastante positiva em favor do uberabense.
Expectativa
A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o acolhimento de embargos infringentes no julgamento do mensalão ficará para a próxima quarta-feira (18). Falta apenas o voto do ministro Celso de Mello. Ele será o responsável por definir o resultado final do julgamento que está empatado em cinco a cinco.
Encontro
Paulo Piau estará hoje acompanhando a visita da presidente Dilma Rousseff, em Uberlândia. A chefe de Estado vem para a entrega dos certificados da Pronatec. A primeira dama, Heloisa Piau, acompanha o prefeito.
Arquivo
Durante o encontro do G9 com o governador Anastasia, na semana passada, o presidente da OAB Uberaba, Vicente Flávio Ribeiro aproveitou para discutir sobre a suspensão dos prazos durante os meses de dezembro e janeiro - para que coincida com as férias dos juízes. O assunto tem sido pauta de muitas discussões entre a classe. O assunto também foi levado à mesa pelo dirigente da 14ª seccional na reunião do colégio de presidentes da OAB realizada em Belo Horizonte.