ALTERNATIVA

PMU multa condomínio e anfitrião de jantar festivo em mais de R$10 mil

Lídia Prata
Publicado em 14/07/2020 às 21:54Atualizado em 18/12/2022 às 07:52
Compartilhar

QUEM SABE?

“Não fui atrás do apoio do Anderson não” - garantiu o pré-candidato Antônio Neto (Patriotas) ao programa O Pingo do Jota desta terça-feira. No sábado, o ex-prefeito Anderson Adauto traçou o perfil daquele que poderá ter o seu apoio nas eleições majoritárias deste ano, encaixando-se o de Antônio Neto e Elisa Araújo. Mas o pré-candidato do Patri disse que respeita muito AA e que receber dele uma avaliação positiva é muito importante”. E arrematou: “Tenho certeza que até mesmo o atual prefeito quer passar o bastão para um gestor que possa fazer um bom trabalho”.

Por outro lado, Antonio Neto prega a criação de um conselho de notáveis para pensar Uberaba, incluindo nele os ex-prefeitos.

JOGO ABERTO

A propósito, Antônio Neto comentou que, pelas pesquisas a que teve acesso, o jogo político em Uberaba está muito aberto no aspecto quantitativo. Mas no aspecto qualitativo, o uberabense quer um gestor profissional.

E A CHAPA PURA?

Ao ser questionado sobre a opção do nome de Alexandre de Pádua para a dobradinha majoritária, Antônio Neto negou que tivesse enfrentado alguma dificuldade de negociação com os pré-candidatos mais populares com os quais apareceu em fotos nas redes sociais. Argumentou que já detectou que a população não quer políticos . “O eleitor quer novidade. Existe uma rejeição aos políticos profissionais. Quer gente comprometida” - reforçou. “Estamos num momento de crise e gerir crise não é fácil. Para isso, precisamos dos melhores, independente de opção partidária”.

CRIATIVIDADE EM ALTA

Nas coxias políticas, o tema eleições 2020 está palpitante. Com pleito em meio à pandemia sanitária e ao pandemônio cibernético, é praticamente unânime que todos terão que se reinventar e , por que não, reaprender a fazer campanha. Também é voz corrente que ante ao cenário inusitado, o peso dos candidatos a vereador vai estar em alta. Eles serão mais que nunca “formiguinhas” essenciais na captura de votos para a chapa majoritária, ou seja cabos eleitorais “primes” ou coadjuvantes de primeira grandeza (nada de figuração) de quem se coloca como protagonista.

VAI COM QUEM?

Acredite, se quiser: depois de várias reuniões, inclusive duas na semana passada, o MDB não conseguiu decidir se vai lançar candidato próprio, ou se vai apoiar Tony Carlos (PTB), ou se vai integrar o time do deputado Heli Grilo (PSL).

Haja indecisão…

DESÂNIMO GERAL

Comentários de bastidores dão conta que impera clima de total desânimo entre os emedebistas. À boca pequena comenta-se que já tem gente querendo deixar o partido, seja por se sentir desprestigiada, seja por não acreditar em vitória de eventual candidato a prefeito que venha a ser lançado pelo MDB. Situação lá não anda nada boa.

AGORA VAI?

Por outro lado, há quem aposte que a mola mestra deverá ser o grupo liderado pelo prefeito Paulo Piau, de forma que para onde ele pender a candidatura deverá deslanchar, considerando principalmente a estrutura das chapas montadas para as eleições proporcionais.

NA COLA

Falando nisto, o vereador Luiz Dutra, pré-candidato a prefeito pelo MDB, acompanhou o prefeito Paulo Piau e o secretário José Renato Gomes, nesta terça,na visita às obras do atacarejo ABC, no bairro Abadia.

CONFRA DAS BOAS

Depois de conceder entrevista ao colega Luiz Crosara, o pré-candidato a prefeito Tony Carlos foi recebido à noite passada para um churrasco preparado pelo comunicador do Canal do Boi. Número limitado de convidados, mas contando com a indispensável presença do presidente do PTB, Jota Jr.

QUE CONFUSÃO!!!

Prestes a completar uma semana que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais concedeu a polêmica liminar na ação movida pelo Procurador Geral de Justiça, para obrigar os 853 municípios mineiros a optar por seguirem a Deliberação 17 ou o programa Minas Consciente para a adoção de medidas de enfrentamento ao coronavírus. E até agora não há um entendimento pacífico sobre a questão.

