ALTERNATIVA

Planta de amônia e o gasoduto

Ambos serão adiados. Este é o sentimento do prefeito Paulo Piau, depois de...

Lídia Prata
Publicado em 09/02/2013 às 10:57Atualizado em 19/12/2022 às 14:47
Compartilhar

Planta de amônia

A planta de amônia em Uberaba e o gasoduto são irreversíveis. Mas ambos serão adiados. Este é o sentimento do prefeito Paulo Piau, depois de manter contatos em Brasília e Belo Horizonte nesta semana. “A questão não é mais política. É técnica e principalmente econômica”, avalia Piau, ciente de que a atual situação financeira da Petrobras deve atrasar a implantação da fábrica de amônia em Uberaba por mais algum tempo. No entanto, outras alternativas estão sendo buscadas pela Petrobras, especialmente parcerias com investidores externos, para viabilizar essa fábrica que é estratégica para o país. “Agora é uma questão de tempo e de paciência”, disse o prefeito.

PPP

A propósito, o prefeito também está correndo atrás de investidores que possam firmar uma parceria público-privada com o Codau. “O problema da água em Uberaba é sério e não temos recursos suficientes para enfrentá-lo, sozinhos”, disse Piau. Por outro lado, o prefeito descarta qualquer iniciativa no sentido de privatizar o Codau, como tem sido insistentemente comentado nos bastidores políticos.

ZPE

Zona de Processamento de Exportações de Uberaba pode ser pioneira entre as 28 do gênero aprovadas pelo governo federal. Piau está empenhado em criar um modelo de gestão bem estruturado e eficiente. Já retomou os contatos com um grupo interessado no gerenciamento da ZPE e logo depois do carnaval a negociação será intensificada. Vale lembrar que no ano passado a licitação restou deserta e uma nova licitação deve ser feita ainda no primeiro semestre de 2013.

 

Aqui

Prefeito Paulo Piau e família passam o carnaval em Uberaba, curtindo a netinha Marina, nascida há duas semanas.

Agenda

Posse festiva de Vicente Flávio na presidência da OAB Uberaba está marcada para o dia 1º de março, na Casa do Folclore. Paralelamente, a Ordem já articula a organização de um congresso de direito trabalhista em maio.

Protesto!

Ex-presidente da Fundação Cultural de Uberaba, advogado Fábio Maciotti não gostou das acusações feitas por sua sucessora, através desta coluna. Maciotti explica que “o projeto mutirão de cultura é um convênio firmado com o Governo Federal (Ministério da Cultura), que tinha por objetivo a realização de oficinas culturais de teatro, folclore, dança, culinária, dentre outras, com a temática das tradições culturais das cinco regiões do Brasil, culminando com apresentação final dos alunos da rede pública, em evento realizado no final do mês de dezembro de 2012, no Cine Teatro Vera Cruz. A execução do convênio ocorreu no ano de 2012, mediante a concordância do Ministério da Cultura, que anuiu à alteração do cronograma de execução solicitada pela Fundação Cultural.”

 

Desinformação

Fábio Maciotti frisa que a devolução de recursos é normal nesses casos de convênio, pois nem sempre as despesas realizadas correspondem àquelas que inicialmente foram previstas. Uma vez não utilizados os recursos, eles têm de ser devolvidos. “Isso se dá em respeito ao princípio da economia para o erário, e não traduz qualquer irregularidade. A prestação de contas, conforme prevê o próprio convênio e a legislação de regência, é realizada no prazo de 90 dias após seu término, pelo mesmo gestor que o executou, ou pelo gestor que o sucedeu. Neste caso, a prestação de contas do referido convênio deverá ser apresentada pela atual gestão, e ainda está dentro do prazo, não existindo qualquer risco de suspensão de repasses do Governo Federal por este motivo.” Ainda ontem Maciotti ligou para sua sucessora na Fundação, Sumayra Oliveira, e explicou tintim por tintim essa questão, deixando-a bem informada agora.

 

Pra curtir

Restaurante Bonaparte estreia amanhã seu Brunch de Carnaval, caprichando no buffet de sucos naturais, quitandas especiais, tortas e muitas outras tentações à mesa. Preço fixo de R$ 34 por pessoa. Outra novidade no restaurante do Uberaba Apart Hotel é o café colonial, toda quarta-feira, das 16h às 20h. Experimente!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por