Depois de mais de 10 anos interditadas para obra de construção de passagem de nível em frente ao antigo Clube Cascata, as pistas da BR 050 serão liberadas finalmente para o tráfego de veículos nesta sexta-feira, às 8h30min. Inauguração do serviço terá direito a fita simbólica e muita comemoração, principalmente pelo governo Elisa, que quebrou um tremendo tabu ao assumir o serviço por conta própria. Cansada de ver a empreiteira catimbando, a prefeita entregou a conclusão da parte superior das pistas à equipe da Sesurb. Deu certo. Aleluia!
TRIPLA OPÇÃO
A obra está parada na parte inferior do viaduto, aguardando definição sobre quem, como, quando será retomada. De acordo com o adjunto da Sesurb, Pedro Arduini, há três opções neste caso. A Sesurb poderá assumir o serviço, como foi feito na parte superior, o que tornaria a conclusão dos trabalhos mais rápida. Outra opção será o Dnit aditivar o prazo do convênio e licitar o que falta da obra, o que será mais demorado. E, por último, a Ecovias assumir o serviço, com autorização da ANTT.
REFORÇO NECESSÁRIO
Prefeitura vai terceirizar o serviço de tapa-buraco em Uberaba. Foi o que revelou o secretário adjunto de Obras e Serviços Urbanos, Pedro Arduini, em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta terça-feira. Segundo Pedro, o governo Elisa chegou à conclusão de que é impossível assumir a responsabilidade integral por esse serviço com apenas três equipes próprias na Sesurb. por mais que os servidores se desdobrem, os buracos se multiplicam em velocidade assustadora. Sendo assim, o serviço deve ser licitado nas próximas semanas, para colocar nas ruas pelo menos mais 5 equipes de tapa-buraco. E não será qualquer “tapeazol” não. A Sesurb vai fiscalizar o serviço, porque caberá ao empreiteiro cortar, requadrar, e tomar as cautelas para evitar que o buraco reapareça na primeira chuva seguinte. Oremos!
CONTAGEM REGRESSIVA
Obras de revitalização da Praça da Mogiana e pista de skate no Piscinão podem ficar prontas no final de janeiro. Pelo menos é essa a expectativa que a empreiteira vencedora das duas licitações passou para a Sesurb. Na Praça da Mogiana há grandes chances de aproveitamento das pistas de caminhada para eventos voltados para a cultura, assim como para a turma da Terceira Idade, como as tradicionais caminhadas promovidas pela Secretaria de Esportes há alguns anos.
SOB CONTROLE
Uberaba não registra óbito por Covid desde o dia 4 deste mês. Nos últimos 10 dias foram confirmados apenas 3 óbitos, sendo um no dia 26 de novembro e outros dois no dia 3 de dezembro. De acordo com o diretor do Hospital Regional, Diego Amad, nas últimas cinco semanas o número de internações de pacientes Covid manteve-se muito baixo, embora não tenha zerado. Além disso, ele destaca que pouquíssimos casos têm evolução com alguma complicação e, mesmo assim, a maioria consegue se recuperar. O quadro da pandemia atualmente é muito diferente do que se observou no primeiro semestre, quando a doença evoluía muito rapidamente, levando os pacientes a óbito. Mesmo assim, Diego Amad aconselha as pessoas a continuarem se preservando, sobretudo com o uso correto de máscara.
TUDO PRONTO
Embora a situação da Covid esteja sob controle em Uberaba, Diego Amad destaca que as autoridades de saúde estão em alerta, dado o surgimento da quarta onda em vários países da Europa e diante da chegada da variante Ômicron ao Brasil. A expectativa é de aumento do número de casos. “Desta vez a pandemia não vai nos pegar de surpresa. Estamos preparados e monitorando a situação”. Segundo ele, o Hospital Regional mantém os 30 leitos disponíveis para Covid, para uso em caso de necessidade.
COMO PODE?
Vereador Celso Neto vai ao Ministério Público formalizar denúncia contra a Nutriplus, por conta da multiplicidade de CNPJs usados pela fornecedora de merenda escolar ao Município. O vereador conta que a empresa tem um CNPJ vinculado ao contrato de prestação de serviços com a PMU. Outro para movimentação de pessoal, o que inclui contratação de merendeiras. E um terceiro CNPJ para receber o pagamento feito pela PMU. Se a moda pega…
QUE CONFUSÃO!!!
Câmara Municipal está se notabilizando pelo tumulto em suas sessões. Nos últimos dias foram registrados dois momentos que mereciam ser apagados da memória do uberabense. O primeiro deles foi protagonizado pelo vereador China, que usou linguagem incompatível com o cargo para interpelar (e desacatar) o deputado federal Franco Cartafina. Inacreditável o que se ouviu! O segundo momento ocorreu na sessão desta segunda-feira, em que os vereadores Túlio Micheli e China se desentenderam em plenário. Quem acompanhava a sessão da Câmara certamente ficou incrédulo com o tom do bate-boca entre os dois. Socorro!
É CONSTITUCIONAL?
Aprovado em 1º turno na sessão de segunda-feira, o projeto de emenda à Lei Orgânica que permite aos vereadores legislar em matéria de natureza tributária. De autoria da vereadora Lu Fachineli, o projeto provocou uma tremenda discussão em plenário. Vota não vota, é constitucional, não é. Enfim, foi uma sessão tumultuadíssima, com direito a suspensão dos trabalhos por 30 minutos a pedido do vereador Celso Neto, que queria estudar melhor o assunto. Que suplício! No final, o projeto foi votado e aprovado.