De um lado, a Associação Mineira de Municípios sustenta que cada município terá de negociar com o respectivo representante do Ministério Público para definir os passos da flexibilização, simplesmente “passando por cima” das orientações dos comitês técnicos.

De outro lado, especialistas argumentam que a liminar do TJMG tem de ser cumprida de imediato e até que seja cassada. E aí a população fica sem saber o que vai acontecer no dia seguinte. Uma situação de completa insegurança, causada por uma demanda totalmente desnecessária. Francamente. O coronavírus já tem causado uma situação de extremo desconforto para a população. Não precisa de coadjuvantes do meio forense.

REMÉDIOS AMARGOS

O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais, Frank Sinatra, enviou ofício ao governador Romeu Zema nesta segunda-feira, pleiteando a revisão do programa “Minas Consciente”. Um dos pontos atacados refere-se à extensão territorial do plano, substituindo as macro pelas microrregiões, considerando que o Estado tem 14 macrorregiões e 89 microrregiões. Com isso, Frank Sinatra acredita que haveria maior chance de acerto na definição das etapas (ondas) de flexibilização das medidas preventivas à disseminação do coronavírus, respeitando as particularidades de cada município.

E O CENTRO?

Secretaria de Planejamento contatou entidades de classe e grupos organizados em busca de sugestões da elaboração de uma proposta para o Plano Diretor do centro da cidade. Esta semana, o grupo Observatório Urbano, formado por arquitetos e urbanistas de Uberaba, apresentou uma série de propostas e ponderações. Pra começar, o Observatório Urbano defende o incentivo à habitação de interesse social para a ocupação mais eficiente da região central da cidade, assim como projetos de construção de habitação para faixas acima de dois salários mínimos. “O principal elemento de vitalidade do comércio é a presença de moradores no entorno. É necessário atrair novos residentes, que não somente utilizem do comércio local, como também dos equipamentos urbanos das proximidades” – destaca o documento encaminhado à Seplan.

VERDE QUE TE QUERO VERDE

Dentre as sugestões feitas pelo Observatório Urbano consta, também, a criação de espaço para o lazer, que possa atrair e reunir as pessoas em torno do verde. Pela proposta, o UTC deve ser transformando em um parque urbano, cuja função será também absorver água das chuvas (reduzindo a vazão para a Leopoldino e amenizando enchentes). Além disso, sugere a padronização das calçadas, a arborização das vias com espécies de pequeno a médio porte, construção de bicicletário e até a substituição das estações do BRT por modelos mais adequados.

ABAIXO A POLUIÇÃO VISUAL!

Em que pese a polêmica que certamente a proposta do Observatório Urbano irá causar, vale aqui o registr “Para a melhoria da imagem física e simbólica da cidade, proporcionando a percepção de um ambiente organizado, bonito e pujante é imprescindível promover a limpeza da paisagem urbana, por meio da retirada de outdoors, letreiros, placas informativas das fachadas dos imóveis, bem como de todo excesso de informação visual (combate à poluição visual), a exemplo do que foi realizado no Espaço Artur Machado”. Paralelamente, o Observatório Urbano sugere “incentivar a revitalização adequada das arquiteturas do Centro, destacando a beleza das construções, valorizando sua estética e sua história.” Mas não é só: a substituição da fiação aérea por redes subterrâneas é considerada essencial na UPG Centro.

Se as sugestões serão acatadas não se sabe. Mas são muito boas.

CADÊ A MÁSCARA?

Em apenas duas semanas, quase 300 pedestres foram multados por falta de uso de máscara.

DOR NO BOLSO

Em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta terça-feira, o secretário de Defesa Social, Wellington Cardoso, revelou que no fim de semana a Guarda Municipal perdeu mais de duas horas para fazer seu trabalho, atendendo a ocorrência em condomínio de luxo da cidade. Lá estava sendo realizado um jantar para cerca de 20 pessoas, o que configura aglomeração. Resultad o condomínio foi multado em cerca de R$ 6 mil, e o anfitrião da reunião em valor semelhante. Sem contar a associação de moradores, igualmente multada. Fica o alerta!

ESPECIALIDADE

Hospital Beneficência Portuguesa (HBP) deve se transformar num centro especializado em tratamento de doenças renais crônicas em Uberaba. Foi o que informou o diretor técnico do hospital, médico Antônio Hueb, ao prefeito Paulo Piau e ao secretário Iraci Neto na tarde desta terça-feira. A proposta, segundo Antônio Hueb, é mudar o perfil assistencial do hospital, focando tanto na nefrologia, que trata de doenças renais, quanto na urologia, que cuida da bexiga e da próstata.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por