Daniela Brito – redatora interina
daniela.brito@jmonline.com.br
Movimentação eleitoral
Com vistas às eleições, a sexta-feira foi bastante movimentada politicamente em Uberaba. Pimenta da Veiga, pré-candidato ao governo mineiro, circulou por aqui rodeado de tucanos. Lá na Câmara, esteve reunido a portas fechadas com o vereador Ripposati. Secretário de Ciência e Tecnologia, Narcio Rodrigues acompanhou a visita de Pimenta da Veiga ao lado do filho, também pré-candidato a deputado, Caio Narcio.
Encontro inesperado
Pimenta da Veiga almoçava em uma churrascaria com o pecuarista Mário Franco quando chegou o ex-ministro da Agricultura Toninho Andrade (PMDB) – possível candidato a vice na chapa encabeçada por Fernando Pimentel (PT). Coincidência? Não se sabe. Mas todos se trataram com muita cordialidade. Aliás, Fernando Pimentel também cumpriria agenda aqui, mas não apareceu...
E teve mais
Quem também se reuniu com Pimenta da Veiga foi Wagner do Nascimento Júnior, que o convidou para uma reunião na residência dele. Lá, apenas assessores do presidente da Cohagra acompanharam a visita.
Dica
Em meio à fraude dos plantões da SMS, o Ministério Público Federal deveria investigar a jornada de trabalho dos médicos locados no Hospital de Clínicas da UFTM. Há muita especulação de que profissionais se dirigem pra lá, passam o ponto e cumprem expediente em outros lugares, principalmente em consultórios particulares.
Marcando presença
Entre todos os tucanos que cercavam o pré-candidato ao governo mineiro Pimenta da Veiga estava o advogado Alexandre Pires. Até pouco tempo atrás ele era peemedebista de carteirinha. Agora é tucano!
Anfitrião
Atual presidente da Cohagra e pré-candidato declarado a deputado estadual pelo PR, Wagner do Nascimento Júnior recebe amigos, políticos e apoiadores para comemorar seu aniversário. A festança acontece a partir do meio-dia na Casa do Folclore.
Intimado
Detentor de cargo de confiança foi intimado pessoalmente esta semana por delegado no Centro Administrativo. Ele terá de depor em um inquérito policial onde é acusado de apropriação indébita e estelionato. Na hora da intimação, segundo informações, o mesmo estava em reunião com o prefeito Paulo Piau, conforme informações.
Positivo
Então procurador-geral da Câmara, o advogado Rodrigo Souto assume a Secretaria de Administração. Uma escolha que não havia sido especulada, mas que foi recebida de forma muito positiva. Rodrigo Souto possui competência técnica para o cargo. Vai fazer a diferença, com certeza.
Assessor especial
José Elias Miziara foi nomeado assessor em Comércio Exterior da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, segundo decreto publicado no Porta-Voz. Mas, segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, ele vai exercer as suas funções junto à Secretaria de Infraestrutura, que será desmembrada entre Obras e Serviços Urbanos. O atual secretário Roberto Indaiá ficará responsável pela parte de serviços urbanos e Miziara, pela de obras. Ainda não há definição para a pasta de Esportes.
Coincidência
Nomeado o novo coordenador de teatro da Fundação Cultural. Quem assume o cargo é Alexandre Oliveira Ferreira, administrador de empresas. Ele substitui o “também” Alexandre Oliveira – que, após a exoneração, se movimentou absurdo para reaver o cargo, sem sucesso. Agora, o curioso é os dois terem o mesmo nome e sobrenome. Há quem aposte que o decreto publicado no Porta-Voz trará confusão por tamanha coincidência...
Esperado
Não surpreendeu foi a nomeação de Alaor Vilela na Secretaria da Fazenda. Ele iria assumir o cargo no ano passado, mas acabou recuando por ter empresa que presta serviços ao município. Agora, não há impedimentos.
Ameaças
Alguns recém-exonerados de cargos de confiança prometem colocar a boca no trombone. Isso porque tiveram informações privilegiadas durante o período em que trabalharam para o governo municipal. Vem chumbo grosso por aí.
Indignação
Engenheiro eletricista Gustavo Ibituruna, em e-mail à coluna, diz que não consegue aceitar a ideia de o Cine Metrópole se transformar em estacionamento de veículos. Para ele, é muito triste ver um dos maiores cinemas brasileiros ter um fim tão triste. O leitor sugere que espaço seja utilizado de forma positiva, como um teatro ou museu.
Quiosques
Já o vereador Borjão se posiciona a favor dos proprietários de quiosques que comercializam lanches da praça da Mojiana. Ele coloca como “absurda” a forma como os “lancheiros” estão sendo tratados pela administração municipal, que pretende abrir licitação para o uso dos quiosques. Borjão é contra os comerciantes serem retirados dos quiosques, visto que alguns atuam no local há mais de 20 anos, e adianta que irá buscar solução com equilíbrio e respeito, segundo ele.