Foto/divulgação
Nosso "menino de ouro" João Menezes encheu muitos corações de alegria e de orgulho com a vitória nos Jogos Pan-americanos de Lima
João é “o cara”
O nome dele é João Menezes, ou “Joãozinho”, como o pai o chama. É aquele menino que bate um bolão no tênis e conquistou uma inédita medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos de Lima, no domingo. Que orgulho ver o filho de Fabiano Hueb de Menezes e Fernanda Magalhães no lugar mais alto do pódio. Que emoção para todos nós, seus conterrâneos, com essa façanha sensacional do tenista de apenas 22 anos, o neto dos inesquecíveis amigos Murilo Pacheco de Menezes e Teresinha Hueb de Menezes. O domingo teve um sabor especial com essa notícia fantástica da medalha de ouro para o João. Foi como se todos nós estivéssemos em quadra com ele, torcendo, vibrando, suando a camisa para esse final sensacional. Valeu, João!
Vida digital
Em vez de caixas de papelão contendo documentos e mais documentos, a Prefeitura agora passará a ter pen drives com a papelada digitalizada. Essa a proposta que a Codiub está levando a cabo e vai apresentar hoje, oficialmente, às 9h, com a inauguração da Central de Digitalização de Documentos. Essa Central ocupa o espaço do Centro Administrativo onde funcionou a agência da Caixa, e lá já estão trabalhando 20 técnicos em digitalização mirando o descarte de tudo o que for possível a curto e médio prazo. Segundo o presidente da Codiub, Denis Silva, o objetivo final é a desburocratização da máquina administrativa.
Devagar e sempre
Dos 16 milhões de documentos digitalizados pela Codiub, grande parte não pode ser eliminada por entraves legais, que exigem a guarda por tempo determinado. Nesse caso, os documentos serão mantidos nas duas versões, a física e a digital. No caso da física, armazenados em caixas de papelão, identificadas por códigos de barras e devidamente catalogadas, até os documentos poderem ser finalmente descartados. No caso da documentação digitalizada, toda ela será criptografada e devidamente armazenada na nuvem, com aparato de segurança garantido, segundo o presidente Denis Silva.
Beabá
A propósito, Denis Silva considera que o mais interessante desse processo de digitalização dos documentos da Prefeitura é a qualidade do software, que foi desenvolvido para “ler” imagens e indicar onde o documento físico ou digitalizado se encontra. Vai facilitar imensamente a busca, quando necessária. Hoje um dos maiores problemas da Prefeitura é justamente a guarda dessa papelada. Além de demandar espaço físico enorme para arquivar tantos documentos, é uma dificuldade localizar processos e informações quando há necessidade.
Consulta
É preciso ressaltar que os documentos digitalizados não estarão disponíveis para consulta pelo público de imediato. Somente numa segunda etapa, ainda sem data definida, de acordo com o presidente da Codiub. Mas é certo que futuramente o cidadão poderá acessar de sua casa ou do trabalho grande parte das informações. Ou talvez até mesmo pelo smartphone. Quem sabe?
Prova de fogo
Uma das “provas de fogo” da Codiub na digitalização dos documentos da Prefeitura chama-se “prontuário de saúde”. São milhões de prontuários de papel, muitos deles de um mesmo paciente atendido ora numa unidade de saúde, ora em outra e por aí afora. Um dos pontos será digitalizar e unificar as informações já existentes dos usuários, enquanto na outra ponta estiverem em uso os novos digitais.
Cartão cidadão
Ainda sem “nome de guerra” definido, o cartão cidadão que a Codiub também está desenvolvendo deve entrar em fase de testes nas próximas semanas. Será um aplicativo – explica Denis Silva – que vai permitir ao usuários obter uma série de informações (até de notas escolares dos filhos matriculados nas escolas do município), fazer agendamentos (consultas médicas, por exemplo) e obter serviços diversos (como alvará online, dentre outros). A cada passo, o mundo digital vai se tornando mais real para os uberabenses.
Sem chance
Dos 48 recursos contra autuações por infrações cometidas por motoristas no trânsito urbano, apenas 7 foram acatados pela Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari), no mês passado. Mais de 85% das justificativas apresentadas pelos infratores não “colaram”...
Política e Estratégia
Será às 19h30 de hoje, no Auditório Cecília Palmério (Uniube), a sessão de instalação do Curso de Estudos de Política e Estratégia, promovido pela Delegacia Regional da Adesg em Uberaba. Para a solenidade e palestra inaugural estarão presentes o presidente nacional da Associação dos Diplomados na Escola Superior de Guerra, general Umberto Andrade, e o presidente da Escola Superior de Guerra, contra-almirante Márcio de Vasconcellos Rocha.
Lojas abertas
Está a todo vapor a Promoção de Pais do Shopping Uberaba, que vai sortear 7 cervejeiras entre os clientes que fizerem compras mínimas de R$350 e trocarem as notas fiscais de compras nas lojas participantes por cupons. O sorteio da primeira cervejeira será nesta terça-feira, às 10h. E o feriado que comemora o Dia de Nossa Senhora da Abadia, padroeira de Uberaba, não fechará o Shopping, dia 15 de agosto. As lojas estarão abertas das 13h às 20h, sem alteração no setor de gastronomia e lazer.