ALTERNATIVA

Pipocam denúncias de perseguição política na Prefeitura

Lídia Prata
Larissa Prata*
Publicado em 26/05/2023 às 21:56Atualizado em 26/05/2023 às 22:08
Compartilhar

De babar
Resultado da pesquisa realizada pelo Instituto Percent, em parceria com o Jornal da Manhã, mostra como o uberabense se sente com relação aos governos estadual e federal. Ao contrário da reprovação direcionada à prefeita Elisa Araújo, a situação do governador Romeu Zema por aqui é mais do que confortável. Afinal, aprovação de 60% não é para qualquer um, sobretudo quando se acrescenta à soma o percentual de neutralidade, mesmo que em partes. Fato é que Zema, eleito com 69,26% dos votos totais registrados em Uberaba, segue em berço esplêndido por aqui. A ligeira queda de 10% entre os seus eleitores, na avaliação de Luiz Cláudio Campos, não é muito significativa.

Resultado pesquisa JM/Percent (Gráfico/Percent)

Quem puxa quem?
Seria a aprovação confortável de Zema suficiente para alavancar a popularidade de Elisa? Ainda é cedo para saber, mas importa ressaltar que o governador foi um dos grandes nomes entre apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro em sua tentativa de reeleição no ano passado e, apesar de ter grande popularidade em Minas Gerais, não foi o suficiente para estancar o crescimento do presidente Lula no estado.  

Equilibrada
Por falar em Lula, o Instituto Percent também avaliou como está o sentimento do uberabense com relação ao novo governo federal. Vale dizer que a maioria do eleitorado da cidade optou por Bolsonaro no ano passado, dando percentual de 44,15% do resultado final das eleições ao petista. Assim, os seus 46% de aprovação aferidos pelo Percent estão ainda na margem de erro das eleições, o que mostra uma certa coerência: quem era contra Lula, continua, e, da mesma forma, quem era a favor. Outra conclusão possível nisso tudo é que o clima eleitoral polarizado ainda não passou, o que certamente implicará na corrida até 2024.

Resultado pesquisa JM/Percent (Gráfico/Percent)

E agora?
Vai se desenhando o caminho até o ano que vem. Até para identificar alianças a serem formadas e barcos furados a serem evitados. Aqueles detentores de mandato, seja os que buscam reeleição ou não, certamente correm pesquisas de opinião popular para identificar os alvos e objetivos. Inclusive Zema e Lula, e, por conseguinte, seus apoiadores diretos em Uberaba, para estreitar laços com quem agrega. E, da mesma forma, distanciar de quem prejudica. 

Vice
Entre os apoiadores incontestáveis de Elisa, nos bastidores políticos se afunilam as opções para ocupar o cargo de vice nas eleições do ano que vem. Uma das mais “lógicas” (e comentadas) é a do secretário de Educação, Celso Neto. Fonte da coluna Alternativa revela que ele tem se portado como articulador político da campanha de reeleição da prefeita, inclusive se colocando à disposição de ser seu vice, durante verdadeira peregrinação em busca de partidos para a base aliada. Questionado, o secretário afirma que não tem intenção de voltar a se candidatar a vereador (reafirmando o que já disse em outras oportunidades no JM), porque “acredita no projeto” do governo municipal. “Eu tenho tentado ajudar a Elisa sim. Acredito no projeto que temos para a cidade. Sobre ser vice dela, não existe candidato a vice, na minha opinião. Isso é uma construção que só deve ser resolvida lá na frente pensando no melhor para a cidade”, disse ele. 

Conjecturas
Há quem acredite que o alinhavo entre Celso Neto e Elisa, quando da transferência dele da Câmara para a Prefeitura, passou pelo compromisso de dobradinha majoritária, inclusive com vistas a 2026, numa eventual desincompatibilização da atual chefe do Executivo para disputa à Assembleia Legislativa, em dobradinha com o deputado Zé Silva, seu aliado histórico.  

