ALTERNATIVA

Planta de amônia e gasoduto continuam a preocupar autoridades

Com um bom público para uma baita noite de segunda (Leia mais...)

Lídia Prata
Publicado em 28/01/2015 às 10:36Atualizado em 16/12/2022 às 03:40
Compartilhar

Toma lá, dá cá

Uma pauta com 16 itens considerados prioritários para o desenvolvimento do município tomou conta do encontro promovido na noite de segunda-feira pela Aciu com deputados estaduais e federais eleitos por Uberaba e região. Como de costume, compareceram apenas os de sempre: Marcos Montes e Aelton Freitas, Lerin e Tony Carlos. Adelmo, Caio Narcio e Zé Silva justificaram a ausência, como já era esperado, aliás.

Iniciativa necessária

Foi altamente louvável a iniciativa da Aciu de apresentar uma agenda de trabalho aos representantes do município, antes da posse deles para o novo mandato. Desta forma, ficam claras as prioridades eleitas pelas lideranças locais e a pauta direciona as ações políticas dos nossos parlamentares, seja em Brasília ou BH. As chances de sucesso do trabalho realizado em conjunto e com metas definidas são maiores do que o trabalho individual de cada deputado. Já dizia o caboclo que “a união faz a força”.

Eterna vigilância

Com um bom público para uma baita noite de segunda-feira, diga-se de passagem, o encontro político da Aciu deixou claro que a luta pela consolidação da planta de amônia da Petrobras e a viabilização do gasoduto continuam liderando o ranking das preocupações e impondo o trabalho conjunto e diuturno de vigilância por parte dos nossos representantes. Além da fábrica da Petrobras e do gasoduto, constaram outros itens importantes para o desenvolvimento na pauta do encontro, como a implantação do anel viário e conclusão das vias marginais nas BRs 050 e 262; concessão e duplicação da MG-190 e asfaltamento da BR-464 de Passos a Uberaba e daqui até o Prata e Ituiutaba, dentre outras.

Alerta – No encontro da Aciu, o prefeito Paulo Piau foi o último a falar. Mas mandou um recado claro aos deputados: ou Uberaba agarra com unhas e dentes a proposta de implantação de um aeroporto internacional de cargas no Cinquentão, ou poderá ficar chupando o dedo quando Goiás ou Mato Grosso do Sul entrarem nessa disputa, já que não há a menor possibilidade de instalação de aeroportos similares com distância inferior a 400 km entre um e outro.

Reformas – Nem só de temas locais e regionais sobreviveu o encontro na Aciu. A urgência das reformas política e principalmente tributária foi pisada e repisada entre as reivindicações. O prefeito de Pirajuba, Ruy Ramos, por exemplo, frisou insistentemente a necessidade de revisão da carga tributária pesadíssima em Minas, massacrando todo o setor produtivo. Ele também reclamou da vertiginosa queda na arrecadação de impostos do seu município, em razão da crise que se abate sobre o principal gerador de tributos, o setor sucroalcooleiro.

 De leve

Durante o encontro, nossos representantes políticos trocaram farpas e farpinhas, ora alegando que bons mesmo são os políticos da vizinha Uberlândia, ora desancando o governo estadual passado, ora direcionando arco e flecha para propostas apresentadas por adversários eleitorais. Na verdade, aquele não era momento para lavar roupa suja, mas alguns dos nossos representantes, infelizmente, não entenderam o espírito do movimento suprapartidário que levou a Aciu a convidá-los a trabalhar de mãos dadas por Uberaba e região. Com o tempo, quem sabe, eles deixam as diferenças pessoais de lado?

 Perigo à vista

Não é de hoje que esta coluna alerta sobre os perigos de retrocesso no projeto de implantação da fábrica de amônia da Petrobras em Uberaba. Em que pese o prefeito Paulo Piau garantir que esse perigo não existe, voltei a ficar com a pulga atrás da orelha a partir da informação de que a Petrobras suspendeu as obras da fábrica de amônia e ureia que já estava quase pronta em Três Lagoas (MS). A interrupção das obras, orçadas em R$ 3,9 bilhões, foi parar na Justiça e por lá deve se arrastar anos a fio, enquanto o esqueleto da construção vai se deteriorando com o passar do tempo...

 No fim

A fábrica de fertilizantes de Três Lagoas já estava com 82% das obras concluídas quando, em novembro, a Petrobras decidiu romper o contrato, alegando atraso das construtoras (a chinesa Sinopec em parceria com a brasileira Galvão Engenharia), que deveriam ter entregue o serviço em setembro. A inauguração da fábrica estava inicialmente prevista para junho deste ano...

Prêmio merecido

O Shopping Uberaba foi eleito para receber o Prêmio Lide Shopping Centers 2015, na categoria Relacionamento com Lojistas. A cerimônia de premiação será realizada no dia 26 de fevereiro, no 2° Fórum Brasileiro de Shopping Centers, no Palácio dos Bandeirantes, promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), com o apoio institucional da Abrasce e curadoria de Marcos Gouvêa de Souza, presidente do Lide Comércio. Notícia foi recebida com alegria pelos lojistas e pelos empreendedores do Shopping Uberaba que estarão lá, em peso, para receber o prêmio.

Todas as atenções se voltaram para a van Mercedes-Benz superequipada que estacionou na porta da Aciu, segunda-feira à noite, para buscar o deputado estadual Tony Carlos. A van é um luxo! E Tony não se fez de rogado, convidando os curiosos para conhecê-la por dentro. Só o deputado Marcos Montes recusou o convite. Estava muito resfriado e queria voltar para sua nova casa, aliás, apartamento. Este ano, MM trocou a Vila Olímpica pelas imediações do Santuário da Medalha Milagrosa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por