Essa tal pesquisa do PMDB
A cada dia que passa, o PMDB parece mais perdido em Uberaba. Ou talvez mais mergulhado do que se pensa numa guerra interna entre alas adversárias. A ideia de realizar uma pesquisa para definir o candidato do partido a prefeito de Uberaba deixa isso bem claro. O partido tenta passar a impressão de que a pesquisa terá a necessária isenção para a escolha do candidato, pois refletirá as preferências (ou tendências) dos eleitores que forem pesquisados. Mas isso é conversa pra boi dormir...
Golpe ou revide?
É óbvio que a pesquisa encomendada pelo PMDB – e que será realizada no dia 18, segundo consta – vai mostrar Tony e Paulo Piau na frente. Os dois são detentores de mandato e, portanto, estão mais em evidência que os demais postulantes, Rodrigo Mateus, Roberto Veludo e Luiz Humberto Alves Borges. Por outro lado, não se pode esquecer que pesquisa é retrato do momento e muitos candidatos que começaram corridas eleitorais passadas como líderes do ranking de prefeitáveis acabaram derrotados nas urnas. O tucano Fahim Sawan foi um dos casos mais recentes em Uberaba...
Lenha na fogueira
Em reunião que contou com cerca de 60 pessoas, o PSB/Uberaba oficializou, na noite de segunda-feira, a pré-candidatura do deputado estadual Antônio Lerin a prefeito. Agora, sim, a situação vai pegar fogo. Enquanto PSDB, PSD, PDT e DEM não conseguem articular uma pré-candidatura forte, o PSB de Lerin vai “comendo pelas bordas”...
Terceira via
Maurício Cecílio ainda ausente de Uberaba. Fahim, lotado de problemas, inviabilizando sua candidatura. Marcos Montes, fora da disputa. Gilberto Vasconcelos não querendo nem ouvir falar em candidatura. PR, enrolado até o pescoço entre Almir e Samir, e PDT esperando para ver... Tudo indica que pode “sobrar” para o Lerin.
Encontrão
Por falar no PSB, Uberaba deverá sediar um encontro regional da sigla, em maio, com a presença do prefeito Márcio Lacerda e Walfrido Mares Guia, duas das principais estrelas do partido em Minas.
Piso salarial
Comissão OAB Jovem levou ao presidente estadual Luís Cláudio Chaves e ao secretário-geral, Sérgio Murilo Diniz Braga, proposta de criação do piso salarial do advogado empregado privado. Segundo o presidente da Comissão, Fabrício Souza Cruz Almeida, essa iniciativa contemplará principalmente os jovens advogados, que vêm se distanciando da advocacia e se dedicando a uma carreira voltada aos concursos públicos, em busca de estabilidade financeira. Presidente Luís Cláudio Chaves vai apresentar a proposta na próxima reunião do Conselho Seccional, amanhã.
Sede nova
Reunião da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, nesta sexta-feira à noite, contará com a presença do secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Narcio Rodrigues. Ele vai apresentar o detalhamento do projeto de construção da sede própria da ALTM, tão sonhada pelos acadêmicos há décadas.
Patacoada
Pura perda de tempo essa discussão dos vereadores sobre a data de aniversário de Uberaba, se fica no dia dois de março, ou volta para dois de maio. “Café requentado” da pior qualidade, que não agrada a ninguém. Afinal, os historiadores custaram a achar uma data para aliviar o feriadão de maio (que emendava dias primeiro, dois e três, com ExpoZebu), que só trazia prejuízo para a economia do município. Acorda, gente! Vamos discutir coisas mais importantes!
Viva a mamata!
A propósito da institucionalização da boa vida no Brasil, a comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou, terça-feira, a Lei Geral da Copa, que manteve a possibilidade de a União declarar feriados nacionais os dias em que houver jogos da seleção durante a Copa do Mundo de 2014. Estados e municípios também poderão declarar feriados os dias de partidas em suas cidades-sede. Na primeira fase, o Brasil jogará nos dias 12 de junho (quinta-feira), 17 de junho (terça-feira) e 23 de junho (segunda-feira). Socorro!
Falta pouco
ZPE/Uberaba foi aprovada na reunião do Conselho de Ministros desta semana e agora só falta a assinatura da presidente Dilma Rousseff. É apenas uma questão de tempo.
Pra quê?
Cohagra saiu chamuscada desse episódio que colocou milhares de pobres coitados na fila, segunda-feira, debaixo de um sol inclemente, à espera de atendimento e inscrição para casa própria que nem sabe se virá ou quando virá. Precisava disso?