Decepção anunciada
Visita do ministro da Justiça a Uberaba foi o que se esperava: uma decepção. Nada do que Torquato Jardim disse em público foi novidade, muito menos trouxe alguma “luz” sobre os projetos do governo federal para conter a violência galopante no país. Da mesma forma, na reunião reservada, o ministro não convenceu e muitos saíram de lá com a sensação de ter perdido tempo.
Duro desabafo
Ao contrário dos pronunciamentos anteriores de improviso, desta vez o prefeito Paulo Piau preferiu escrever o seu discurso. E foi duro em suas palavras. Assim como fez na visita da presidente Dilma em 2014, Piau propôs novamente que o país adote um Plano Nacional de Segurança Pública Integrado e que tal plano seja a principal ação do presidente Michel Temer para o último ano de seu mandato, em 2018. O prefeito chegou a dizer que onde não há ordem não pode haver progresso e que o Plano precisa integrar a todos, inclusive o Poder Judiciário. Piau ressaltou, ainda, que o crime está migrando dos grandes centros para as cidades e regiões de médio porte, e hoje nenhum cidadão está “seguro”, seja em casa, no trabalho, na rua, no lazer. Arrematou com a frase que todos nós gostaríamos de dizer ao ministr “A sociedade não aguenta mais essa situação”.
Dedo na ferida
Embora não tenha tido nenhum anúncio efetivo por parte do ministro ou do secretário de Estado de Defesa Social, o encontro foi avaliado pelo prefeito Paulo Piau como importante, por dois motivos. O primeiro, porque colocou Uberaba e região no mapa e no radar das grandes autoridades nacionais e estaduais de segurança pública. O segundo, porque o recado dos prefeitos foi duro e clar não dá para as prefeituras assumirem mais esse ônus, o da segurança pública. Nunca tantas autoridades da área estiveram reunidas juntas na região.
Discreto
O diretor-geral do Departamento de Polícia Federal, Leandro Daiello, integrou a comitiva do ministro em Uberaba. Ele ganhou notoriedade pela atuação na Lava-Jato, sendo até mesmo personagem no filme sobre o escândalo nos cinemas. Discreto, Daiello passou quase despercebido.
Ofuscado
Já o secretário de Estado de Defesa Social, Sérgio Barboza Menezes, foi a primeira autoridade a chegar ao Centro Administrativo na manhã dessa quinta-feira. Ele estava representando no evento o governador Fernando Pimentel, mas não foi até o aeroporto recepcionar o ministro. Por pouco sua presença não seria sequer notada...
Descobrindo Uberaba
Depois do ministro da Justiça, Uberaba poderá receber a visita do ministro da Saúde, o polêmico Ricardo Barros, para inaugurar o Hospital Regional no dia 4 de setembro. E, em outubro, o ministro das Cidades, Bruno Araújo, é esperado para a inauguração da ETE Hugo Rodrigues da Cunha.
Mais visita
O governador de São Paulo e presidenciável tucano Geraldo Alckmin visita Uberaba hoje e será recebido pelo prefeito Paulo Piau no aeroporto, pela manhã. O governador virá para a ExpoGenética e deve passar a manhã no Parque Fernando Costa. É claro que a movimentação das eleições do ano que vem já começaram.
Corrida eleitoral
E por falar em movimentação dos pré-candidatos à Presidência da República, Ciro Gomes desembarca em Minas Gerais nesta sexta-feira para participar de convenções municipais do PDT em Contagem, Belo Horizonte, Governador Valadares e Montes Claros. Uberaba ainda não tem diretório municipal formalizado, o que pode acontecer ainda este ano, com direito a visita de Ciro Gomes. Período pré-eleitoral faz os pré-candidatos “descobrirem” nossa cidade.
Vez dos velhinhos
Aposentados e pensionistas do INSS começam a receber hoje a primeira parcela do 13º salário. O pagamento será feito até o dia 8 de setembro. Pelo menos é o que promete o governo federal.
Aposentadoria
Porta-Voz dessa quarta-feira trouxe decretos declarando a vacância de uma série de cargos, especialmente em decorrência da aposentadoria de servidores das mais diversas áreas. A maioria, porém, é da Educação, com dezenas de professores, coordenadores pedagógicos e educadores infantis deixando a rede municipal de ensino.
Luxo
Promete levar os leitores à reflexão a matéria assinada pela jornalista Indiara Ferreira na próxima edição da JM Magazine, que chegará às bancas no dia 30. O tema? A eterna falta de tempo que nos consome diariamente. Não perca a JM Magazine 58. Está superinteressante e gostosa de se ver e de ler.