ALTERNATIVA

Pico da Covid-19 em Uberaba pode ser em agosto, diz secretário de Saúde

Lídia Prata
Publicado em 06/05/2020 às 20:38Atualizado em 18/12/2022 às 06:05
Compartilhar

Foto/Divulgação

Mais de 3.230 quilos de alimentos não perecíveis foram entregues a asilos de Uberaba pela ABCZ. Os mantimentos foram arrecadados pela comissão ABCZ do Bem, coordenada pela primeira-dama da associação, Rosália Curado Machado. Ela destacou a importância das ações sociais da entidade, que tem acompanhado de perto e tentado minimizar os impactos dessa crise sem precedentes em todo o mund “Entendemos que se cada um fizer a sua parte conseguiremos passar por tudo isso de maneira menos traumática”.

QUADRO FAVORÁVEL

Para o enfrentamento do coronavírus em Uberaba há 70 leitos de UTI e 160 leitos de enfermaria exclusivos para pacientes com suspeita ou com teste positivo para Covid-19. Só no Hospital Regional são 30 leitos de UTI apenas para pacientes com essa doença. No total, gira em torno de 25% a 30% a média de ocupação dos leitos de UTI (públicos e privados) destinados a pacientes com Covid-19. Foi o que revelou o secretário Iraci Neto ao programa O Pingo do Jota desta quarta-feira, ao falar sobre as medidas de contenção do avanço do coronavírus na cidade. Esses números serão elencados no processo judicial que discute a flexibilização das medidas de isolamento social em Uberaba, com consequente reabertura parcial do comércio.

Hoje, a taxa total de ocupação dos leitos destinados a Covid-19 é de 6,5%, o que leva o secretário Iraci Neto a garantir que Uberaba tem o controle da pandemia do coronavírus neste momento.

APOSTA ERRADA

Ao contrário de Uberaba, a vizinha Uberlândia não fez um plano de contingência municipal do coronavírus. Só destacou um hospital para ser referência para Covid-19 recentemente, ao passo que Uberaba desde o princípio definiu o Hospital Regional para essa finalidade. Além disso, Uberlândia demorou mais de 30 dias para determinar o isolamento social. Resultad os casos de coronavírus lá estão explodindo e 94% dos leitos de UTI já estão ocupados, não só com pacientes de Covid-19, mas englobando também outras patologias. Em breve a rede hospitalar da vizinha cidade poderá entrar em colapso.

Pois é. Aqui houve planejamento técnico e adoção de medidas preventivas com maior agilidade. Por isso temos números menores, tanto de pacientes com suspeita da doença, quanto com testes positivos. Também os óbitos são 4 aqui, contra 11 em Uberlândia.

PICO EM AGOSTO

Embora ninguém possa garantir absolutamente nada em relação ao coronavírus e o cenário seja de absoluta incerteza e insegurança, o governo de Minas trabalha com a hipótese de pico da doença em meados de junho, em todo o Estado. Mas o secretário Iraci Neto discorda e acredita que pelo menos em Uberaba esse pico deverá ser atingido em agosto. Socorro!

ELE VOLTOU!

Depois de um longo período em que esteve refratário aos holofotes, o ex-presidente da Cohagra reapareceu nesta quarta-feira para confirmar sua intenção de disputar a indicação do MDB a prefeito de Uberaba. Na entrevista ao Pingo do Jota, Marcos Jammal garantiu que até o dia 3 de abril estava seguro em caminhar com o PSDB. Mas aí repensou, lembrou do carinho que sempre mereceu do prefeito Paulo Piau, e aí decidiu ficar no MDB.

Ah...

“QUEREMOS VOCÊ”

Jammal contou também que teve uma conversa franca com o “grupo” do prefeito Paulo Piau e teria ouvido deles: “Queremos você. Você pode ser o nosso candidato.”

No entanto, o ex-presidente da Cohagra garante que não foi feito qualquer compromisso com ele. Disseram apenas que se ele estiver bem nas pesquisas poderá ser o candidato do partido.

Aguardemos os próximos capítulos dessa novela…

AO VIVO

A propósito, o presidente estadual do MDB, deputado federal Newton Cardoso Jr, será o entrevistado do programa O Pingo do Jota nesta sexta-feira, a partir de 8h30, pela Rádio JM FM 95,5.

CONSTRUÇÃO COM PÉ NO FREIO

A pandemia de Covid-19 puxou o freio de mão da economia local, e alguns setores estão sentindo fortemente o impacto da brecada repentina. É o caso da construção civil. Pelo menos é o que se percebe dos números de alvarás concedidos pela Secretaria de Planejamento para novas obras em Uberaba. Nos 20 dias de março antes do primeiro decreto que suspendeu as atividades do comércio, foram expedidos 57 alvarás. Em abril, o número caiu para 42. Todos os processos já estavam em tramitação na Prefeitura.

ANTES POUCO DO QUE NADA

É claro que se formos comparar os números de 2020 com os dois anos anteriores, a queda é vertiginosa. Para se ter uma ideia, em março de 2018 foram expedidos 77 alvarás, enquanto em 2019 esse número saltou para 82. Agora despencou para 57.

O mês de abril, então, nem se fala. Já totalizou 99 alvarás em 2018, e 108, em 2019. Caiu para meros 42 alvarás de obra nova em abril deste ano.

APROVADO

Grupo Petrópolis conseguiu ontem a autorização oficial para construir um heliponto na sua fábrica em Uberaba. A Portaria já foi publicada no Diário Oficial da União. Viva!

CADÊ A MÁSCARA?

Embora tenha a missão de dar segurança à população, a PM continua ignorando a importância do uso de máscaras. Esta semana, PMs postados na avenida Fidélis Reis, próximos à agência da Caixa, estavam do lado de fora da viatura, sem máscaras de proteção. Na terça-feira, blitz na avenida Santos Dumont, por volta de 10h, repetiu a cena. Porém, com um agravante: os militares abordaram os motociclistas, sem o equipamento de proteção, colocando em risco não apenas a própria vida, como também a vida daqueles que eram parados e abordados. Não pode!

Verdadeiro absurdo o que se vê diariamente no Calçadão da Artur Machado. Veja a quantidade de pessoas circulando por lá hoje. Pois é. O comércio não pode funcionar normalmente para evitar aglomerações, mas as pessoas podem anda pra lá e pra cá, e até namoram nos bancos do Calçadão

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por