Foto/Divulgação
Prefeitura de Uberaba investiu R$ 600 mil na compra dessa máquina de varrer ruas. Vai entrar em operação nos próximos dias
Nota legal
Deve ser lançada a qualquer momento a campanha “Nota legal vale real”. A intenção da Prefeitura de Uberaba é incentivar os consumidores a pedir a nota fiscal em todas as compras feitas no comércio local. Com isso, a tendência será de aumento na arrecadação do ISSQN. Qual a vantagem desse programa para o consumidor? É simples: ele poderá acumular pontos de acordo com o volume de notas fiscais e, ao final, receber a compensação em abatimento no IPTU do ano seguinte, ou abatimento em débitos com o Município (ainda que inscritos em dívida ativa) ou poderá requerer o pagamento em dinheiro. Em São Paulo já existe um programa semelhante, porém com o ICMS. E os resultados são considerados um sucesso. O modelo a ser adotado em Uberaba foi inspirado justamente lá.
Marca do pênalti
Reunião semanal dos secretários na manhã desta segunda-feira trouxe à tona uma série de reclamações contra o atendimento prestado pela Pro-Saúde no gerenciamento das duas UPAs. Em que pese não ter faltado medicamentos e, por outro lado, ter reduzido significativamente o número de queixas populares, alguns secretários andam sugerindo a troca da OS por outra, para melhorar a prestação de serviços de saúde à população. Vale lembrar que a Pró-Saúde ainda está em período de experiência e a consequente avaliação.
Mil desculpas
Presidente Dilma Rousseff deu o bolo nos frutalenses nessa segunda-feira. Não foi à vizinha cidade inaugurar o conjunto erguido pelo Minha Casa Minha Vida. Alegou falta de teto em Barretos, onde o avião presidencial desceria. Visita foi adiada para quinta-feira, 14.
De mudança – Governo Paulo Piau terá nova baixa esta semana. Subsecretário da Fazenda, Carlos Musa, o Cacá, está de mudança para a Colômbia, terra-natal de sua esposa. Sexta-feira será o último dia dele no cargo. Não há substituto cogitado, por enquanto.
Novela do calçadão – Secretário de Planejamento, Marcondes Nunes de Freitas, anda chateado com a resistência de poucos lojistas ao projeto de revitalização da área central da cidade. Os três comerciantes do calçadão não querem adotar a fachada padrão de jeito nenhum. Marcondes resiste à ideia de aplicar a lei contra os resistentes, que, no caso, prevê a cobrança de multa por parte do Município.
Cortejos fúnebres
Com a implantação do BRT na avenida Santana Borges, a avenida da Saudade sofrerá mudanças radicais, incluindo o trânsito. O ponto nevrálgico talvez nem seja convencer os comerciantes da região de que tudo vai melhorar. Mas, como vão fazer com os cortejos fúnebres, um hábito antigo que o uberabense não dispensa. Vai ser impossível conciliar pista exclusiva para ônibus na avenida da saudade, com pista para veículos e cortejos fúnebres. Prefeito pode se preparar para a bronca do eleitor!
Novo tipo
Novas estações do BRT serão totalmente diferentes das que foram implantadas na avenida Leopoldino de Oliveira. Serão de alvenaria e quadradinhas. A conferir.
Visita
Prefeito Paulo Piau foi a Patos de Minas, no fim de semana, para visitar sua mãe, que permanece internada em hospital daquela cidade.
Limpeza difícil
Com a mudança no comando da Secretaria de Infraestrutura, a ordem foi acabar com reparos emergenciais ou de última hora. Serviço vai obedecer a cronograma de ações, rigorosamente. O governo municipal acaba de comprar máquina de varrição, mas a capina continua sendo o principal desafio da limpeza urbana. Já tem gente sentindo saudade do Robertinho Indaiá no comando daquela pasta...
Homenagem
Como no ano passado não houve cerimônia para entrega da Comenda Markito, este ano serão seis homenageados na solenidade marcada para o dia 18, às 9h, na Câmara Municipal: Evacira de Coraspe, Narcio Rodrigues, Ramon Magela, Beth Dorça, Marcondes Nunes de Freitas e Olga Frange.
De novo?
A rua Cândida Mendonça Bilharinho será interditada hoje de novo para ligação de rede de esgoto, no trecho compreendido entre a avenida Alexandre Barbosa e a rua Inverno. O Codau bem que podia estabelecer um cronograma de serviço para começar e terminar o serviço de uma vez por todas, em vez de ficar interditando a mesma rua várias vezes. Não há quem aguente tanto transtorno causado ao trânsito da cidade!