ALTERNATIVA

Plano de Carreira da Guarda deve ser enviado à CMU no início de 2023

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 19/12/2022 às 21:22Atualizado em 26/12/2022 às 23:00
Compartilhar

CARREIRA DA GUARDA

Plano de carreira da Guarda Civil Municipal está praticamente pronto e deve ser enviado à Câmara no começo de 2023. Segundo o comandante da GCM, Marcelo Neves, esse plano deverá ser um atrativo para os guardas municipais, dada a perspectiva de progressão na carreira, inclusive para efeito de nomeações futuras para o cargo de comandante. A GCM conta hoje com um efetivo de 130 guardas, sendo que no último concurso público de 2020 foram preenchidas apenas 79 das 100 vagas oferecidas. E, por enquanto, não há previsão de data para um novo concurso visando à ampliação do número de guardas em Uberaba.

MELHOR ANO

Comandante Neves avalia que 2022 foi o melhor ano da Guarda Civil Municipal, em resultados. No balanço do trabalho realizado, ele destaca as mais de mil porções de drogas ilícitas apreendidas, tanto em escolas quanto praças e eventos. Mais de 200 presos foram conduzidos, muitos deles capturados em operações rotineiras de abordagem, nas quais os guardas consultaram o sistema e constataram se tratar de elementos com mandados de prisão em aberto. Somem-se aos resultados os 30 veículos identificados pelas câmeras do Uberaba Segura e recuperados pela Guarda até novembro deste ano. Pelos números apresentados, a GCM de Uberaba está sendo considerada modelo para o Estado.

CENTRO DE TREINAMENTO

Contando com uma frota totalmente locada, que inclui 18 veículos de 4 rodas e 2 motos, a Guarda Civil Municipal obteve outros avanços este ano. Na avaliação do comandante Neves, o armamento dos guardas deu mais segurança a eles para trabalhar, com resultados efetivos positivos. A GCM hoje conta com oito carabinas, oito armas calibre 12, uma dúzia de pistolas 9mm, 25 sparks (pistolas elétricas), dentre outras. Nos quadros da Guarda há quatro instrutores para formação de pessoal aqui em Uberaba e o próximo passo, segundo o comandante, é montar um Centro de Treinamento específico para Uberaba. Com toda essa estrutura e a expertise da GCM, não será surpresa se em breve Uberaba se tornar polo de treinamento para a região também.

COMO PODE?

No processo seletivo simplificado para contratação de professores do Ensino Básico na matéria de Ensino Religioso, nove candidatos foram desclassificados. Socorro! Como pode um professor de Ensino Religioso “tomar bomba”?

“DEU RUIM”

Lançada em setembro passado com expectativa de abertura das propostas no dia 17 de novembro, a licitação para a contratação de agência de propaganda pelo município empacou. Tanto assim que o Porta-Voz de sexta-feira (16) publicou a prorrogação do contrato com a atual prestadora de serviços, a Ligre, por mais 12 meses. O valor do contrato corresponde a R$6 milhões, incluindo consultoria, planejamento, comunicação social, publicidade, propaganda e marketing, no regime de empreitada global, visando atender as Secretarias de Comunicação, Educação, Saúde e Desenvolvimento Social. Com a prorrogação do contrato atual, o município ganha fôlego extra para resolver essa pendência.

MAIS MUDANÇA

Engana-se quem pensa que as mudanças no time da prefeita Elisa acabaram. Consta que outras duas pastas poderão ter novos titulares, no começo de 2023.

SUCESSÃO

Com a decisão do atual reitor da UFTM, Luiz Fernando Resende Santos Anjo, de não concorrer à reeleição, alguns nomes começam a surgir nos bastidores como prováveis candidatos. Um deles é o do Professor Dernival, do curso de Fisioterapia. Dernival poderá ser o candidato do reitor, ao que tudo indica.

CONFUSÃO

Notícia espalhada pelas redes sociais pelo secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Felipe Atiê, provocou um rebu danado nos meios políticos locais. No caso, a notícia se referia à instalação de um parque tecnológico em Juiz de Fora (MG). Não faltou quem criticasse Uberaba por “não ter um parque tecnológico também”. No entanto, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos, tratou de esclarecer que Uberaba já tem parque tecnológico desde 2008, com três empresas incentivadas e em operação, que são o CSC da Mosaic, a Nelltech (ligada ao Grupo Agronelli) e a Labfert. Este ano, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Uberaba (Comdesu) aprovou outros seis projetos de incentivo a empresas de base tecnológica interessadas em se instalar aqui. Outros quatro projetos estão na fila para análise, no começo do ano que vem.

REGULARIZAÇÃO

Ainda sobre o Parque Tecnológico, o secretário Rui Ramos explica que boa parte da área não tem matrícula, o que impede sua doação. Essa regularização está sendo providenciada, assim como a implantação de redes de água e de esgoto.

CENTRO DE INOVAÇÃO

“Pérola” do Parque Tecnológico de Uberaba, o Centro de Inovação não deslanchou até agora. No entanto, o secretário Rui Ramos assegura que, em janeiro de 2023, o Centro de Inovação vai entrar em operação, com modelo de gestão compartilhada entre Município, Sebrae, Uby/AgTech Garage e universidades. Na semana passada, inclusive, pessoal do Sebrae Minas veio de Belo Horizonte para formalizar a participação no CI do Parque Tecnológico.

NAS BANCAS

A partir desta terça-feira tem revista nova nas bancas. A JM Magazine 78 traz na capa a linda estudante Caroline Salomão Queiroz, filha caçula de Paulo Henrique Queiroz e da médica dermatologista Danielle Salomão Queiroz. A revista está irresistível, do começo ao fim!

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por