Jairo Chagas
Vice-presidente do Grupo Algar, Osvaldo Carrijo, visitou o JM na tarde passada, acompanhado do diretor comercial Márcio Jesus Silva, do gerente regional, Luiz Guilherme Bócoli, além de Gilberto Júnior e Weber Pimenta, consultor especial da empresa
Esquema forte
Esquema de segurança para o período de ExpoZebu está praticamente definido. Foi o que revelou o comandante da 5ª RPM, coronel Lupércio Peres, em entrevista à Rádio JM na manhã dessa quarta-feira. Além de uma plataforma de observação elevada, que é um caminhão com câmeras para policiamento do alto, o esquema de segurança contará com o apoio de helicóptero baseado em Uberlândia, e efetivo de outras cidades para reforçar o contingente local.
“Teje” preso!
Na zona rural, o Pelotão do Meio Ambiente ficará responsável pelo esquema de segurança durante a ExpoZebu, em razão dos leilões realizados em fazendas. As entradas da cidade, por sua vez, contarão com reforço das polícias rodoviárias Estadual e Federal. Será montado um verdadeiro cerco policial à cidade, com ênfase no dia 27, quando aqui estarão o governador Romeu Zema e, provavelmente, o presidente da República.
Às claras
Comandante Peres entende que, para dar certo, o esquema de segurança precisará contar com ações específicas, como poda de árvores (para facilitar a visualização de eventuais meliantes), melhoria da iluminação interna no Parque Fernando Costa, fiscalização da ação de ambulantes no entorno e atuação efetiva dos agentes de trânsito para controlar o fluxo de veículos, entre outras medidas que estão sendo discutidas com as forças de segurança e com a ABCZ.
Altos papos
PSD e PSL já começaram a conversar sobre política, de olho na sucessão municipal em 2020 e nas eleições de 2022. A mais recente reunião para tratar desse assunto colocou frente a frente o deputado estadual Heli Andrade, o presidente da Câmara, Ismar Marão, o vereador Agnaldo Silva e o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Marcos Montes, entre outras lideranças das duas agremiações.
Casamento selado
Na semana passada, o PSD nacional deliberou que em todo município com mais de 150 mil eleitores o partido terá de apresentar candidatura própria a prefeito, em 2020. Em Uberaba, já está definida aliança do PSD, de Marcos Montes, com o PSL, do deputado Heli Andrade. Qual dos dois partidos terá o cabeça de chapa não se sabe, mas que já existem nomes cogitados, isso tem.
Na frente
Lançamento mundial da tecnologia 5G deve acontecer até o fim do ano. E, segundo expectativas do mercado, a Anatel deve promover o leilão interno entre as operadoras por volta de março ou abril do ano que vem. A Algar já está se preparando para operar com a nova tecnologia, inclusive em Uberaba, no mais tardar até 2021. Esse quadro promissor foi desenhado pelo vice-presidente do Grupo Algar, Osvaldo Carrijo, em visita ao JM na tarde passada, em companhia do diretor comercial, Márcio Jesus Silva, e do gerente regional, Luiz Guilherme Bócoli.
Antenas em profusão
Segundo explicou Carrijo, a tecnologia 5G demandará uma quantidade enorme de antenas nas cidades onde for implantada. No entanto, ao contrário do que imagina, serão antenas pequenas, que poderão ser acopladas em postes ou até mesmo paredes de prédios. Em termos estéticos, vão comprometer bem menos o visual das cidades do que as antenas de telefonia que conhecemos hoje. Quem está pensando em trocar de celular agora, um conselh espere 2021 para comprar um aparelho com tecnologia 5G. Vem aí uma nova revolução nas comunicações.
Anfitrião fujão
Nem o prefeito Odelmo Leão, nem a secretária de Educação apareceram para recepcionar a secretária de Estado da Educação, em visita a Uberlândia na terça-feira. Por incrível que pareça, a secretária Silvana Elias, de Uberaba, lá esteve para prestigiar o encontro, que não contou com a participação da superintendente de Ensino, Marilda Resende. Muito estranha essa situação.
Mudança radical
A aprovação pela Câmara do polêmico projeto que autoriza o município a contratar empréstimo de R$49 milhões para diversas obras foi mais uma vitória das articulações feitas pelo secretário de Governo, Luiz Dutra. Pelo menos essa foi a avaliação feita pelos próprios vereadores, ao final da votação. Fernando Mendes, por exemplo, falou em plenário que votou a favor da aprovação do projeto em confiança ao secretário Luiz Dutra. Assim como Fernando Mendes, outros vereadores que haviam se manifestado contra o projeto, no fim do ano passado, agora também mudaram de ideia e defenderam a importância desse financiamento para Uberaba. Alguns chegaram a dizer que Uberaba vai virar um canteiro de obras nesses dois últimos anos com tanto investimento. Vá entender...
Música, maestro!
Habilidoso como ele só, o secretário Luiz Dutra não se fez de rogado. Em plenário, ele pediu ao colega Nagib Facury, titular da Seplan, que dê prioridade e atenção dobrada aos pedidos feitos pelos vereadores.
Divulgação
Eleição municipal de 2020 já movimenta os meios políticos em Uberaba. PSD e PSL estarão de mãos dadas na sucessão de Paulo Piau