Maria Cândida Sampaio - redatora interina
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Tranquilidade
Fico muito mais tranquila com a veemência com que a secretária da Junta de Gestão da Administração Municipal, Angela Mairink, garantiu que as medidas de contenção de gastos na administração não vão prejudicar a população. Externei essa preocupação na nota “Prenúncio”, da última quarta-feira, fruto de conversas com usuários dos sistemas de saúde, transporte, educação, etc. Acho louvável a administração estar preocupada com o encerramento orçamentário desse ano, Também é muito importante que haja a preocupação de começar agora o fechamento da gestão, para o prefeito Anderson Adauto entregar a cadeira ao seu sucessor no fim de 2012, para estar tudo direitinho, dentro da lei.
Preocupação
Pais e professores da rede municipal procuraram a coluna preocupados com o desempenho de seus filhos nas provas do Saem (Sistema de Avaliação das Escolas Municipais de Uberaba) que acontecem na próxima semana. Isso porque consideram que, caso não consigam resolver as questões, tenham, no mínimo, sua autoestima atingida. Afirmam que não estão subestimando nem a inteligência dos estudantes, tampouco a capacidade dos professores. Acreditam, porém, ao analisar o pré-teste aplicado há cerca de uma semana na rede, que o nível das perguntas e dos textos utilizados está muito além do que se vê na sala de aula. Se o objetivo é saber se o método está funcionando e suas deficiências, para corrigi-las, a forma de testar está longe de mostrar o que realmente o aluno está aprendendo.
Alfabetização
A prova do pré-teste dos alunos de oito anos de idade, que cursam o 3º ano do Ensino Fundamental (antiga 2ª série), traz um texto extraído do jornal Folha de S.Paulo, com o título “Tribo fica fascinada ao ver televisão pela primeira vez” e o subtítulo “Imagem em vídeo de velho líder morto causa susto”. No texto aparecem termos como antropólogos, Ipixuna, além de “ibope” (no sentido de popularidade/sucesso), além de expressões e figuras de linguagem inseridas no texto. Até mesmo professores que leram o texto tiveram dificuldade para a compreensão e interpretação. Isso sem falar da diagramação do texto e o tamanho da letra, que facilmente podem confundir as crianças que não estão habituadas a ler jornais e revistas.
“Peguinha”
Não pode ter “peguinha da língua” nesse tipo de teste, porque as crianças de oito anos não têm maturidade para processar isso. Na questão sete, por exemplo, existem símbolos - :( e :) - e palavras como blogs, Twitter, Orkut e Facebook. Como Uberaba tem escolas que ainda não receberam seu UCA e várias crianças não tem computador em casa ou dinheiro para frequentar lan house, não estão familiarizadas com a linguagem. Logo, não saberiam responder à questão. Os preocupados professores e pais acham o conteúdo ainda distante do universo socioeconômico-cultural das crianças da rede.
Desabafo
Uma professora desabafou: “Essas crianças estão sendo alfabetizadas e, diante das realidades que encontramos nas escolas, sabemos das dificuldades até mesmo de vocabulário Não dá para pedir a uma criança que mal consegue ler as orações e compreendê-las que faça interpretações elaboradas e até mesmo o que significa a expressão ‘clica no filtro’. As nossas crianças não têm acesso a essa linguagem. Estão aprendendo a usar língua portuguesa, afinal, chama-se Ensino Fundamental – Alfabetização”, desabafou professor. Além disso, informam que as letras do gabarito são pequenas e muitos podem se confundir, criando mais um obstáculo.
Desafio
Como mãe de aluno da rede pública municipal, particularmente estou satisfeita com o método adotado pelo município, uma vez que meu filho é ex-aluno do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira. Não posso criticar a qualidade do ensino, ou a capacidade dos professores, bem como material didático. No entanto, tenho consciência que dentro da própria rede existem diferenças entre as escolas, dependendo de vários fatores. Acredito ser um dos maiores desafios da Secretaria de Educação administrar e harmonizar isso de modo a que realmente todos sejam beneficiados e tirem o melhor proveito do método, conforme as necessidades e realidades das crianças e as escolas que frequentam.
Na ponta dos dedos
Depois de uma semana de trabalho, chegar em casa e acessar www.fornace.com.br para consultar todos os maravilhosos sabores elaborados especialmente para você, com aquela massa maravilhosa e o recheio generoso. Escolher, ligar e saborear essa delícia é reconfortante.
Bonsucesso
O campo comunitário do Bonsucesso, atrás do aeroporto, precisa de atenção. As quadras estão com os alambrados completamente danificados, na quadra de areia existe até um “cimentado” que impossibilita que as pessoas joguem no local e o mato que cresce. As mesas de dama e xadrez estão com os tampos quebrados, não existe iluminação, e, pelo contrário, os postes metálicos existentes estão tortos e sem lâmpadas. Isso sem falar que as cestas da quadra de basquete já não existem mais. Mesmo assim, leitor atento que faz caminhada pelo local todos os dia pôde perceber que a praça é frequentada por famílias, o que afasta usuários de drogas e marginais.
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JÁ NO LINHA ABERTA, RENATO LIMA RECEBE O DIRETOR DA ACIU E DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, MARCOS JULIANO BORDON/// NA PAUTA, LOUSAS DIGITAIS SERÁ UM DOS ASSUNTOS ABORDADOS.