ALTERNATIVA

Piau pede urgência nas tratativas sobre projeto do gasoduto

Lídia Prata
Publicado em 18/10/2019 às 07:03Atualizado em 18/12/2022 às 01:09
Compartilhar

Devagar, quase parando...

Na solenidade de inauguração oficial da ExpoCigra Fiemg 2019, prefeito Paulo Piau pediu publicamente ao representante do governador Romeu Zema que defendesse junto ao chefe a urgência nas tratativas sobre o projeto de viabilização do gasoduto no Triângulo Mineiro, já que necessariamente essa solução terá de passar pela Cemig e Gasmig. Mas, como tantos outros, esse pedido deve ficar engastalhado no governo do Estado, em que pese estarem faltando R$3 milhões para a conclusão do estudo de viabilidade técnica do projeto. Segundo o prefeito, a proposta levada ao governador há meses envolve a liberação desses recursos pelo Estado, abatendo no débito com o município referente aos repasses de ICMS retidos pelo então governador Fernando Pimentel. Até agora Zema não deu a menor bola para o assunto.

Novela interminável

Falando sobre o gasoduto na entrevista dessa quinta-feira à Rádio JM, o prefeito Paulo Piau voltou a frisar que Uberaba está perdendo investimentos por falta de gás. Além disso, a vinda do gasoduto propiciará a retomada das negociações com a iniciativa privada, no sentido de viabilizar a fábrica de amônia e ureia no município. Mas está tudo parado, à espera da boa vontade do governo Zema. “Está devagar demais” – reclamou o prefeito.

Projeto novo

Ainda na entrevista à Rádio JM, o prefeito confirmou que desistiu de transformar a avenida Marcus Cherém em mão única. Nos próximos dias deverá ser convocada reunião com todos os empresários instalados naquela via para apresentar e discutir um projeto novo, alternativo, prevendo duas pistas de saída e uma de entrada, além de iluminação de LED em toda a extensão. Tem mais: o estacionamento será mantido na Marcus Cherém. Vitória dos comerciantes daquela avenida.

Agora vai

Câmara Municipal aprovou a criação de uma Comissão Especial Processante para apurar responsabilidades no episódio envolvendo a descoberta de produtos veterinários e insumos vencidos que estavam no Centro de Zoonoses.

Responsabilidade

“Alguém sabia de tudo e se omitiu. Isso é crime e dá justa causa para demissão” – reagiu o prefeito sobre essa história dos medicamentos localizados no Centro de Zoonoses. Controladoria do Município abriu sindicância para apurar responsabilidades por essa omissão.

Olha o perigo!

No primeiro semestre deste ano, as UPAs São Benedito e Mirante atenderam cerca de 3.900 pessoas conduzidas pelas polícias ou pelo sistema prisional. Ou seja, foram cerca de 3.900 atendimentos de presos ou detidos e de presidiários. Em média, são 650 atendimentos por mês ou 22 atendimentos diários nas UPAs. Convenhamos: esse tipo de atendimento deveria ser revisto, principalmente os conduzidos pela polícia para exame de corpo de delito. Além de atrasar o atendimento a pacientes que vão às UPAs em busca de atendimento de saúde, a chegada de presos para exames de corpo de delito causa constrangimento (para não dizer outra coisa) nos usuários. Nos fins de semana a situação se complica. Já houve casos de prisão em festas, onde todos foram conduzidos a UPA para exames de corpo de delito, que demoraram mais de uma hora. Não dá!

Vício danado

“As empresas de modo geral estão viciadas em aditivos de preço e de prazo. É um vício difícil de ser vencido”, disse o prefeito, alegando que sua administração “está no pé” das empreiteiras para evitar atrasos nas obras em andamento no município. Quer entregar todas elas antes do final de seu mandato. Quando questionado por que só agora a Prefeitura resolveu endurecer com as empreiteiras, Piau reclamou das dificuldades para obrigá-las a cumprir o contrat “Se formos cobrar isso na Justiça, vai demorar mais. Justiça no Brasil demora muito. Estamos notificando, multando, impedindo as empresas de participar de novas licitações. Mas, vício não acaba da noite para o dia”.

Basta!

Acredite, se quiser: na Prefeitura já somam mais de quatro mil os pedidos para instalação de quebra-molas em ruas da cidade. Só um pedido para retirar quebra-molas, no caso, feito pelos comerciantes da rua Goiás, no bairro Santa Maria.

Passe lá!

Grupo JM de Comunicação está na ExpoCigra com estande lotado de brindes para os visitantes. Pela Rádio JM, você pode tirar uma foto no estande, postar no seu Instagram com a hashtag #jmnaexpocigra e preencher um cupom para participar do sorteio de lindíssimo relógio Puma grifado pela Joalheria Cardoso, nossa parceira nessa promoção. Boa sorte!

Olha o “parcão” aí!

Totalmente repaginada, a praça Pôr do Sol será entregue à comunidade neste fim de semana. Obra foi bancada pela Sicoob Uberaba e tem como uma das suas principais atrações o “parcão”, voltado para os pets.

Que sujeira!

Prefeito Rui Ramos, de Pirajuba, não escondeu sua indignação com o descaso da Infraero em relação ao aeroporto de Uberaba. Além do calor insuportável na sala de embarque, já denunciado nesta coluna, o mato na área externa chama a atenção. Socorro!

 

Olha o estado do aeroporto de Uberaba: mato puro

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por