ALTERNATIVA

Plano de Arborização fica pronto, mas licitação das UPAs continua empacada

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 06/02/2023 às 21:58Atualizado em 07/02/2023 às 21:48
Compartilhar

VERDE QUE TE QUERO VER
Pronto! Plano municipal de arborização está prontinho e foi apresentado nessa segunda-feira pelos técnicos responsáveis pelo trabalho. Pelo que se viu, o estudo técnico foi bastante detalhado, formando um verdadeiro calhamaço recheado de informações. O Plano de Arborização preconiza a setorização de espécies, de acordo com a localização e o ambiente. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Edno da Silveira, daqui pra frente a produção de mudas no Horto municipal será preparada de acordo com o perfil de espécies indicadas no Plano. “O viveiro precisará passar por uma remodelação para se adequar à produção de mudas, para entrega à população no final do ano” – ressalta o secretário. Essa doação das mudas, no entanto, seguirá um cronograma, assim como critérios de localização das espécies. Tudo devidamente organizado e previamente planejado. 

O QUE PLANTAR
De acordo com o Plano de Arborização, os critérios de localização vão indicar o plantio de mudas de pequeno, ou médio ou grande porte. Não adiantará o cidadão recorrer ao Horto em busca de mudas do seu agrado. Vai receber a muda adequada, de acordo com as orientações do Plano. As espécies de pequeno porte, por exemplo, têm quaresmeiras, manacá-da-serra, flamboyant-mirim, hibiscos, pés de romã e de acerola. Já as espécies de médio porte indicadas incluem os ipês-amarelos e mirins, unha-de-vaca, chapéu-de-napoleão, dentre outras, enquanto as espécies de grande porte poderão ser os ipês em geral, os oitis, chuva-de-ouro, pau-brasil e cássia-rosa, dentre outras. Cada setor da cidade, certamente, terá suas espécies devidamente definidas. Aliás, o Plano de Arborização será o tema da entrevista do secretário Edno Silveira nesta terça-feira, no Pingo do J, a partir das 8h30min. Não perca!

DEVAGAR, DEVAGARZINHO…
O Plano de Arborização ficou pronto, mas, acredite, se quiser: o Termo de Referência para a licitação da gestão das UPAs só será entregue ao Ministério Público nesta semana. Provavelmente esta semana… Aquele documento entregue no dia 20 de janeiro ao promotor Rafael Moreno, que se acreditava fosse o termo de referência, na verdade era apenas um estudo técnico preliminar. Isso mesmo: o termo de referência ainda não está pronto! Pasme! Vale lembrar, mais uma vez, que o contrato com a Funepu vence no dia 21 de junho e não poderá ser prorrogado. Com fevereiro já rompendo a segunda semana, e tendo pela frente o carnaval emendado com aniversário de Uberaba, restarão março, abril e maio para a Prefeitura lançar o edital, homologar a licitação e cuidar da transição da gestão. E rezar (todos nós devemos nos ajoelhar no milho, inclusive) para não haver nenhum recurso ou impugnação nesse processo. 

E AGORA?
Vereador Tulio Micheli protocolou nessa segunda-feira requerimento para que a prefeita Elisa seja convidada a prestar esclarecimentos à Câmara sobre problemas relacionados à saúde no município. No documento, Tulio cita expressamente a gestão das Unidades de Pronto Atendimento, superlotação da UPA São Benedito e reforma da UPA do Mirante (que ainda não deslanchou). Cita, ainda, questões relacionadas ao Samu, ao Hospital Hélio Angotti e ao Hospital Regional. Nesta legislatura, esta é a primeira vez que um vereador pede a convocação da prefeita para dar explicação em plenário.

CORRIDA CONTRA O TEMPO
Por falar em corrida contra o tempo, os atuais vereadores estão em polvorosa com a matemática da eleição municipal de 2024. Muitos dos nossos legisladores estão “sem ambiente” nos seus atuais partidos, como é o caso, por exemplo, de Tulio Micheli, abrigado no Solidariedade, que é o mesmo partido da prefeita Elisa Araújo. Os dois estão “trombando” politicamente há um bom tempo e agora a relação tende a azedar de vez com o convite à prefeita para prestar esclarecimentos à Câmara. Tulio certamente deixará o Solidariedade.

MALA NA MÃO
Mais ligeiro andou o vereador Caio Godoi. Ele já está de mala na mão para voltar ao Partido Novo, pelo qual se elegeu em 2020. O Novo passa por reestruturação em Uberaba, sob o comando do respeitado advogado Richard Maciel. A volta de Caio Godoi já está alinhada entre eles.

VAI PRA ONDE?
O polêmico vereador China bem que flertou com o PT, mas o partido não parece entusiasmado com o namoro. Tanto assim que o presidente do diretório municipal, em recente entrevista à Rádio JM, deixou claro que o partido não fez qualquer convite ao vereador China para se filiar, nem o fará. Por isso, ao que tudo indica, China deverá ficar no PMN e rezar para o partido formar uma chapa de candidatos puxadores de votos, sob pena de ficar fora da próxima Câmara.

DE OLHO
Vinda do vice-governador Mateus Simões a Uberaba deixou claro que ele já está pavimentando candidatura à sucessão de Romeu Zema. Muito articulado e exímio orador, Mateus Simões causou excelente impressão durante os três dias que passou na cidade. Atento e bem informado, ele tinha na ponta da língua as respostas até para as mais incômodas perguntas. Tem mais: na solenidade de posse da nova diretoria da ABCZ, Mateus Simões conquistou a simpatia dos convidados durante seu pronunciamento. Frisou que, como produtor rural que é, entende perfeitamente a apreensão do segmento do agro em relação a eventual ação violenta do MST (Movimento dos Sem Terra), e disparou: “Minas não vai admitir invasão de terra aqui”. Foi aplaudido demoradamente!

PAZ NO CAMPO
Ainda na cerimônia de posse da nova diretoria da ABCZ, chamou a atenção o tom conciliador do presidente empossado, Gabriel Garcia Cid. Na mesma linha seguiu o ministro Carlos Fávaro. Ao discursar, Fávaro tranquilizou os produtores rurais, garantindo que não haverá complacência do governo com eventuais invasões de terras produtivas. Para isso existem as leis e elas serão cumpridas – frisou Fávaro. Porém, o mais importante recado dado pelo ministro referiu-se à urgência de mostrar ao mundo que o agro brasileiro é sustentável. Arrematou elogiando o trabalho de Marcos Montes e Teresa Cristina, seus antecessores no comando do Mapa. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por