Daniela Brito - redatora interina
daniela.brito@jmonline.com.br
Dúvidas
Prefeitura de Uberaba está investindo quase R$550 mil com a reforma na antiga garagem da Transmil. Acontece que o prédio já foi a leilão seis vezes consecutivas pela Justiça Trabalhista e não houve nenhum interessado. Por que a prefeitura não arrematou o imóvel antes de investir em qualquer tipo de melhoria? E outra, se a garagem, em novo leilão, for arrematada por terceiros, para onde vai todo esse dinheiro aplicado na reforma?
Novelista global
Petista, durante reunião no final de semana passado, avaliou para os correligionários, a forma inusitada da condução eleitoral de Anderson Adauto, na sucessão majoritária de 2012. Segundo ele, o prefeito trata do assunto como se fosse um escritor de novela da Globo. Muda o roteiro conforme a audiência e faz muito mistério sobre o que vai acontecer no final.
Nova rota
Azul pediu autorização para a criação de um novo voo ligando Belo Horizonte, via aeroporto de Confins, Uberaba. Se aprovado, serão duas frequências diárias a partir de 15 fevereiro. E a partir do dia 1º de dezembro, a companhia aérea volta a operar a terceira rota entre Uberaba e Campinas, via aeroporto de Viracopos.
Contrato
Empresa uberabense ganhou processo licitatório para a terceirização da frota de veículos realizado pela Câmara de Ribeirão Pires (SP). O contrato prevê a concessão de dez carros pelo valor mensal de pouco mais de R$10 mil. Os veículos serão utilizados pelos vereadores.
Incoerência
Se a Secretaria de Saúde não tem espaço para estocar os medicamentos no almoxarifado, conforme assegurou o secretário Valdemar Hial ao justificar os remédios vencidos deixados no Cerest, não entendo os motivos da pasta em “estudar a possibilidade” de ceder imóvel anexo ao Centro de Ortopedia, para a criação de um ambulatório do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Grande. Fica o questionamento.
Promessa é dívida
Como apenas 0,27% dos remédios comprados pelo Município ou recebidos do Governo Estadual acabam perdendo a validade, Anderson Adauto e equipe da Secretaria de Saúde se reúnem amanhã com a imprensa para apresentar os valores exatos do quanto representa este índice. Leia-se: o quanto em dinheiro público acaba sendo incinerado apesar de o percentual estar dentro do aceitável pelo Ministério da Saúde.
Pesado
Clima no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU) não anda dos melhores para Anderson Adauto. Os comentários são que o prefeito não deu valor ao tratamento respeitoso que tem recebido da atual diretoria. “Ele gosta mesmo é de quem bate nele”, teria dito um dos diretores, lembrando das brigas entre AA e o ex-presidente, Mariano Leite.
Decepção
Os diretores dizem que o prefeito não concedeu praticamente nada da pauta de 2011. E mais: que até o plano de saúde, tão propagado, ficou para o ano que vem. O adiamento forçou a assembleia de servidores a incluir pedido na pauta do ano que vem. E agora, em ofício enviado à entidade, ele confirma que não vai atender ao pedido de um abono natalino. Aí fica difícil.
Rede de relacionamento
Enquanto isso, os políticos uberabenses promovem disputa acirrada nas redes sociais pela atenção dos milhares de amigos virtuais. Assessorias estão se desdobrando para darem conta do recado. É um tal de curtir, comentar, cumprimentar, apresentar ações, que não acaba mais. As fotos são detalhes à parte. Vale conferir.
Roupa suja
Há quem aproveite a rede virtual para lavar roupa suja. Pelo Facebook, o vereador Marcelo Borges, o Borjão, por exemplo, não poupa críticas ao ex-companheiro do PMDB, vereador Tony Carlos, que fez um desabafo sobre manutenção do veto do prefeito pelos colegas que desobrigou a presença de cobradores nos ônibus do transporte coletivo. Borjão, que votou pela manutenção do veto, acusou o peemedebista de estar desvirtuando suas ações, inclusive sua relação com o Executivo.
Interação
O curioso são as colocações feitas pelos seguidores que acompanham toda a discussão virtual. Enquanto uma diz ser desnecessária a lavação de roupa suja, outra discorda ressaltando que o sabão foi comprado com o dinheiro público e nada mais justo a briga se tornar pública, pelo menos, na internet.
Resultados
Secretária Geral da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais, advogada Fabiana Faquim, comemora os resultados positivos relativos a prestação de serviço da CAA para os advogados uberabenses, em 2011. A Subseção de Uberaba em termos de quantidade e valor no que se refere ao recebimento de auxílios pecuniários, como maternidade, extraordinário mensal, entre outros, superou em muito a maior subseção do Estado, Juiz de Fora.
Prefeito de BH, Márcio Lacerda, profere palestra amanhã em Uberaba, a convite do deputado federal Paulo Piau