Defensor
Outro nome apontado como aspirante a vice de Elisa é o do vereador Ismar Marão. Os dois caminharam juntos (porém separados) nas eleições passadas, quando Elisa manifestou apoio à sua candidatura como deputado federal. À coluna Alternativa, Marão afirma que tem mesmo o perfil de lealdade política, porque “não gosta de cuspir no prato que comeu”. Mas deixa bem claro que essa lealdade está depositada em Marcos Montes e Heli Andrade. “Minha história de vida com Dr Marcos Montes e Dr Heli foram construídas através de vários anos de cumplicidade de AMBAS as partes, construída degrau por degrau. Sinceramente acho que nunca mais terei políticos ao meu lado dessa forma. Nunca Dr Marcos tomou uma decisão relacionada a Uberaba sem me consultar, mesmo que minha resposta não mudasse o rumo do que ele iria fazer, sempre foi muitíssimo parceiro. Hoje não vejo essa possibilidade de parceria com nenhum político”, disparou. Marão ainda aponta que seu sentimento atual é de “ajudar a dar certo”, mas deixa em aberto os planos para o próximo ano. “Ano que vem nossa avaliação tem que partir do zero, escolher novamente que acreditamos que será o melhor para Uberaba”, disse ele. 

Futebol para a criançada
Vereador Marcos Jammal reuniu mais de cem crianças na escola municipal Dr Aloísio Rosa Prata, no Rio de Janeiro, em evento esportivo na noite desta sexta-feira. Apesar da organização empenhada há cerca de um mês, quase virou gol contra aos 45 do segundo tempo. Felizmente, contratempos organizacionais superados, para a alegria de mães e filhos. Esporte é saúde! Bacana iniciativa do vereador.

Foto enviada pelo vereador Marcos Jammal com parte do público que esteve no Rio de Janeiro nesta sexta (Foto/Marcos Jammal)

Perseguição
Denúncias de perseguição política a não apoiadores têm se intensificado nos últimos dias. Relatos feitos à coluna Alternativa apontam ao menos três secretarias que estariam mandando para a “geladeira” pessoas não alinhadas ao governo. Um dos casos é de assistente social, que, por anos, ocupava cargo na Cohagra e foi transferida de setor sob alegação de não ser necessário ter assistente social na companhia. Como assim? 

No limite
Além dela, outro servidor relata ter sido prejudicado por cargos políticos. Há 23 anos na Prefeitura, ele diz ter passado por muitos governos, sem nenhum problema político com qualquer comissionado. Situação bastante diferente da que vive hoje. Com relatos de humilhação e acusações infundadas, ele conta estar afastado em tratamento de depressão, intensificada pelo clima vivido no ambiente de tramalho. Além de afastado, “com vergonha de citar que sou funcionário público. Tenho vergonha de comparecer a qualquer órgão público da PMU”, desabafa. 

Enquanto isso...
Em release distribuído à imprensa, a Controladoria-Geral do Município informa ter se reunido com o sindicato dos servidores, o SSPMU, para “discutir ações conjuntas para prevenir a ocorrência de assédio moral no serviço público”. De acordo com o texto oficial da Secom, serão realizadas palestras sobre o tema nos órgãos e unidades da administração municipal, trazendo também informativos sobre como denunciar a conduta. Além disso, serão distribuídas cartilhas orientativas e oferta de curso para servidores responsáveis por recursos humanos para acolher adequadamente as denúncias feitas. Não especificou, porém, se os encarregados dos canais eletrônicos por acolher as denúncias serão igualmente capacitados para reconhecer as denúncias e, sem amarras políticas, apurá-las. A Secom ainda informa os meios para denunciar comportamentos abusivos no serviço público: na Ouvidoria-Geral do Município, pelo tridígito 156 ou pelo site Fala.BR, ou no e-mail falaservidor@uberaba.mg.gov.br. Uma dica: comecem a apurar os relatados à imprensa, pois muitas vezes chegam a nós por não encontrarem abrigo satisfatório nos canais de denúncia. 

Pode isso, Arnaldo? 
Veja o flagra de JC Duran em alguns postes da rua Padre Francisco Rocha, aqui pertinho do JM, entre a Fidélis Reis e a João Pinheiro. Cartaz afixado em postes anunciam a venda de uma casa, sem qualquer constrangimento. Alô Posturas, propaganda irregular. 

Flagra na rua Padre Francisco Rocha (Foto/JC Duran)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por