Começam nesta terça-feira as primeiras convenções partidárias em Uberaba. PP e Podemos, ambos comandados pelo deputado federal Franco Cartafina, serão os primeiros. O Podemos fará sua convenção às 18h, enquanto o PP, às 20h. Ambas serão no CDL.
Também está definida a data da convenção do PSD, partido do ministro interino da Agricultura, Marcos Montes. Será no dia 11 de setembro.
De acordo com a lei eleitoral, as convenções partidárias poderão ser realizadas até o dia 16 de setembro. Ao que tudo indica, a maioria dos partidos deve deixá-las para a última semana.
PRA DEPOIS
Foi adiado o julgamento do recurso contra a filiação de Lerim no PDT, que estava marcado para esta segunda-feira, em Tribunal Regional Eleitoral, em BH. E segue a novela do PDT...
VIOLA AFINADA
Segundo o advogado Jacob Estevan, ex-presidente do PDT/Uberaba e que foi um dos articuladores da formatação do Grupo dos 4, já está afinada a viola com Kaká Carneiro. Agora os pré-candidatos Roberto Velludo (PDT), Wagner Junior (PROS), Kaká Carneiro (Cidadania) e Regiane Isidoro (PSDB) acertaram o passo.
NAMORO OU AMIZADE?
Mas o Grupo dos 5, de apoio à pré-candidatura de Heli Grilo, anda na paquera com o PSDB, de olho no “fenômeno” chamado Regiane.
OPOSIÇÃO “GENÉRICA”
Pré-candidata a prefeita pelo PCdoB, a ex-vereadora Marilda Ribeiro rasgou o verbo em entrevista hoje ao programa O Pingo do Jota, da Rádio JM FM. Segundo ela, tem muito pré-candidato por aí se dizendo de oposição, mas da boca pra fora. E disparou: “A gente não se intitula de oposição. A gente se posiciona como oposição. Esta é a diferença”.
MISERÊ DANADO
Quando o Jota Junior disse que a campanha eleitoral deste ano será do tostão contra o milhão ele deveria ter mirado o PCdoB. Lá, sim, a campanha será do tostão, segundo Marilda Ribeiro.
Na verdade, o presidente do PTB falava da campanha de Tony Carlos contra a de Heli Grilo.
PODE PIORAR
Advogado tributarista Marcelo Guaritá acredita que a reforma tributária vai ser aprovada até o final do ano. Em live promovida à noite passada pela Aciu, ele destacou que, a seu ver, a PEC 45 tem mais chances de aprovação, por ser politicamente mais forte. No entanto, ele defende que a proposta dos municípios, batizada de Simplifica Já, é a “mais pé no chão”, embora tenha pouco apoio político neste momento.
Ele alerta, no entanto, que dependendo do que for aprovado, o que já é ruim poderá ficar pior.
NOVO NORMAL
Segundo Marcelo Guaritá, o grande desafio da reforma tributária é como reduzir a carga tributária, em especial a incidente sobre a folha de pagamento. “Essa é cruel” - avalia.
Paralelamente, como tributar os novos magnatas da internet tem se mostrado um desafio igualmente difícil de resolver. Google, Netflix e outros do gênero estão nadando de braçadas por falta de legislação específica.
ITCD NA MIRA
Na opinião do advogado Marcelo Guaritá, dificilmente irá prosperar no Congresso o projeto que pretende taxar as grandes fortunas, pois poderia provocar fuga de capitais. No entanto, ele acredita que o aumento da alíquota do ITCD tem chances concretas de aprovação. Esse imposto incide sobre heranças e doações patrimoniais. Hoje a alíquota máxima é de 8%, e a proposta é chegar a 20%.
APOIO INDEVIDO
Infraero busca apoio nas entidades de classe de Uberaba para “fechar” o aeroporto por seis horas, à noite, enquanto não tem companhia aérea operando aqui. A proposta fala em “economia”. O problema é que o fechamento do aeroporto não terá impacto importante nas despesas da Infraero, mas abrirá uma possibilidade de fechá-lo em definitivo. O perigo é esse.
DE VOLTA
Comentários dão conta que a Azul deve retomar as operações no aeroporto de Uberaba a partir de 29 de outubro. Mas a compra de passagens ainda não está disponível no site da companhia.
VÍTIMAS DA VIOLÊNCIA
Uberaba vai receber uma unidade da Casa da Mulher Brasileira, projeto do governo federal que disponibiliza um espaço integrado e humanizado para atendimento às mulheres em situação de violência. A proposta e o plano de trabalho foram aprovados pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Os recursos para custeio e investimento da unidade, no valor de R$ 290 mil, são de emenda parlamentar do deputado federal Franco Cartafina (PP/MG). Com a liberação do empenho na quinta-feira da semana passada, o município já está apto a assinar o convênio com o Ministério. Esta poderá ser a primeira unidade deste projeto em Minas Gerais.
A propósito, números do Centro Integrado da Mulher mostram que em 2020 já foram registrados 578 atendimentos e quatro feminicídios em Uberaba.
Ambulantes já tomaram conta do Calçadão, outra vez. Na tarde dessa segunda-feira, Jairo Chagas flagrou essa cena que mostra a situação do trecho da Artur Machado, entre a avenida Leopoldino de Oliveira e a Governador Valadares