Bom senso
Vereador Kaká Se Liga está certíssimo ao pedir bom senso nas ações de fiscalização às casas noturnas da cidade. Mesmo reconhecendo a prioridade da segurança dos frequentadores de barzinhos, boates e similares, Kaká mostrou toda a sua preocupação quanto às formas de se fazer cumprir a legislação. Esta semana, durante sessão da Câmara, Kaká lamentou a truculência da ação ocorrida na madrugada de sábado, sob orientação do Departamento de Posturas do Município, ao decretar o fechamento de choperia da cidade. “Chegaram com policiais armados, tirando as pessoas de um ambiente de descontração como se fossem bandidos, colocando a casa sob risco de perda de credibilidade”, disse o parlamentar.
Planejamento prévio
Kaká Se Liga lembrou, ainda, que as ações de fiscalização são previamente definidas, o que permite que a interdição, quando necessária, seja feita durante o dia, sem todo o estardalhaço que se viu no sábado à noite. Pra que isso? Para “mostrar serviço”? Francamente.
Concessão de alvarás
O que surpreende e em alguns casos desperta a ira e indignação dos empresários da noite é a demora da prefeitura em liberar os alvarás definitivos de funcionamento. Alguns alegam que a demora é justificada pela falta de pessoal para liberação célere. Ora, isso fica parecendo uma incoerência. Não tem gente para liberar, mas tem para exigir o alvará?
Clandestinos – Interessante é observar que a fiscalização de Posturas tem sido implacável com as choperias e demais casas noturnas da cidade. Mas não se viu até agora qualquer ação contra esses barzinhos de ponta de esquina que usam calçadas, ilhas de avenidas e outras áreas públicas para colocar mesas e cadeiras. O que se vigia é só o alvará? Quem se interessa em prevenir acidentes e atropelamentos aos clientes e garçons expostos nessas mesas ao “ar livre”?
Chega! – Superintendente de Infraestrutura, Roberto Indaiá reclama que a chuva não tem dado trégua ao serviço de urbanização das praças da cidade. Assim que o tempo melhorar, Roberto pretende acelerar o plantio de mudas e flores pelo menos no entorno do Parque Fernando Costa, a tempo da ExpoZebu.
Outros rumos
Com formação de engenheiro e arquiteto, o prefeito Celson Pires, de Conceição das Alagoas, é o exemplo mais claro da nova cara da política mineira. Azarão na corrida eleitoral de 2012, Celson foi eleito pelo PMDB, sem apoio ou coligação de nenhum outro partido. Bancou do próprio bolso a sua campanha e conseguiu a façanha de derrotar o prefeito José Renato, que buscava a reeleição. Ontem, em entrevista à Rádio JM, Celson revelou sua disposição de mudar a cara de Conceição das Alagoas.
Empregos
Com sua experiência de empresário, Celson Pires sabe da importância de gerar empregos e abrir portas no comércio e na indústria (ainda que pequenas) para movimentar a economia do município. E está buscando essas alternativas. Uma delas é a capacitação da mão de obra feminina para trabalhar na construção civil, especialmente na área de acabamento. Em andamento também está a construção de 500 casas populares, o que vai gerar emprego e atender à população de baixa renda, inclusive trabalhadores das usinas da região. Celson Pires entende que esta é a melhor forma de fixar a população na cidade.
Praça com cara de praça - Em outras épocas, era comum ver árvores e jardins nas praças, especialmente de cidades do interior. Com o tempo, o verde foi substituído pelo concreto. Celson Pires prega a reurbanização das praças, na mesma linha de raciocínio do urbanista Jaime Lerner. É por aí.
Frente a frente - Presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro, estará em Uberaba nesta sexta-feira para ouvir as demandas da população. Dinis é um presidente diferente, que faz questão de estar perto do povo e de ter esse contato com os municípios. Vem agindo assim desde que assumiu, em 2011. Aqui na cidade o encontro está marcado para as 15h30, na Câmara Municipal, e deverá reunir lideranças classistas e representantes de associação de bairro com o presidente Dinis Pinheiro.
Prestação de contas
De acordo com o presidente Dinis Pinheiro, o encontro desta sexta-feira servirá também para a prestação de contas dos feitos da ALMG. “Minas são muitas, já disse nosso grande Guimarães Rosa, e nós precisamos buscar permanentemente o contato com todas elas, por esse interior afora, para conseguir nosso objetivo de ser a voz e o poder de todos os cidadãos mineiros”, destaca o presidente.
Perda
Dia de São José, padroeiro das famílias, foi também um dia de tristeza para todos nós. Perdemos a querida tia Zizinha Prata Rodrigues Borges. Alegre, ativa e comunicativa, tia Zizinha era de uma generosidade inigualável. Nos seus 90 anos, tivemos a oportunidade de homenageá-la nas páginas da JM Magazine. Na redação da revista, enquanto a reportagem era diagramada, o comentário foi geral: nem parecia que ela estava completando 90 anos. Quanta vitalidade! E que sorriso cativante! Pra mim, é essa lembrança que ficará dela para sempre. E a certeza de que a Bia, o Luciano, a Virgínia e o Lindolfinho tiveram uma sorte imensa de tê-la como mãezona.