ALTERNATIVA

Plano de carreira do magistério promete elevar a temperatura na Câmara

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 19/12/2023 às 19:19Atualizado em 21/12/2023 às 06:37
Compartilhar

Quem achou alta a temperatura da primeira sessão extraordinária da Câmara prepare-se para grandes emoções nesta quarta-feira, quando será realizada a última sessão legislativa extra do ano. O termômetro pode explodir quando entrar em discussão o Projeto de Lei Complementar nº 42/23, que institui o plano de carreira do magistério. As tratativas para atualização desse plano começaram quando ainda era secretária de Educação a professora Sidneia Zafalon. Ao ser substituída pelo vereador Celso Neto, a promessa de aprovar esse plano em 2023 foi feita e repetida várias vezes. Afinal, enquanto vereador, Celso Neto participou das discussões para atualização do tal plano de carreira do magistério. O problema é que de lá para cá o projeto demorou para deslanchar, foi atropelado pelo concurso público dos professores, e aí chegou à Câmara na “marca do pênalti” para votação. Nesse tempo todo, nenhuma audiência pública foi convocada para discussão do anteprojeto com os principais interessados: os professores. E aí a chiadeira tomou grandes proporções, transformando num problema aquilo que poderia ser um ganho para a categoria e pontos positivos para o governo municipal. 

INSATISFAÇÃO
Em entrevista à Rádio JM segunda-feira, a prefeita Elisa reforçou que o importante é dar o primeiro passo, ao se referir ao projeto de lei de atualização do plano de carreira do magistério. Depois, na medida do que for necessário, as alterações poderão ser feitas. Mas, nem o compromisso da prefeita serviu para convencer os professores da rede municipal. Tanto assim que na mesma segunda-feira, à noite, uma assembleia convocada pelo sindicato dos professores (Sindemu) não deu os resultados esperados. Dos 278 presentes, 58 votaram pelo adiamento da votação do plano para o ano que vem, enquanto 29 votaram contra o adiamento. Porém, a esmagadora maioria (191 professores) deixaram a reunião assim que o ex-secretário Celso Neto pegou o microfone para defender o plano. 

FALTOU DIÁLOGO? 
Desses fatos o que se percebe é que o projeto de alteração do plano de carreira do magistério poderia ter sido apresentado e debatido, de verdade, com a categoria. O momento de explicar a proposta e de ouvir os professores teria de preceder o envio do projeto à Câmara. Mas, nada disso aconteceu. O resultado é esse embate que se está vendo e que poderia perfeitamente ser evitado. É bem verdade que agradar a todos seria impossível. Mas nesse caso, o plano está desagradando a uma parcela expressiva, justamente porque os professores não tiveram acesso pleno ao conteúdo, como esperavam. Uma pena! 

MAIS DOAÇÕES 
Pauta da sessão extraordinária desta quarta-feira tem nada menos do que quatro projetos de lei para doação de áreas à igreja evangélica Assembleia de Deus, da qual o vereador Samuel Pereira faz parte. Os PL são 682/23,  686/23, 712/23 e 718/23. Além da Assembleia de Deus, também serão contempladas com doação de áreas a Igreja Batista Boas Novas, Igreja Evangélica Casa de Deus,  a Associação Costurando com Amor, Associação de Recicladores e Catadores Autônomos – ARCA, Associação Católica Discípulos da Cruz, o Instituto Sejamos Luz, a Latinha Solidária Projeto Social, e a  Casa de Costura Solidária. 

DESENVOLVIMENTO 
Ainda na pauta da sessão extraordinária desta quarta-feira estão a doação de áreas para a CCM – fábrica de fraldas, 2TENG Soluções em Engenharia Ltda., Adtech Indústria de Produtos Químicos e Biológicos Ltda, assim como para a Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba. 

BALANÇO GERAL 
Nada menos do que 36.445 atendimentos foram feitos pela Guarda Civil Municipal este ano em Uberaba. Os números se referem ao período de 1º de janeiro a 15 de dezembro, o que significa que deverá aumentar até o dia 31. De acordo com o Comandante Santos, o patrulhamento preventivo predominou nesses atendimentos, totalizando 22.856, incluindo escolas, parques e praças, terminais de ônibus e unidades de saúde.  

ORGULHO NOSSO 
A Guarda Civil Municipal foi criada no governo Marcos Montes e, de lá pra cá, conquistou a população com sua atuação pautada em resultados. Para se ter uma ideia, a GCM está fechando 2023 com um saldo de 729 atendimentos por denúncia de perturbação de sossego, 297 casos de violência doméstica, 132 ocorrências de furtos e roubos e outras 713 relacionadas ao trânsito. Isso sem contar a recuperação de 16 veículos que haviam sido furtados ou roubados, e 30 foragidos da Justiça que a Guarda conseguiu capturar em Uberaba.  

CONCURSO PÚBLICO 
Para o prometido concurso público em 2024, o Comandante Santos quer ver preenchidas todas as 100 vagas na Guarda Civil Municipal, solicitadas à Prefeita Elisa. Ele ressalta, no entanto, o ingresso na GCM tem suas peculiaridades, porque além da prova do concurso propriamente dita, os aprovados têm de passar por formação específica, treinamento, testes físicos e por aí vai. Toda essa preparação demanda no mínimo seis meses, o que significa que os novos guardas entrarão em ação somente no final de 2024, início de 2025. O salário inicial de um guarda municipal gira em torno de R$ 5.200,00 (brutos) para 40 horas trabalhadas. Mas tem os penduricalhos legais, como adicional de 30% de periculosidade, 15% de escolaridade, plano de saúde e ticket.  

VANDALISMO 
Acredite, se quiser: os vândalos já estão destruindo o alambrado da Mata do Carrinho. Nem bem foi inaugurada...  

CUIDADO! 
Nesses dias que antecedem o Natal, o comandante da Guarda Municipal adverte a população para redobrar os cuidados com o celular. O número de furtos de aparelhos tem crescido muito em Uberaba, assim como em todo o país. As vítimas preferidas são os idosos, as mulheres e adolescentes, em especial aqueles que usam o telefone na rua, se distraindo com a conversa. Todo cuidado é pouco!  

VAI SAIR! 
Obra de revitalização do 5º quarteirão da rua Artur Machado vai sair do papel no começo do ano. Garantia foi dada pela prefeita Elisa, em entrevista ao Pingo do Jota nesta segunda-feira. O projeto está pronto, mas a prefeita considerou que iniciar a obra agora, no fim do ano, causaria muito transtorno para a população, sobretudo para o comércio daquela região. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por